Realidade Aumentada Aplicada à Aprendizagem da Isomeria para o Primeiro Ano do Ensino Médio
A contextualização da química e a visualização do ambiente molecular é um desafio tanto para os professores quanto para os alunos. O uso de ferramentas para auxiliar essa compreensão vem sendo amplamente aplicada, como a utilização de ambientes de realidade aumentada.
O aplicativo desenvolvido nesse trabalho auxilia no processo ensino-aprendizagem sobre o assunto de isomeria para alunos do primeiro ano do ensino médio. O aplicativo tem como proposta um sistema de perguntas e respostas que possibilita a visualização das moléculas em 3D, sendo dividido em três fases, separadas de acordo com a características das respostas e a dificuldade de cada questão.
A primeira fase apresenta perguntas para a classificação do tipo de isomeria. Na segunda fase as perguntas são feitas de maneira que é necessária a nomeação da molécula além da classificação da isomeria e na terceira fase a pergunta pede para o usuário a construção da molécula presente no enunciado da pergunta.
Devido às restrições de distanciamento, e o período incompatível entre o desenvolvimento do trabalho e o período de aulas, a validação foi realizada com a divulgação em redes sociais. Pra os testes de satisfação foi utilizado o MAREEA que é um instrumento para avaliação de aplicações de realidade aumentada em quatro grupos: Usabilidade, Engajamento, Motivação e Aprendizagem ativa. Os testes apresentaram resultados que demonstram que o aplicativo cumpre com o seu objetivo de ser uma ferramenta de auxílio do fator ensino-aprendizagem do assunto de isomeria do primeiro ano do ensino médio, além de estimular a curiosidade de usuários de todas as faixas etárias.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.