Ferramenta de autoria de realidade aumentada para educação
A Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. O uso efetivo de RA exige conhecimentos técnicos de design e programação, criando uma barreira para adoção pelos professores. O presente trabalho desenvolveu um ambiente web para que professores sem conhecimento técnico em RA possam fornecer atividades com RA para seus alunos. A aplicação para que os alunos acessem as atividades com RA também foi desenvolvido com tecnologias web. A validação da aplicação foi realizada na Escola de Educação Básica Gertrud Aichinger, com o segundo ano do Ensino Médio na disciplina de História com o assunto Segunda Guerra Mundial. Participaram no experimento 24 alunos. Os testes estatísticos apresentaram uma melhora significativa no desempenho após a experiência com a aplicação. Apesar dos alunos concordarem que a experiência com RA auxiliou no aprendizado porque dificilmente conseguiriam no mundo real o acesso aos modelos testados, eles sugeriram maior interatividade o que acarretou menor satisfação na conclusão das atividades e menor confiança no aprendizado adquirido, e por consequência falta de imersão.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.