Realidade aumentada aplicada no aprendizado de geografia para os alunos do nono ano da rede pública de educação
Este trabalho tem o objetivo de desenvolver um aplicativo que, através da realidade aumentada, possa auxiliar no aprendizado dos alunos na disciplina de geografia, focando no conteúdo dos aspectos naturais do continente africano. Para o desenvolvimento deste aplicativo foi utilizada a ferramenta Blender para o desenvolvimento dos modelos em 3D e o Unity junto com o Vuforia, para o desenvolvimento e aplicação da Realidade Aumentada. Acredita-se que a compreensão do conteúdo se torna mais fácil quando existe a possibilidade da visualização do conteúdo que se pretende transmitir. Para a avaliação do conhecimento foram aplicados pré e pós-testes, concluindo através de análises estatísticas com 95% de confiança que a aplicação contribuiu com o aumento do aprendizado dos alunos sobre os aspectos naturais do continente africano. Este aplicativo foi usado juntamente com uma gincana, fazendo com que os alunos interagissem mais com a ferramenta e aprendessem com a Realidade Aumentada de uma forma mais divertida.
Publicações:
VAHLDICK, Adilson; BITTENCOURT, Douglas Linhares. Creating an Augmented Book from a Geography Textbook. In: 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). IEEE, 2019. p. 347-348.
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