O Observatório de Políticas e Ações Afirmativas/OPAAS do NEAB/UDESC é um coletivo composto por discentes e pesquisadores/as associados/as do Núcleo, dessenvolvendo ações de extensão, pesquisa e ensino de forma indissociável, em parceria com núcleos, laboratórios e coletivos internos e externos à Universidade.
Muitas pessoas que possuem corpos racializados ou à margem do padrão imposto pela sociedade, enfrentando a exclusão social, distopia de realidade e ataques à saúde e integridade física e mental. Esse cenário pode se agravar em ambientes majoritariamente brancos e/ou que não possuem a diverdidade na ocupação de espaços - entre esses os ambientes universitarios.
Assim, o coletivo elabora estratégias, dentro e fora da universidade, para a construção de ambientes emancipatórios em colaboração com discentes e servidores objetivando a permanência como ação afirmativa de estudantes negros, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e quaisquer outras minorias de direitos. Enfim, é importante que tenhamos em nossas Universidades e em outros espaços o acolhimento, ambientes seguros e pluriversais que consigam abarcar pessoas com diferentes vivências, perspectivas, identidades e jeitos de ser.
Recadinho do coletivo: esperamos que discentes em situação de vulnerabilidade social ou que estão passando por um momento difícil se sintam à vontade em conversar conosco.
Nos acompanhem em nossas redes sociais: Instagram
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.