O Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares emergiu do interesse de investigadores da área dos estudos curriculares de Portugal, Brasil e de outros países lusófonos africanos, em criar um espaço de reflexão, discussão e troca de experiências, precisamente entre países de Língua Portuguesa.
Em 2018, o IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro De Questões Curriculares, com o qual simultaneamente se concretizou o IX Colóquio Luso-Brasileiro De Currículo e o XIII Colóquio Sobre Questões Curriculares), foi realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa nos dias 10, 11 e 12 de setembro em Lisboa, Portugal.a temática Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade.
A temática em questão objetivou debater o estado atual das teorizações curriculares que vão sendo propostas, até que ponto e com que grau de consistência as mesmas são capazes de atribuir sentido às mudanças em curso nos processos de decisão curricular e de perspetivar formas de evolução desejável frente às problemáticas enfrentadas.
O NEAB/UDESC, em parceria com o Laboratório de Educação Sexual (LabEduSex/CEAD/UDESC) e Laboratório de Direitos Humanos (LabDH/CEAD/UDESC), participaram no ano de 2018 do IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro De Questões Curriculares com comunicações orais disponibilizadas na publicação https://www.coloquiocurriculo2018.ie.ulisboa.pt/2018/09/10/livro-de-resumos/
1- A diversidade como elemento fundante da atualização curricular da Proposta Curricular de Santa Catarina - Técnica Universitária Maria Helena Tomaz, Professor Fabio Manoel Caliari, Professora Carina dos Santos Santiago e as discentes Janine Soares R. Moraes e Zaira Conceição
2- Como garantir no currículo da Educação Superior, a formação inicial e continuada em sexualidade, diversidade de gênero e sexual, com a censura da BNCC - Professora Vera Marcia Marques Santos e discentes Maria Gerlane de Jesus e Layra Santos.
3- Como construir um currículo para a Educação Básica, de forma a valorizar a educação das relações étnico-raciais, usando textos coloniais que descrevem a população africana na Ilha de Santa Catarina - Professora Vera Marcia Marques Santos e a discente Janine Soares R. Moraes
4- Experiências sobre inovação curricular - Etnomatemática por meio de jogos africanos: currículo e prática pedagógica - Técnica Universitária Maria Helena Tomaz e Professora Luana Passos
Maiores informações no link https://www.coloquiocurriculo2018.ie.ulisboa.pt/problematica/
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.