O Projeto de Cultura, desenvolvido com a Coordenação do NEAB/UDESC em 2022 em sua primeira edição, intitulado Matripotência: a revolução do cuidado na ilha da magia refere-se ao processo de produção de um documentário audiovisual em forma de curta-metragem sobre as experiências de lideranças negras e/ou indígenas femininas da região da grande Florianópolis que atuam ativamente em suas comunidades nas áreas da cultura, da religiosidade e da política pública, com destaque à dimensão do cuidado presente nessas práticas, cuja compreensão e reflexão será percorrida à luz do conceito de matripotência de Oyewùmí (2021).
A proposta é decorrente das reflexões oriundas do Ciclo Mirian Maria Maria, um projeto de pesquisa e extensão que há mais de um ano tem promovido estudos junto à comunidade acadêmica, mas aberta ao público interessado em geral, acerca das temáticas decoloniais e do feminismo negro, por meio de uma iniciativa interinstitucional entre grupos e núcleos das principais universidades públicas de Santa Catarina. A produção do documentário busca dar visibilidade a mulheres cujas trajetórias têm sido ao longo da história pouco reconhecidas e valorizadas e, ao mesmo tempo, difundir inovadoras sociabilidades através de suas experiências de vida que vão na contramão do modelo hegemônico da ideia de liderança, reconhecimento e prestígio, esses característicos de uma sociedade prioritariamente branca, eurocentrada, consumista, urbana, desenvolvimentista, cristã, machista e patriarcal.
O documentário terá como fundamento a temática da dimensão ética e estética do cuidado como um trabalho essencial à vida, sobretudo no mundo com o atual cenário trágico de pandemia.
Parcerias externas:
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (NEABI) da FMP - Faculdade Municipal de Palhoça
Grupo de pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária ( Literase) - UFSC
Grupo de Estudos Gênero e Empoderamento da Mulher de Palhoça (GEMPA)
Companhia de Teatro Os Bruxos da Corte de Palhoça/SC
Produtora Cinematográfica Werk Filmes.
Parcerias externas:
Laboratório de Educação e Infância (Laborei) - FAED
Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino; Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (GEPED/DHCD)
Laboratório de Direitos Humanos (LabDH) - CEAD
Laboratório Multidiscilplinar de Material Didática para a EAD (Multi.Lab.EaD) - CEAD
Laboratório de Educação Sexual (LabEduSex) - CEAD
Núcleo Extensionista Rondon (NER) - Reitoria
Projeto aprovado no Edital de Cultura 2021/2022: Matripotência: a revolução do cuidado na ilha da magia
Coordenação: Técnica Universitária Ma. Maria Helena Tomaz
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.