Referência da foto/imagem: Biblioteca e acervo virtual Antonieta de Barros - Museu da Escola Catarinense
O Programa de Extensão Memorial Antonieta de Barros tem como referência suas edições anteriores, que ao longo de seus 19 anos, por meio do NEAB, desenvolveu ações de extensão articuladas ao ensino e pesquisa a nível estadual, intercentros, interinstitucional e internacional.
Com abordagem interdisciplinar nos cursos de graduação e pós-graduação da UDESC objetiva desenvolver atividades direcionadas para o combate ao racismo e ao preconceito, a promoção da igualdade e da diversidade como elemento fundante da constituição dos seres humanos e o fortalecimento de identidades que auxiliem coletivizar conhecimentos e experiências voltadas às temáticas referentes a relações étnico-raciais, políticas de ações afirmativas, cultura afro-brasileira, afro-catarinense, quilombola e indígena, gênero, sexualidade e classe a partir de uma abordagem intersecccional.
Ações de Extensão que compõem o Programa nos anos de 2022/2023, com a Coordenação Geral da Técnica Universitária Ma. Maria Helena Tomaz:
1ª Ação: Projeto “Observatório de Políticas de Ações Afirmativas - OPAAS" tem como objetivo oferecer suporte para as discussões, proposições sobre de Ações Afirmativas da UDESC e comunidade catarinense;
2ª Ação: Projeto “Observatório de Educação e Relações Étnico-raciais em Santa Catarina- OBERER" objetiva desenvolver atividades de formação relativas ao trabalho técnico e pedagógico dos/as professores e gestores/as públicos responsáveis pela implementação da Lei Federal N° 10.639/03 e a Lei Federal Nº 11.645/08 em âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional.
Nessa ação está incluído o Curso online na plataforma moodle da UDESC, de Extensão Universitária direcionado para os profissionais de educação da rede pública estadual de Santa Catarina intitulado "Implementação da Política de Educação das Relações Étnico-raciais de Santa Catarina".
3ª Ação: Projeto “Biblioteca de Referência NEAB/UDESC: disseminando a história e a cultura das populações de origem africana e indígena" tem como objetivo o atendimento ao público em geral e a pesquisadores/as que utilizam o acervo da biblioteca como fonte de informação sobre a temática;
4ª Ação: Projeto “Caminhando com Antonieta de Barros: narrativas de resistência e ancestralidade" desenvolve atividades relativas à recuperação e disseminação de protagonismos, de modos de resistência, da participação política e social, das vivências de religiosidades e das produções literárias de mulheres afro-brasileiras, quilombolas e indígenas no seu processo de afirmação como sujeito político e sócio histórico na constituição da história de Santa Catarina e do Brasil.
Esse Projeto congrega parceiras com o Programa de Extensão Memória e Patrimônio: universidade, escola e comunidade unidas por um princípio educativo, envolvendo a ação de extesão Itinerários de Educação Museal e o Porjeto de Cultura Caminhando com Antonieta de Barros.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.