De 5 a 8 de novembro de 2019, foi realizado em Brasília (DF) o II Simpósio Nacional e ISimpósio Internacional “Indígena, Negro/a, Quilombolas e Religioso/a de Matriz Africana: Preconceito, Racismo, Discriminação e seus reflexos nas relações de Trabalho, Produção e Consumo”. Promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o encontro buscou, entre outros objetivos, discutir a questão étnico-racial, de gênero e religiosa no Brasil e no exterior.
O Simpósio reuniu mais de 60 autoridades, pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais além de líderes indígenas, quilombolas e de religião de matriz africana. A participação do NEAB/UDESC e do Centro de Educação a Distância/CEAD foi efetiva nos painéis temáticos, mesas redondas e conferências, finalizando com a discussão da temática Educação para as Relações Étnicoraciais: o saber acadêmico alinhado ao saber ancestral; Modalidades específicas de educação; artigo 26-a da lDB; o STF, laicidade, estado laico e o ensino confessional; ´passado, presente e futuro coordenada pela Profª Maria Auxiliadora Lopes com a participação dos Professores/as Alcides Jorge Carvalho dos Santos. Antônio Gomes da Costa Neto, Cândida Soares da Costa, Domingas Gouveia de Carvalho, Eliane Boroponepa, Flávia Pinto. Gersem Baniwa, Ivair Augusto dos Santos, Petronílha Beatriz e Vinicius Pierre.
Maiores informações sobre o evento no link http://escola.mpu.mp.br/a-escola/comunicacao/noticias/diversidade-racial-religiosa-e-artistica-marcam-abertura-de-simposio-internacional-em-brasilia
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.