O “Observatório de Educação e Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina- OBERER” tem por finalidade desenvolver atividades de formação relativas ao trabalho técnico e pedagógico dos/as professores e gestores/as públicos responsáveis pela implementação da Lei Federal N° 10.639/03 e a Lei Federal Nº 11.645/08 em âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional.
Com acordos de cooperação no decorrer do seu desenvolvimento OBERER contribui para a constituição de programas de educação nas redes públicas de ensino visando à diversidade étnico-racial, bem como a criação de Grupos de Trabalho (GTs) compostos por diferentes representantes da esfera educacional catarinense, como gestores municipais, coordenadores, professores, pesquisadores associados ao NEAB/UDESC e estudantes de graduação e pós-graduação da UDESC.
O intuito da criação dos GTs é articular estratégias que possibilitem problematizar questões étnico-raciais com toda a equipe escolar das unidades participantes, afim de sensibilizá-las para essa questão, além da comunidade em geral. Estão articulados diretamente no OBERER, a oferta de cursos de formação de professores, a produção de material didático, o desenvolvimento de estudos e a acessoria de projetos desenvolvidos nas instituições educaionais e culturais sobre a temática das populações de origem africana e indígena, que ao longo do contexto histórico brasileiro vem enfrentando a discriminação racial e a exclusão social.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.