A proposta visa a produção de um audiovisual curta metragem abordando as vivências de Antonieta de Barros e sua relação com o espaço urbano de Florianópolis, e suas transformações. Professora, escritora, mulher negra filha de ex-escravizados que se tornou a primeira deputada negra de Santa Catarina e do Brasil, sua história de vida e sua relação com o espaço urbano são os fundamentos para a produção do audiovisual, que visa se tornar mais um meio para fortalecer o trabalho com a educação patrimonial.
Na sua primeira edição (2021/2022) a proposta envolveu um período inicial de planejamento do curta-metragem, com grupos de estudos constituídos no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC, a partir do Programa de Extensão Memorial Antonieta de Barros (Edital PAEX 2020-2021/2022-2023) em parceria com o Projeto de Extensão Itinerários de Educação Museal (Edital PAEX 2020-2021) e com o Programa de Extensão Memória e Patrimônio (Edital PAEX 2022-2023). As ações dedicadas ao planejamento operacional envolveram discussões teóricas e metodológicas relacionadas à vida de Antonieta de Barros, às biografias no cenário das ciências humanas, as relações de gênero, a educação das relações étnico-raciais e educação patrimonial dentro de um contexto histórico e social das transformações urbanas da cidade de Florianópolis na primeira metade do século XX.
A segunda etapa realizou a produção do curta metragem de forma direta, com as gravações e edição de material e a divulgação do material produzido, com mostras pré-agendadas em escolas de educação básica parceiras nos programas e projetos de extensão, nas dependências do Museu da Escola Catarinense e nos campus da UDESC e Polos de Apoio Presenciais onde os cursos de educação a distância estão inseridos. As mostras se constituirão em atividades educativas e culturais.
Em sua segunda edição (2023/2024), a proposta é possibilitar a acessibilidade do filme já produzido para que ele possa ser acessado plenamente por pessoas cegas e surdas, através da viabilização de realização de audiodescrição, legendagem e tradução para LIBRAS. Assim, propomos esta ação junto a profissionais internos e externos à UDESC no primeiro semestre do ano de 2023, para que o filme Caminhando com Antonieta de Barros seja um material acessível a todos os públicos possíveis. Após esta primeira etapa, que consideramos a conclusão do produto final iniciado no ano de 2021, propomos realizar ações de circulação do audiovisual em diferentes regiões do Estado de Santa Catarina, com a realização de lançamentos do filme em diferentes locais, preferencialmente utilizando a estrutura dos campus da UDESC na cidade de Laguna, Joinville e Lages, com a participação de públicos interno e externo à universidade. Na ocasião do lançamento propomos a realização de oficinas e apresentações artísticas que dialoguem com a proposta do filme.
Projeto aprovado no Edital de Cultura 2021/2022: Caminhando com Antonieta de Barros - Etapa 1
Projeto aprovado no Edital de Cultura 2023/2024: Caminhando com Antonieta de Barros - Etapa 2
Coordenação: Dra. Marilane Machado de Azevedo Maia
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.