16 de setembro (sábado) | 11h às 18h
Tema: Bem Viver
PROGRAMAÇÃO:
Apresentação de Abertura - RECICLAVE
Horário: 11h
Local: Palco externo
CEART Aberto à Comunidade é sinônimo de integração, variedade e alegria, sendo assim, a abertura do evento é responsável por dar base à energia do mesmo.
A abertura da edição Bem Viver do Ceart Aberto conta com o professor Pedro Sena, do projeto Reciclave, que nos dará boas-vindas e introduzirá ao tema da edição do Ceart Aberto que é o “Bem Viver”.
Prepare-se para interagir, movimentar o corpo, descobrir sons variados em materiais recicláveis e sorrir bastante.
A atividade tem início às 11 horas e é livre para todas as idades.
Lançamento do Catálogo do Ceart Aberto
Horário: 11h15
Local: Palco externo
Na edição deste sábado, 16 de setembro, do Ceart Aberto à Comunidade, teremos o lançamento do catálogo do Ceart Aberto.
A publicação traz informações e registros fotográficos e escritos da história do Ceart Aberto à Comunidade. O lançamento acontecerá às 11h30, no palco externo do evento.
Roda de conversa Sensível ao Bem Viver
Horário: 11h30
Local: Palco externo
Daniela Rosendo convida Ingrid Sateré Mawé. A palestra Bem Viver é exclusiva ao Ceart Aberto. Tem como objetivo explicar a importância do tema desta edição!
O conceito “Bem Viver” foi abordado na declaração da Conferência Mundial dos Povos sobre a Mudança Climática e Defesa da Mãe Terra, que coloca o Bem Viver como "um novo modelo civilizatório que valoriza a cultura da vida e a cultura da paz” e “que implica construir uma relação equilibrada entre o ser humano e a natureza para restabelecer a harmonia com a Mãe Terra”.
OFICINA - Entre fissuras - Investigação a dramartugia nas brechas do corpo atuante
Horário: 10h - 12h
Local: Lab 1 - DAC
A oficina “Entre fissuras - investigando a dramaturgia nas brechas do corpo atuante” propõe uma investigação de como a palavra afeta o corpo de quem atua, por meio de exercícios dramatúrgicos e de atuação.
Com 2h de duração, a atividade é dividida em dois momentos: um corpo que escreve e a palavra que nasce do corpo. A classificação indicativa é para pessoas com mais de 16 anos.
A oficina será ministrada por Djulia Marc e Nícolas Dorvalino. Ela é atriz, artista visual multidisciplinar e escritora, é estudante de Licenciatura em Teatro pela Udesc Ceart. Nícolas é ator e mestrando no programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, também da Udesc Ceart.
OFICINA - Arpilleras Retratos de uma certa mãe
Horário: 11h - 12h
Local: Sala 76
O Ceart Aberto apresenta a oficina “Arpilleras: retratos de uma certa mãe”. Nessa atividade, a artista Daniela de Souza propõe uma investigação entre a técnica de bordar uma arpillera, a memória, o fazer manual e a maternidade.
A atividade tem a duração de 1h e surgiu da necessidade da artista em se conectar com os saberes ancestrais. A atividade é recomendada para pessoas de 12 anos ou mais.
Exposição de Lambe
Horário: 11h - 18h
Local: Oficina do Design Industrial
Andando pelo Ceart Aberto, você vai encontrar arte em todo lugar. Na parede próxima a oficina do Design Industrial, na área externa ao Ceart, a artista Kamila Vasques propõe uma intervenção em lambe-lambe que nos acompanhará durante todo o evento.
Exposição de Lambe - Festival Lambe Floripa
Horário: 11h - 18h
Local: DAV
O Departamento de Artes Visuais (DAV) da Udesc Ceart, conta com uma exposição de que faz parte do Festival Lambe Floripa, realizado em agosto. Os vários lambes são de autoria de artistas de todas as partes do país e teve como curador, o organizador do projeto, Wilton Pedroso.
TEATRO - Estranho Colorido
Horário: 13H
Local: Palco externo
A apresentação teatral “Estranho colorido” é uma atividade pensada a partir das memórias infantis, que ativa o corpo a partir dos múltiplos sentidos das crianças.
Descrito como “bololô das memórias infantis” pelo idealizador do projeto, é um processo em desenvolvimento que surgiu na disciplina de Prática de Direção Teatral I do curso de Licenciatura em Teatro da Udesc. Gustavo Nikiforck é responsável pela atividade e estudante do curso Teatro na Udesc, onde desenvolve um trabalho de pesquisa em teatro e dança.
A atividade tem duração de 15 minutos e é destinada ao público infantil.
OFICINA - Yoga
Horário: 13h - 14h
Local: DAC - Sala de dança 1
A atividade tem 1h de duração e acontece Sala de Dança 1 do Departamento de Artes Cênicas, o DAC do Centro de Artes, Design e Moda. Quem oferece a oficina é Guilherme de Abreu Machado, instrutor faixa cinza pela Liga Internacional de Pa-kua, voluntário do projeto Pa-kua UDESC e graduando em licenciatura em Geografia pela UDESC.
Espaço Criança - LIFE Udesc
Horário: 13h às 16h
Local: Deck do DAV
O Espaço Criança LIFE é destinado às crianças que vêm acompanhar suas famílias no Ceart Aberto! Desenvolvendo uma atividade artística, educativa e cultural, é voltado a crianças de 5 a 13 anos e coordenado pelo Programa de Extensão LIFE da Udesc Ceart. Crianças menores de 5 anos podem participar, mas devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis. O Espaço Criança fica localizado no Deck do Departamento de Artes Visuais (DAV), e funciona durante o evento das 13h às 16h.
MICROPRÁTICA - Interligações entre o triângulo de Goethe e o círculo cromático de Johannes Itten
Horário: 13h30 - 17h
Local: DAV - Ateliê de pintura
A microprática “Interligações entre o triângulo de Goethe e o círculo cromático de Johannes Itten” será realizada no Ateliê de Pintura do Departamento de Artes Visuais no período das 13h30 até às 17h .Com o objetivo de introduzir os participantes aos estudos de cores primárias, secundárias e terciárias a partir dos estudos de Goethe e do círculo cromático de Itten, a oficina vai propor um conjunto de práticas artísticas, como:
“a elaboração de um triângulo de goethe a partir de um modelo didático pedagógico cromático de polietileno; - Montagem, colagem de um processo cromático, poético e estético individual”.
A microprática será ministrada por Raony Ruiz, Jaci Kussakawa, Marcelo Pereira de Lima e José Carlos da Rocha.
Ciranda da Magia
Horário: 14h
Local: DAC Espaço 1 ou Arena
Você lembra das danças de rodas na infância? É a partir dessa pergunta e da premissa que “as pessoas crescem e esta prática é abandonada” que Ivonete Ramos, professora da Udesc Esag e coordenadora do projeto de cultura Udesc Circular, propõe a “Ciranda da Magia”.
Com o propósito de fortalecer o sentimento de pertencimento e o espírito comunitário, a atividade é livre para todos os públicos e não é necessário nenhum conhecimento prévio em dança para participar.
OFICINA - Encardenação artesanal
Horário: 14h - 17h
Local: Sala 75
Na oficina de encadernação que acontece no Ceart Aberto serão abordadas algumas técnicas, como: a costura do miolo; confecção e aplicação de guardas; construção e aplicação de dorso; elaboração e montagem da capa.
A responsável pela oficina será Marlene Torrineli, que atua desde 2021, como Técnica em Educação na Udesc e atualmente, na Direção de Extensão, Cultura e Comunidade (DEX) do Ceart.
Mas, atenção! Para participar da oficina, alguns materiais são requisitados: miolo para encadernação ou folhas em branco; agulha de tapeçaria; papel, tecido, ou outro material para fazer a capa; pincel ou rolinho de pintura, para passar cola na capa e pano para secar as mãos
OFICINA - Ecomoda: customização de camisetas
Horário: 14h - 17h
Local: Ateliê de costura
Transformar peças de roupa é objetivo da oficina Ecomoda, no Ceart Aberto. Camisetas com manchas, rasgadas ou com estampas de publicidades podem ser transformadas com o uso de diversas técnicas como aplicações, bordados, crochê, carimbos e tingimentos.
Na oficina, serão apresentadas as possibilidades e cada participante irá customizar sua camiseta.
Para participar é necessário levar uma camiseta, retalhos, tesoura, agulhas de bordado e costura manual, tinta acrilex para tecido e pincéis.
OFICINA - Confecção de placas para mural 'Placas de Artistas'
Horário: 14h
Local: Sala 8 - DAV
TEATRO - Lunik
Horário: 15h
Local: DAC - Espaço 2
O Teatro Lunik nasce a partir da disciplina de Interpretação Teatral I, com a turma do Departamento de Artes Cênicas da Udesc.
A pluralidade de corpos, juntamente com as vivências da turma, é que trouxe a característica ao grupo de calouros, calouras e caloures, o qual é composto em parte por pessoas com deficiência física e pessoa com espectro do autismo, que trazem à turma um diferencial e a expansão no aprendizado da interpretação.
Lunik é uma peça de 2021, da dramaturga brasileira Luciana Lyra. Ainda não publicada, o espetáculo trata de um mundo mágico dos astros do firmamento, no qual aparecem as personagens: lua, estrelas, e mundo onde sábios e sábias se reúnem para restaurar a alegria e o amor cósmico.
A apresentação acontecerá no Espaço 2 do Departamento de Artes Cênicas. A atividade tem classificação livre e é voltada sobretudo ao público infantil.
DANÇA - Bengalante
Horário: 15h30
Local: DAC - Espaço 2
O grupo de dança Bengalantes apresenta: “Eu quero que o mundo me veja” a partir da premissa que a dança é para todos. O grupo é composto de pessoas com e sem deficiência. Que a dança seja, cada vez mais, um caminho para incluir!
A apresentação dura 8 minutos e é livre para todas as idades. Imperdível!
MÚSICA - Piano em Foco
Horário: 15h30
Local: Auditório DMU
A atividade artística Piano em Foco faz parte do programa de extensão de mesmo nome. Seu foco é difundir o trabalho musical de alunos e ex-alunos do Ceart e, nas palavras de seus idealizadores “participar de manifestações artísticas abertas à comunidade em geral com amostras de músicas de diferentes épocas e vertentes”.
A atividade ocorre no Ceart Aberto às 15h30, no auditório do Departamento de Música, com classificação Livre.
DANÇA - “Eu sou o meu próprio lar”
Horário: 15h45
Local: DAC - Espaço 2
A apresentação de dança inclusiva “Eu sou o meu próprio lar” fará parte das atividades do Ceart Aberto, representada pelo grupo de dança da APAE de Florianópolis.
A interpretação da música, de mesmo nome da apresentação, mostra a história de uma mulher que desperta e se empodera diante dos julgamentos da sociedade.Por se tratar de uma mulher com deficiência, traduz a voz em que muitas vezes se cala diante do capacitismo, misturando a potência da dança associada à educação especial.
O grupo, que tem por volta de 15 anos, é regido pela professora de arte Marília Pozzibon e pela professora de educação física Patrícia dos Anjos. A apresentação acontecerá na Udesc Ceart, com duração de 5 minutos e livre para todas as idades.
Encontro e recital - Piano Autoral
Horário: 16H30
Local: Auditório DMU
Como parte da agenda do Ceart Aberto, apresentamos a décima edição do encontro em formato de recital chamado Piano Autoral.
Ao questionar o porquê da composição ser um dos aspectos menos enfatizados na formação de pianistas atualmente, Felipe Paupitz busca incentivar o compartilhamento de composições e a troca de ideias sobre as criações autorais no piano. A atividade dura cerca de 1h e será realizada no Auditório da Música.
O responsável pela atividade é Felipe Paupitz. Bacharel em Música/Piano e Mestre em Música/Interpretação e Criação Musical, dedica-se ao estudo de piano desde 1997. Atualmente é aluno da Licenciatura em Música na Udesc Ceart.
Cineclube 757 + Roda de conversa com o diretor Zé Dassilva
Horário: 16h30
Local: Arena - Telão
Juntamente com o Cineclube 757 da UFSC, o Ceart Aberto exibe o curta-metragem ‘Dás um Banho, Zé Perri’, do escritor e diretor premiado Zé Dassilva, que após a exibição participa junto ao público de uma roda de conversa.
Nesta ficção ambientada em 1930 e inspirada em fatos reais, o lendário aviador e autor da obra O Pequeno Príncipe, Saint-Exupéry, pousa em Florianópolis, no Sul do Brasil. O piloto francês, vivido por Rodrigo Fagundes, tem a missão de ajudar um humilde desenhista morador da ilha, interpretado por Marcos Veras, a realizar o sonho da mulher que ama: dar uma volta a bordo do seu avião.
Zé Dassilva, graduado em Jornalismo na UFSC e pós-graduado em cinema-documentário na FGV/RJ, é escritor, diretor e chargista. Trabalhou por 23 anos como roteirista da TV Globo, onde fez parte da equipe de Aguinaldo Silva em Império, produção que levou o prêmio internacional de melhor novela mundial no Emmy International 2015.
A exibição tem duração de 20 minutos, com classificação Livre para todos os públicos.
O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC.
Show UnirVersos - com Jesus Lumma + Desfile Ecomoda
Horário: 17h
Local: Tenda do estacionamento
No espetáculo "UnirVersus", Jesus Lumma cria conexões emocionais entre universos aparentemente contrastantes. Composto por 10 músicas autorais de ritmos contagiantes e letras que destacam o respeito à diversidade de vidas, culturas, identidades e sistemas, o show de voz e violão ganha vida em sua 1h de duração.
Lumma incorpora elementos performáticos, mesclando música, dança e teatralidade, convidando a uma experiência encantadora e perspicaz do mundo. Ritmos nordestinos, como Ijexá, Baião e Côco, se mesclam com gêneros variados como MPB, Rap e Reggae.
A apresentação inclui figurinos expressivos, feitos a partir de resíduos reutilizados da indústria têxtil, que evoluem durante o espetáculo. De forma lúdica e envolvente, Jesus Lumma convida a audiência a identificar convergências, onde os diferentes "UnirVersos" revelam detalhes compartilhados entre realidades distintas.
Apotheke em Rede: Entre Pinturas e Arte Educação
Horário: 18h - 20h
Local: Museu da Escola Catarinense (MESC) - Centro de Florianópolis
O Ceart Aberto apresenta a abertura da exposição “Apotheke em Rede: Entre Pintura e Arte Educação” do grupo de pesquisa Estúdio de Pintura Apotheke. A abertura será dia 16 de setembro, às 18h horas, no Museu Escola Catarinense, e a exposição vai até dia 31 de outubro.
FEIRAS
Feira de Arte, Moda e Artesanato | Feira Gastronômica | Feira de Produtos Orgânicos
Horário: 11h às 17h30
Local: Frente Ceart + Hall Bloco Amarelo + Tenda Palco
Sobre o tema
O tema desta edição é “Bem Viver”, conceito abordado na declaração da Conferência Mundial dos Povos sobre a Mudança Climática e Defesa da Mãe Terra, realizada em Tiquipaya (Bolívia) em 2015, que coloca o Bem Viver como "um novo modelo civilizatório que valoriza a cultura da vida e a cultura da paz [...] que implica construir uma relação equilibrada entre o ser humano e a natureza para restabelecer a harmonia com a Mãe Terra”. O documento complementa: “Viver Bem em harmonia com a Mãe Terra é o novo modelo de civilização para preservar a comunidade da vida, onde a Mãe Terra é um ser vivo sagrado e não objeto de exploração dos seres humanos".
Segundo o pensador e economista equatoriano Alberto Acosta, em entrevista ao Portal Aprendiz, o termo relaciona-se com outras visões de mundo em que se busca relações de equilíbrio, de harmonia com a natureza e com a comunidade. Ele cita como exemplo a terminologia sul-africana Ubuntu: “Eu sou porque você é, você é porque eu sou, você eu somos”, e as filosofias svadesh, swaraj e apargrama na Índia.
“Não se deve idealizá-las, ou estabelecer um tipo de definição indiscutível. O Bem-viver é a vida de um ser humano em harmonia consigo mesmo. A vida em harmonia do ser humano consigo mesmo que tem que levar simultaneamente a vida em harmonia de todos os seres humanos. Um indivíduo vive em harmonia com todos os seres humanos, então se resgata algo, uma chave fundamental: a comunidade. Somos indivíduos, sim, mas só somos indivíduos porque existe a comunidade”, afirma Alberto Acosta.
Realização:
Udesc Ceart
Núcleo de Proposições Participativas (NPP)
Direção de Extensão, Cultura e Comunidade (DEX)
Núcleo de Produção Cultural (NPC)
Núcleo de Comunicação (NC)
Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE)
Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha)
Apoio:
Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex)
Coordenadoria de Cultura (CCult)
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.