26 de junho
O último dia do Ceart Aberto - edição Virtual 2021 trouxe uma programação diversa, envolvendo oficinas, atividades voltadas à infância, audiovisual, música, tradição e cultura popular.
Cada atividade aconteceu somente no horário marcado e as exibições foram pelo canal do Youtube do Ceart Aberto e pelo site.
OFICINAS
Oficina experimental: stencil arte - Janaina Borges
A abordagem prática do stencil enquanto linguagem da arte contemporânea, possui como referência imagética o artista Alex Vallauri (1949-1987), gravador, desenhista, cenógrafo e grafiteiro. Um dos expoentes da chamada Geração 80 e que ficou conhecido como o precursor do graffiti no Brasil. Dialogando com o trabalho de Vallauri, apresento a contemporânea Mônica Nador (1955), pintora, desenhista e gravadora. A artista utiliza-se da técnica do stencil para criar em parceria com os moradores de comunidades periféricas dos estados de SP e RJ, pinturas em fachadas de residências. Nesse sentido, a oficina gostaria de desmistificar e oferecer o acesso à população sobre essa técnica de arte urbana, o Stencil.
MiniBio
Janaina Fornaziero Borges é curadora, historiadora da arte, pesquisadora e artista visual. Formada em Artes Visuais (licenciatura plena) pela Universidade Estadual de Maringá UEM (2016), é Mestra em Teoria e História das Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2020), com pesquisa relacionada as Artes Visuais em Santa Catarina. Saiba mais em instagram.com/janafborges.
Linguagem Musical e Flamenco: das origens do violão moderno ao diálogo entre culturas - Rafael Mar
Os elementos que compõem distintos fenômenos musicais e artísticos se entrelaçam de maneira inusitada e coerente ao mesmo tempo. A atividade propõe um olhar sobre estes fatores desde dentro de uma das culturas sonoras mais singulares existentes – o Flamenco. Possuidor de uma linguagem complexa e profundamente codificada, sobressai seu vínculo com o instrumento mais emblemático do Brasil – o violão – além de sua conexão com as músicas latino-americanas, européia, oriental e africana. A oficina trata assim de aspectos formais, históricos, práticos e teóricos, em uma abordagem interativa e de extrema transversalidade disciplinar.
MiniBio
Rafael Mar (Blumenau, 1980) é violonista, graduado em música com especialização em Flamenco pelo Conservatório Superior de Córdoba, Espanha. Ganhador do I° Prêmio Herbert Holetz, realizou com este a gravação de sua suíte para violão solo intitulada “Hi-Fi” (2019), obra autoral que vem despertando interesse junto à crítica especializada. Em fevereiro de 2020, foi selecionado para realizar o concerto de abertura do Festival FIK, na UDESC. Trabalha profissionalmente como músico há mais de duas décadas, particularmente na Espanha, França e Alemanha. Atualmente colabora com o portal Flamencópolis, desenvolvido pelo musicólogo Faustino Nuñez. Leciona regularmente na escola Associação Cultural Arte.Dança, em Florianópolis.
AUDIOVISUAL
Bença - Joelmir Zanette
Deus está em todas as coisas e algumas pessoas fazem do mundo um lugar melhor apenas por existirem. “Bença” é um documentário de curta metragem que busca olhar para cidade através do seu entorno, dando voz a pessoas simples mas repletas de saberes.
Ficha Técnica
Roteiro e direção: Joelmir Zanette
Direção de fotografia: Rodrigo Scandolara
Direção de arte: Rodrigo Cardoso e Matheus Costa
Trilha sonora: Matheus Bonora, Leonardo Girardi e Banda Novos Colonos
Pós de som: MRG Comunicação Sonora
MiniBio
Joelmir Zanette é produtor audiovisual, escritor, montador de cinema e documentarista. Sem formação acadêmica mas com passagens pela Unochapecó (Publicidade Propaganda) e UFFS (Letras), iniciou a carreira audiovisual em 2008 na Casa na Árvore Filmes, trabalhando depois na Três Quadros Filmes, ambas em Chapecó. Hoje é sócio diretor na Lapidaria Filmes, que atua no ramo da publicidade e cinema. Saiba mais em instagram.com/lapidariafilmes.
MÚSICA
Pequenas canções para tempos isolados
Pequenas Canções Para Tempos Isolados é um trabalho musical e audiovisual com canções e videoclipes autorais do Grupo Cirandela, que vem sendo criado durante o período de distanciamento social.
Ficha Técnica
Direção Artística, Composição e Produção Musical: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade
Captação de Imagens: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade
Edição de áudio e Vídeo:Bruno Andrade
MiniBio
O Grupo Cirandela é um grupo artístico de Criciúma/ SC que desde 2009 desenvolve sua pesquisa no encontro da música com outras linguagens artísticas, buscando no atravessamento dessas linguagens um estado poético do som, da palavra, da imagem e do movimento. Em sua trajetória o Grupo Cirandela lançou o “EP Cata-rima” (2014), participa do elenco, compôs e produziu a trilha sonora das peças teatrais “Lá Vem Poesia” (Grupo Cirandela - 2011), “Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema” (Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado – 2015), “Para Contar Estrelas (Grupo Cirandela – 2016) e “Girândola” (Grupo Cirquinho do Revirado e Grupo Cirandela – 2019). Compôs a Trilha Sonora Original da série de animação para a primeira infância “CINE.EMA” (2021) do Eranos Círculo de Arte. Saiba mais em grupocirandela.wixsite.com/grupocirandela.
TEATRO
Noite Forrada - La Luna Cia de Teatro
Não muito longe da serra e bem pertinho do mar, existe uma cidade bem pequenininha, que guarda mistérios e segredos e que fica escondida no meio das montanhas. Essa é a terra de um povo de muita imaginação, gente simples e de grande sabedoria que tem muita história pra contar. Dizem que por lá, coisas estranhas acontecem! Para ouvir os causos e lendas da cidade das “Noites Forradas'', basta abrir os ouvidos e saber imaginar.
Ficha Técnica
Contadoras de histórias: Amália Leal e Emeli Barossi
Diretor musical: Pedro Torres
Diretora: Jô Fornari
MiniBio
A La Luna Cia de Teatro foi fundada no ano de 2016, na cidade de Canelinha/SC e desde então vem desenvolvendo pesquisas que mesclam diferentes áreas e linguagens: a contação de histórias, o teatro, a música, a palhaçaria, e a bufonaria. Ao longo de quatro anos a La Luna desenvolveu várias intervenções artísticas e 4 espetáculos, sendo eles: Histórias de Lua Cheia (2016); Resquício (2017); Noite Forrada (2018); e Contos de um Reino Distante: Adivinha Adivinhão (2019). Saiba mais em instagram.com/lalunaciadeteatro.
O Barquinho Amarelo - Eranos Círculo de Arte
O Barquinho Amarelo faz uma ponte entre gerações, traz ao público brincadeiras, imagens e sonoridades da infância no interior, atravessada por aquilo que é original em todas as crianças de todas as épocas e de todos os lugares – o universo imaginativo! Indicado para crianças a partir de 1 ano, conta com dramaturgia original inspirada no livro homônimo de Lêda Dias da Silva, referência na alfabetização em escolas públicas no Brasil, nas décadas de 70 a 90.
Ficha Técnica
Diretor: Leandro Luiz de Maman
Atriz: Sandra Regina Coelho
Ator: João Carlos Heyse de Souza Freitas
MiniBio
Original de Itajaí/SC, Eranos Círculo de Arte é um coletivo de artistas que produz e pesquisa arte e suas interfaces entre teatro, teatro de animação, artes visuais, literatura e audiovisual. Atualmente, seus trabalhos estão focados na pesquisa de teatro para a primeira infância e na relação entre cena e aparatos digitais. Desde 2009 a companhia já desenvolveu mais de 30 criações entre espetáculos, performances e exposições. Já circulou por 13 Estados do território nacional participando de reconhecidos eventos de arte e realizando temporada em centros culturais de referência. Também faz parte de seu eixo de pesquisa a arte de rua. Saiba mais em eranos.com.br.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.