INVENÇÕES AUDIOVISUAIS
Balcons de Brossa - Luana Pfeifer Raiter
Balcons de Brossa foi uma intervenção urbana realizada por vizinhos, criada e apresentada entre março e maio de 2020, durante a quarentena, na Plaça Vicenç Martorell, no bairro El Raval, dirigida e proposta por Luana Raiter, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Teatro da UDESC, e Pedro Bennaton, doutor em Teatro pelo PPGT da UDESC. Balcons de Brossa deu vida aos poemas de Brossa, mas também a cada um dos participantes, cada um com a sua voz e modo de falar, de se mover, deu vida à arquitetura da praça, deu voz à situação de isolamento, preencheu o vazio da pandemia e fortaleceu um coletivo vizinho.
MiniBio
Luana Pfeifer Raiter é aluna do Programa de Doutorado de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT), onde pesquisa problemáticas ligadas a arte participativa no espaço urbano. É Integrante e co-fundadora do ERRO Grupo (2001) onde trabalha como atriz, dramaturga, diretora de arte e produtora. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, intervenção urbana, interpretação teatral, dramaturgia e política. Possui graduação e mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004).Atualmente realiza estágio de Doutorado Sanduíche, com bolsa CAPES-PDSE, na Universitat de Barcelona no departamento de Antropologia Social. Saiba mais em errogrupo.com.br.
Fumaça - Marcos Klann
“Fumaça” é um vídeo-dança proposto como exercício artístico, que tenta dar vazão aos sentimentos e sensações que o período de isolamento social trouxe no ano de 2020. Sua criação é um desabafo frente às dificuldades que a pandemia nos impôs, como na contínua utilização de telas e dispositivos para realizar atividades acadêmicas, sociais e de trabalho. Mas seu foco não está em reproduzir essas tarefas, mas em refletir sobre o que tudo isso nos tem causado, a falta de contato físico, o cansaço, a repetição. O que aparenta, o que se sente é que o corpo cansa antes da ação, que os movimentos se tornam lentos, inexatos. Que qualquer ação se realiza como ineficaz, tanto no cotidiano, como no bombardeio de notícias que vem de fora.
MiniBio
Marcos Klann é performer, bailarino, ator e iluminador. Também é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC . Obteve o título de mestre (2017 - 2019) no mesmo Programa. É Licenciado em Artes Cênicas, habilitação em teatro pela UDESC-CEART. Artista da dança e da performance há quase 20 anos, reside na cidade de Florianópolis e tem como foco de interesse as relações entre memória e coletividade e do acontecimento artístico como possibilidade de catástrofe para instaurar a novidade. Foi integrante do Grupo Cena 11 Cia de Dança, de Florianópolis, onde atuou como bailarino de 2006 a 2020.
A Petit Comité - Fashion Film Remoto - Carla Pietra Perondi Furtado e Henrique Figueira Alves
Em tempos completamente estranhos onde nosso futuro foi suspenso, pensamos em celebrar o melhor de cada um. Convidamos 5 amigos para uma festa, queríamos celebrar as múltiplas personalidades que vivem dentro de cada e os tornam únicos. O pedido foi um só: Se por um momento pudéssemos escapar, esquecer de tudo e viver o NOSSO momento, como ele se pareceria? Com esta premissa elaboramos o Fashion Film A Petit Comité. Seguindo um formato completamente remoto onde os modelos co criaram a narrativa junto conosco.
Ficha técnica
Direção Criativa e Execução: Carla Pietra Perondi Furtado e Henrique Figueira Alves
MiniBio
Carla e Henrique são estudantes das últimas fases do curso de Moda da UDESC. Foram bolsistas do projeto de pesquisa do Futuro do Presente LAB (o laboratório de pesquisa de tendências de comportamento de consumo do Depto de Moda). Carla atua como Analista de Tendência do Grupo Noma e Henrique trabalha no time de conteúdo e pesquisa da Dia Estúdio. Juntos, eles investem em produções audiovisuais de moda para seu portfólio e já tiveram trabalhos premiados na 1ª Mostra DFB Move Moda Fortaleza (2019) e editoriais publicados na revista alemã Kaltblut-magazine. Saiba mais em instagram.com/carlapi.etra e instagram.com/moihenri.
INVENÇÕES SONORAS
A Paixão de Dilma ou A Primeira Presidenta do Brasil (podcast) - Não-Grupo
O Não-Grupo, recriou o espetáculo “A Paixão de Dilma ou A Primeira Presidenta do Brasil” para este momento pandêmico em formato de podcast, compartilhando uma criação, atuação e eventos sonoros de modo adaptado do espetáculo que nasceu e já apresentado nos prédios da UDESC em 2018. Criada na disciplina de Direção I com o professor José Ronaldo Faleiro, tem em seu elenco somente pessoas vinculadas à UDESC. A proposta do mpodcast é recriar a atmosfera sonora do espetáculo.
Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: Vinícius Huggy
Atrizes: Giovanna Bittencourt, Kerol Bergamin, Talita Corrêa e Bruna Puntel
Atores: Stephan Baumgärtel, Rômulo Cassante, Guilherme Trautmann
Presença especial em processo e na apresentação: Juliana Krause
Concepção e edição de podcast: Giovanna Bittencourt
Concepção sonora: Henrique Visigodo
Participação musical especial: Fernando Bresolin
MinioBio
O NÃO-GRUPO surge no contexto de luta e engajamento da universidade pública. É formado por artistas que, na união dos corpos, acreditam no lúdico e na poética como forma de compor as dramaturgias fantásticas que lhes surgem em forma de teatro, dança e performance. Como meio de resistência, o modus operandi do grupo é baseado na coletividade caótica e re-organizada.
Gravidade (EP) - Matheus Dal Bo Lima Ferreira Souto
O EP “Gravidade” foi concebido e materializado inteiramente durante a pandemia. Lançado em Setembro de 2020, conta com 3 músicas originais e participação de outros alunos do departamento de música do CEART. A 3ª música do álbum, chamada 'Fome de Pele', trata do tema do isolamento social e da insuficiência das redes sociais em saciar a sede por contato humano, enquadrando-se especialmente na temática proposta. Todo o trabalho foi produzido em Home Studio, com produção, gravação, mixagem e lançamento feitos pelo proponente.
Ficha técnica
Produção, edição, gravação, mixagem, composição, arranjos, vozes, guitarras, violão, percussão: Matheus Dal Bo Lima Ferreira Souto
MiniBio
Matheus Souto é intérprete, compositor e produtor musical. Possui 3 álbuns de estúdio, disponíveis em todas as plataformas digitais. É graduando em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Saiba mais em matheus-souto.com.
Plantas Pela Casa (EP) - Orquidália
O EP "Plantas Pela Casa" foi totalmente produzido na residência das musicistas, entre maio e julho de 2020, e lançado também em julho nas principais plataformas de streaming. Gravado de forma independente, sem patrocínios ou incentivos financeiros, o trabalho fonográfico traz relatos das experiências das integrantes da banda em meio aos meses de isolamento social ao qual foram submetidas durante a Pandemia que se iniciou em 2020. Questões sociais e existenciais permeiam toda a lírica do trabalho, cuja sonoridade passeia por diversas matrizes musicais, usufruindo de elementos da musicalidade nordestina e latina em fusão com outros gêneros como o pop e o rock.
Ficha técnica
Instrumentista, vocalista e compositora da faixa 01, engenheira de captação, edição, mixagem e masterização: Maitê Fontalva Oliveira
Instrumentista e vocalista compositora da faixa 02, diagramação da capa: Ana Luiza Medeiros da Silva
Vocalista e compositora na faixa 03: Bruna dos Santos Barreto
Instrumentista e vocalista, compositor da faixa 04: Lucas Fontalva Oliveira
Instrumentista e vocalista, compositor da faixa 05: Simón Aftalión Baptista
Instrumentista nas faixas 01 e 05: Diogo Thomas Marchalek
Foto e edição da capa: Olivia Lago Muniz
MiniBio
A Orquidália é um grupo musical de Florianópolis, em atividade desde 2018. Todas as integrantes já passaram pelo curso de Licenciatura em Música da UDESC, ambiente no qual a banda se formou e que contribuiu para a ampliação de seus horizontes e possibilidades composicionais. ASaiba mais em linktr.ee/orquidalia.
INVENÇÕES COLETIVAS
A Comuna de Paris em Dias de Covid - Os Comuns
É uma proposta artística e coletiva que reúne a colagem de diversos experimentos pandêmicos, partes do processo presencial, fotos, áudios-depoimentos, entre outros. Este documentário apresenta um processo criativo, inspirado pelo texto “Os dias da Comuna de Paris” de Bertolt Brecht realizado no âmbito da disciplina de Montagem Teatral I e II, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os materiais escolhidos foram experimentados por meio de um processo colaborativo de pesquisa e de criação, baseado nas propostas cênicas trazidas por nós, artistas, sob o formato que chamamos de “Aventuras”.
Ficha técnica
Direção: Barbara Biscaro e Ivan Delmanto Franklin de Matos
Fotografia: Bruna Ferracioli
Atrizes: Djulia Márcia dos Santos, Helena Maia , Jéssica Jesus de Medeiros, Karen Wassmer, Lucy Barbosa Pina, Nathália Albino de Souza, Rafaela Kimie Nakamae e Thaís de Lima
Atores: Jemerson Batista, Luan Nagib , Natan Nicolas , Nícolas de Córdova Dorvalino, Túlio Fernandes e Ranieri Souza
MiniBio
Os Comuns é formado por dezessete amantes de teatro que, a partir da pesquisa corporal e histórica, se movimentam pela utopia de encontrar uma voz comum em tempos gritantes. Em um processo colaborativo, constroem e desconstroem movimentos, ideias e texto, de forma que o olhar de cada um é reciclado e aos poucos costuram o processo de montagem teatral. Saiba mais em instagram.com/oscomuns.
INVENÇÕES IMAGÉTICAS
Ô promessa desgraçada! - Jerusa Mary Pereira
No campo das artes, especificamente do teatro, o coronavírus silenciou os palcos e esvaziou as plateias no mundo todo. Esse foi o mote para a realização de “Ô promessa desgraçada!”, uma exposição fotográfica online que tem como objeto central os figurinos do espetáculo Auto da Compadecida. A exposição tem duplo objetivo, valorizar o trabalho realizado pela Cia. Caras de Boneco, entre os anos de 2017 e 2019, através do registro fotográfico da indumentária utilizada no espetáculo e, ao mesmo tempo, criar um espaço acessível para disponibilização do material, contribuindo para o acesso da sociedade aos bens culturais gerados pelos artistas.
Ficha técnica
Fotografia: Jerusa Mary
Produção: Antônio Maggioni
Iluminação: Iscarlat Lemes
Assistente de set: Willian Ferzan
Concepção/confecção de Figurinos: Ana Dorst, Roberta Xavier e Yuri Lima Cabral
Desenhos que ilustram o site: Jocasta Germano
MiniBio
Jerusa Mary é atriz, fotógrafa, produtora cultural, graduada em Licenciatura em Teatro e mestranda em Teatro na UDESC. Durante a graduação foi fotógrafa bolsista do Banco de Dados e Imagens Cênicas do projeto de Extensão Mulheres em Cena. Dirigiu o projeto infantil Adoleta. Integra a Cia Caras de Boneco desde 2017, onde pesquisa teatro de animação. Saiba mais em carasdeboneco.com.
Fosfeno - Rafael Nunes Menezes
Dia e noite. Cotidiano. O dia a dia é um longo lusco-fusco. Crepúsculo às “17:44, terça-feira, 28 de julho de 2020”; alvorada às “06:57, quarta-feira, 29 de julho de 2020”: os horários são apresentados nas telas dos celulares com exatidão. Contudo, quando estar sozinho em meu apartamento [oitavo andar] é o lugar mais seguro para permanecer [isolado e longe de multidões], poderia eu contemplar o pôr do sol pela janela? A fotografia em preto e branco traduz o modo como a experiência me afetou. E o sol se põe... agora imortalizado no registro e em seus ruídos. Fecho meus olhos: fosfeno.
Ficha técnica
Pesquisador: Rafael Nunes Menezes
MiniBio
Rafael Nunes Menezes é artista, Mestrando e com licenciatura em Artes Visuais.
Pietà à beira do abismo - Mateus Scota
A produção desta proposta nasce como parte de uma pesquisa de doutorado em poéticas performáticas e suas intersecções com o animal, os entrecruzamentos humano-animais e a animalidade nas representações artísticas e culturais contemporâneas. Tal pesquisa, em processo prevê a realização de ações, performances, foto performances, vídeo performances e outras manifestações, como paralelas aos estudos teóricos, analíticos e a reflexão dos fenômenos animais na arte, sejam eles metafóricos, alegóricos, simbólicos, figurativos ou, simplesmente, linhas de fuga entre os corpos humanos e animais.
Ficha técnica
Fotografia: Mateus Scota
Performers: Vitor dos Santos Corrêa de Almeida e Vinicius dos Santos Corrêa de Almeida
MiniBio
Artista, doutorando em Teorias e Práticas do Teatro pelo UDESC/PPGT, mestre em Arte Contemporânea pelo UFSM/PPGART,, graduado como Bacharel em Artes Cênicas - habilitado em Interpretação Teatral pela UFSM. Possui experiência em artes e campo de atuação na intersecção entre teatro e artes visuais, desenvolvendo pesquisa na Arte Contemporânea com ênfase na arte da performance e nos estudos sobre o animal (atravessamentos, entrecruzamentos, intersecções humano-animal). Saiba mais em mateusscota.wordpress.com.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.