O Brasil recebeu há mais de um século, a primeira leva de imigrantes japoneses. Chegaram em 18 de Junho de 1908 no Porto de Santos em São Paulo e se espalharam pelo Brasil. Santa Catarina recebeu os primeiros imigrantes na década de 50, mas foi aqui no antigo Porto de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, o primeiro contato entre japoneses e brasileiros em 1803. Eram náufragos que aqui chegaram a bordo de navio russo.
O Brasil abriga hoje o maior contingente de japoneses e descendentes fora do Japão. Aqui encontraram um país de terras fartas e férteis de clima propício para plantar e produzir riquezas. Os japoneses vieram para plantar café, mas seu melhor plantio foi a milenar cultura que enriqueceu a alma do brasileiro: multiforme, detalhista, espiritualizada, tênue, refinada e ao mesmo tempo densa e sapiente. E hoje o Brasil colhe e cultiva com vivo interesse as múltiplas faces da sua cultura, fortemente moldada na inabalável fé na excelência do ser humano.
Oficinas
Bordado Sashiko, com Marisa Mallman e Silvana Becker
Ikebana ou Kado - Arranjo floral, com Francisca Sato Kumada
Shakuhachi - flauta tradicional japonesa, com Henrique Elias Sulzbacher
Taiko, com Shimadaiko
Feiras
Feiras de culinária japonesa, artesanato e produtos orientais
Exposições
Exposição Origami
Exposição Shodô - Arte da Caligrafia Japonesa
Exposição Haruko Takase - Desenhos e Kirie
Exposição Quimonos
Espaço Criança
Outros
Demonstração de Bonsai, com Odilon Faccio e Marcio Misso
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.