A oficina Preparação da voz para textos épicos; Songs de Bertold Brecht tem como objetivo apresentar alguns estudos práticos e teóricos da expressão da voz para a cena inspirada a partir do Teatro Épico de Bertold Brecht. Colocaremos em prática alguns exercícios técnicos de: aquecimento e desaquecimento; de expressões da voz dirigida para os chamados Songs ( canto e fala) no teatro épico. Durante os exercícios serão relembrados alguns hábitos de saúde cuidados com Voz, bem como as estruturas anatômicas e culturais do aparelho fonador. Para esta oficina, estão selecionadas seis canções populares do continente africano, onde as(os) participantes, além de aprender as canções, farão os devidos aquecimentos para colocar em práticas, os conteúdos como: Elementos do som: fontes sonoras, ondas sonoras e projeções de voz, altura [tons] densidade, intensidade, timbres e notas musicais, aplicadas em trechos de textos teatrais e poemas de Brecht.
Duração: 60 minutos
Público alvo: Estudantes de Teatro
A oficina de Escrita Criativa em Microliteratura pretende explorar um estilo sintético que ganha cada vez mais espaço na literatura brasileira contemporânea: a brevidade do micro, mini e nanoconto. A proposta é dialogar com a instantaneidade das redes sociais e produzir ficções minimalistas e modernas, marcadas pela economia de palavras, pela simplificação das formas e pelo flerte de significado entre texto e imagem. Os participantes serão estimulados a escrever narrativas de até quatro linhas e que explorem a microliteratura como já o fizeram Marina Colasanti, Dalton Trevisan, Marcelino Freire, Verônica Stigger, João Anzanello Carrascoza, Samir Mesquita, André Ricardo Aguiar, Adriano Salvi e Marcio Markendorf.
Duração: 180 minutos
Público alvo: Interessados em escrita criativa a partir de 16 anos
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
Criada em 2016 como um encontro de amigos aos fins de semana para conversar e tocar boa música, a banda Epônima com o tempo evoluiu para um projeto de composição de canções autorais, que o grupo pretende apresentar à comunidade do Ceart. O estilo da Epônima é eclético, fugindo a rótulos fáceis. Tensionando os limites entre MPB, Indie e Rock Progressivo, as canções do grupo refletem a entrada na vida adulta em uma ilha em constante urbanização e mudança. Os anseios dessa fase caótica da vida transparecem na obra dos quatro jovens que formam a banda, criando relatos pessoais em meio a experimentações com ritmos e linguagens. Valendo-se de vocais, guitarra, baixo e teclado, o grupo apresentará 30 minutos de material autoral produzido ao longo dos últimos seis anos. Atualmente, a banda se prepara para lançar o seu primeiro trabalho de estúdio, um EP com seis faixas compostas entre 2016 e 2019, que também farão parte do setlist. Esta apresentação no Ceart Aberto será a primeira do grupo desde o início de 2020.
Duração: 30 minutos
Público alvo: Livre
EXPOSIÇÕES
LANÇAMENTO
FEIRAS
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.