Etapa I/2016
I Etapa do Projeto WebEducaçãoSexual - 2016
Ética e Sexualidades
Ao pensarmos a ética nesta etapa do Projeto WebEducaçãoSexual, propomos um caminho que pode partir da confiança do que está subjacente ao ser humano, agir com integridade e bom carácter no campo da sexualidade e das inter-relações que se estabelecem.
Nas relações afetivas e sexuais, a ética deve ser entendida não como um conjunto de normas e regras impostas pela religião ou pelos partidos políticos, mas como um conjunto de princípios e valores que nos apoiam a tomar as melhores decisões, a cometer menos erros, a evitar prejudicar e provocar sofrimento nos demais e que nos ajudam a viver melhor a nossa sexualidade (López, 2015).
Reconhecendo que as relações estão sujeitas a direitos e deveres, e que estes são condições dos princípios da igualdade, da dignidade da pessoa humana e da liberdade, para que as pessoas possam exteriorizar comportamentos tendentes a proteger a condição humana, a I Etapa de 2016 do Projeto WebEducaçãoSexual pretende proporcionar espaços de debates e reflexões sobre a ética sexual nos espaços educativos.
Nesse sentido, trazemos para o debate questões éticas relacionadas:
Estes temas surgiram a partir das discussões e debates realizados no decorrer do Projeto WebEducaçãoSexual desde 2013, por meio das intervenções dos/as participantes, ao mencionarem a falta de diálogo sobre a temática e as limitações existentes, tanto no ensino da Educação Básica como no superior, referentes às sexualidades e à educação sexual.
Considerando que a educação sexual é um trabalho permanente que começa na infância e se desenvolve ao longo da vida, os temas da I Etapa do Projeto WebEducaçãoSexual 2016, envolvem os interesses dos/as docentes e discentes de todos os níveis e áreas do ensino.
Objetivo
Pretende-se chamar para a discussão e para espaços de reflexão, jovens, comunidades educativas, ensino superior e todos/as aqueles/as que partilham dos princípios da igualdade, da dignidade e liberdade, visando a construção de uma sociedade cidadã, democrática, responsável e livre de preconceitos.
Vídeo introdutório da I Etapa de 2016
Para dar início à I Etapa de 2016 de Projeto WebEducaçãoSexual, convidamos o professor doutor Alexandre Bahia, professor adjunto do Departamento de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto e do IBEMEC-BH para uma fala, levando-nos a pensar sobre Ética e as Sexualidades, tema central desta etapa do Projeto.
Dentre as questões que o professor Alexandre aponta, considerando a ética como fundante de uma comunidade, destacamos aqui:
- Como podemos implementar as práticas universitárias, para promover ambientes livres de opressão, homofobia, transfobia, relações assimétricas entre homens mulheres, questões que envolvem violência e relacionamento, seja no namoro, nas relações familiares e afetivas?
- Que espaços de diversidade realmente conferimos nas universidades? Em que medida essa universidade não é só mais um espaço reprodutor de papeis desde sempre estabelecidos/determinados? Em que medida esse, pode ser um local de superação de tal condição?
- E de que forma o uso das novas tecnologias podem auxiliar o educador para criar novos espaços de expressão e construção de relação não assimétrica, considerando-se a ética e as sexualidades?
Informamos e lamentamos que o áudio do vídeo não tenha ficado com melhor qualidade, razão pela qual sugerimos que usem fones para que ouçam melhor.
Convidamos a todos/as para participarem na I Etapa de 2016 que terá muitas novidades e reflexões imperdíveis!
ASSISTA AO VÍDEO AQUI!!
E já que o tema desta etapa é Ética, deixamos aqui a sugestão de um excelente curso online, gratuito sobre ÉTICA, oferecido pelo professor Clóvis de Barros Filho, da USP, para quem desejar saber mais sobre o assunto.
E fica ainda mais a dica deste vídeo muito interessante:
Declaração Universal dos Direitos Humanos.mp4 (16562118)
Assista às gravações das webinares:
25 de fevereiro: Praxe Académica/Trote Universitário: Reflexões sobre a ética (ou a sua ausência) nos rituais de acolhimento dos/as estudantes universitários/as
29 de março: Diversidade sexual nos espaços educativos: Identidades de gênero
28 de abril: Violência no Namoro
23 de maio:Tecnologias Digitais como mediadoras em questões de ética e sexualidades
28 de junho: Questões éticas na prevenção e proteção do HIV/SIDA - novos problemas, novas soluções
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.