Webinar - 19 de outubro
Assista à GRAVAÇÃO desta WEBINAR através deste link AQUI
Dia: 19 de Outubro - SÁBADO
Horário: 10h do Brasil - 14 h de Portugal
Temática:
Como lidar com as manifestações dos adolescentes sobre sexualidade numa perspectiva emancipatória
Sabe-se que a educação, de um modo geral, e principalmente a educação institucionalizada,
transmite a ideia de que a escola é “assexuada” em suas vivências. O currículo oculto, do qual
a educação sexual também faz parte e é vivenciada no cotidiano escolar, não é desvelado e,
na grande maioria das vezes, nem é percebido.
A educação sexual, como parte inerente do processo educacional, reflete essa estrutura de poder.
O educador que possui uma visão emancipatória da sexualidade encontra, muitas vezes, barreiras
para atuar nessa abordagem.
Nas instituições educacionais, geralmente, não existe um trabalho intencional de educação sexual.
Professoras e professores, quase sempre, declaram informalmente que não se sentem à vontade
em trabalhar tais temas.
No cotidiano escolar a maioria dos alunos tem revelado aos docentes que trabalham intencionalmente
com a temática da sexualidade humana - nos diálogos em sala de aula e fora dela - que os pais,
ou responsáveis, pouco dialogam com eles a respeito de sexo e sexualidade, nem sobre temas
especificamente biológicos, tais como: relações sexuais, gravidez, prevenção, doenças sexualmente
transmissíveis e outros. Nesse contexto, é importante que os envolvidos na instituição escolar saibam
que falar de sexualidade em uma sociedade marcada, por um lado, pelo apelo consumista e pela
busca do prazer, e, por outro, pelas rígidas normas impostas pelo conservadorismo religioso, é uma tarefa difícil,
mas importante. Por tais razões vamos tratar nesta webinar sobre a importância em dialogar com os discentes
sobre o tema, sabendo que eles, muitas vezes, obtêm informações pouco esclarecedoras, ou por meio de colegas,
ou por outros meios disponíveis. Sem orientação, acumulam dúvidas.
Sugestões de referências
PEREIRA, Graziela Raupp. Estratégias e conhecimentos teórico-práticos frente à aids no Brasil.
II Congresso Nacional de Educação para a Saúde.Educação para a saúde no século XXI: teorias,
modelos e práticas. Évora: Universidade de Évora, 2008, p. 872-880.
PEREIRA, Graziela Raupp & PEREIRA, Anabela Maria de Sousa. HIV/aids Teaching and Learning Necessities.
In: MUÑOZ, M.; JELINEK, I. & FERREIRA, F. (Orgs.). International Association for the scienfic Knowledge.
Proceedings of the IASK International Conference. Aveiro, Portugal, 2008, p. 608-613.
PEREIRA, Graziela Raupp & BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco. Direito fundamental à educação, diversidade e homofobia na escola: desafios à construção de um ambiente de aprendizado livre, plural e democrático. Educar Revista [online], n. 39, p. 51-71, 2011. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602011000100005>.
CARVALHO, Gabriela Maria Dutra de. 'Ta ligado!?': diálogo entre adolescentes e telenovelas da rede Globo;
interfaces na construção da compreensão da sexualidade. 2009. 174 p. : Dissertação (Mestrado) -
Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Mestrado em Educação,
Florianópolis, 2009.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação Sexual no dia a dia. Londrina: EDUEL, 2013.
LEVI, Giovanni; SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo:
Companhia das Letras, 1996.
NUNES, César A; SILVA, Edna. Sexualidade (s) Adolescente (s). Florianópolis: Sophos, 2001.
POLETTI, Enemarí S. Dos jovens filhos de Gaia e Urano aos adolescentes do GOOGLE em seus processos
de educação sexual.2010. Dissertação (Mestrado em Educação. Linha de Pesquisa: Educação, Comunicação e tecnologia) - UDESC, Florianópolis, SC.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.