Webinar 18 de Junho - Sexualidade(s) e Infância(s)
Assista à gravação desta webinar AQUI
Data: 18 de Junho
Horário: 17h BR – 21h PT
Temática: Sexualidade(s) e Infância(s)
Objetivo:
Integramos o Grupo de Pesquisa: Relações entre a Filosofia e Educação para a Sexualidade
na Contemporaneidade: a problemática da formação docente - FESEX. As atuações do grupo
no ensino, na pesquisa e na extensão recaem, também, nas problematizações das sexualidades
e das infâncias considerando que as brincadeiras infantis constituem-se em férteis formas para a
criança organizar o seu mundo, para apropriar-se das relações com outras crianças e adultos.
A riqueza de sua sensibilidade e de sua expressão fazem-na inventar jogos que possibilitam
descobertas de si mesma e do outro, tanto nas descobertas em relação à sexualidade,
quanto nas descobertas das relações de gênero.
Os jogos de expressão da sexualidade, muitas vezes, são negados pelos adultos,
bem como a informação sobre os temas de interesse das crianças. A curiosidade infantil,
na temática da sexualidade, é grande; mas, às vezes, as crianças não têm oportunidade de
falar sobre suas dúvidas, principalmente em relação a gravidez, nascimento, casamento,
diferença entre os sexos, Aids, homossexualidade, dentre tantos outros temas que habitam
o universo que é a sexualidade.
Assim, a multiplicidade de possibilidades de expressar as sexualidades requer a compreensão
das crianças como sujeito de direitos – que têm direito de expressar sua sexualidade e de fazer
descobertas com relação ao seu corpo – mas também de não sofrer nenhuma forma de violência.
A hora do banho é reveladora dessa ambiguidade pois, no contato com a água, tanto poderá
haver o prazer da cumplicidade das águas em suas descobertas quanto, nesse momento,
poderá haver a descoberta, pelo adulto, de possíveis violências sexuais.
Dessa forma, os processos de formação continuada de professoras e professores são fundamentais
para a discussão das temáticas. Torna-se, portanto, desafiador a elaboração de projetos de intervenção,
voltados para o trabalho com as crianças, a partir das questões de gênero e sexualidades.
Para a formação continuada de professoras e professores, para desencadear as discussões,
utilizamos vários textos culturais, ou seja, as produções culturais inventivas que são carregadas
de saberes e que entram na nossa vida das mais diferentes maneiras nos subjetivando e nos
constituindo como sujeitos identitários. Apresentaremos, também, uma problematização do filme
Breakfast with Scot traduzido no Brasil como “Uma Família bem Diferente”. Por quê será?
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