O trabalho intencional de educação sexual (ES) em espaço escolar continua a ser um tema
gerador de muita polémica e inquietude. Encontrar um consenso sobre como realizá-lo é um
desafio para que a educação sexual se concretize de maneira ímpar na sala de aula. Para tal
é importante seguir metodologias e estratégias centradas no/a aluno/a validadas cientificamente
e atualizar e inovar os conteúdos a estudar aproximando-os da realidade cultural e social, o
que implica a existência de professores qualificados que se responsabilizem por um trabalho
intencional de educação sexual na escola, tarefa ainda muito complexa.
Perante esta situação algumas perguntas se colocam: o que pensam os/as professores/as
sobre o trabalho intencional de ES em Portugal e no Brasil? Quais são as maiores dificuldades
encontradas pelos/as professores/as na sua concretização? O que falta para que este trabalho
flua tranquilamente nas escolas? Quais as políticas que amparam tal temática para que ela se
realize sem agravantes religiosos, políticos, culturais e educacionais?
Para dialogar sobre questões como estas o Grupo GEISEXT convidou duas investigadoras,
uma de Portugal e outra do Brasil, para participar nesta webinar com a finalidade de
aprofundar, alargar e diversificar a discussão, traçando novos caminhos e perspetivas acerca
do papel do/a professor/a na concretização de um trabalho intencional de educação sexual em
contexto escolar.
Como forma de objetivar e atualizar as inquietudes e necessidades dos/as professores/as propomos a realização de um inquérito antes deste evento para clarificar as perceções
dos/as professores/as que têm participado no projeto WebEducaçãoSexual 2013 acerca
destas questões.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.