Objetivo: Elaborar um banco de dados e desenvolver mapas temáticos sobre bens culturais.
Metodologia:A proposta utiliza como materiais as bases cartográficas das Áreas de Preservação Cultural (APCs) cedidas pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) através da Secretaria de Patrimônio Histórico (SEPHAN) da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e outros dados do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Arquivos Históricos, nas Freguesias de Santo Antônio de Lisboa e do Ribeirão da Ilha. Em tais Freguesias há setenta e sete (77) edificações antigas e cento e cinquenta e uma (151) edificações antigas respectivamente. O método envolve trabalhos em campo, análises, elaboração de banco de dados em Excel (a exemplo de material, sistema construtivo, estado de conservação, uso, etc) e técnicas de geoprocessamento através de Sistema de Informação Geográfica (SIG) gerando mapas temáticos de bens culturais (arquitetônicos).
Resultados Esperados: Elaborar um banco de dados e desenvolver mapas temáticos sobre bens culturais.
Implicações Práticas: Suprir uma lacuna de conhecimento em sistemas de documentação e monitoramento sistematizados, inclusive, no potencial do geoprocessamento para suporte às decisões, na fiscalização e evitar demolições de bens culturais. Desse modo, a proposta contribui para gerar informação ou melhorá-la em áreas preservação do Patrimônio Histórico.
Palavras-chave: Banco de Dados, Sistemas de Informação Geográfica, Mapeamento temática, Bens Culturais.
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento: 07h30 às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.