Engenharia e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação
01/04/2022 a 31/08/2025
Edital de Chamada Pública FAPESC nº 27/2021 - Programa FAPESC de Apoio à Ciência, Tec. e Inovação - CTI para Jovens Pesquisadores do Estado de Santa Catarina - PROGRAMA FAPESC JOVENS PROJETOS - SC
Instrumento Jurídico Nº TR: 2021TR1873 (SGP-e FAPESC 00002879/2021)
Valor do financiamento: R$ 25.000,00 (2021NL010875/R$ 12.500,00 e (2021NL010876/R$ 12.500,00)
Objetivo: Prover ferramental para produção, por professores leigos em design e programação de computadores, e uso, pelos alunos com seus celulares, de material educacional com Realidade Aumentada.
Metodologia: Por meio de processos de desenvolvimento de software será produzido o ambiente. Com a integração de Créditos de Extensão com uma disciplina do curso de Engenharia de Software, os alunos de uma escola de Ensino Médio de Ibirama utilizarão o ambiente de Realidade Aumentada como livro aumentado.
Resultados Esperados: A disponibilização de um ambiente de Realidade Aumentada que professores e alunos possam usar essa tecnologia na escola sem depender de pessoal técnico para desenvolver uma aplicação.
Implicações Práticas: O uso de tecnologias pode (re)significar a metodologia docente na intenção de aproximar o conhecimento para o aluno. Quando os próprios alunos puderem desenvolver os seus projetos de Realidade Aumentada, mais significativa será a aprendizagem, pois eles terão que buscar o conhecimento e disponibilizar material aos seus colegas, que estarão constantemente avaliando a qualidade do que estão produzindo. A qualidade na educação está nos resultados promovidos nas atitudes dos alunos.
Palavras-chave: Realidade aumentada, tecnologias na educação, ferramenta de autoria.
Artigos em Periódicos
Sem publicações até o momento.
Artigos em Congressos
Segunda Guerra Mundial Experimentada com Realidade Aumentada: A Caminho de um Ambiente de Autoria para Professores e Alunos. 33º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2022.
Tecnologia em Evolução: Ampliando Horizontes na Realidade Aumentada para Professores através da Web e Detecção de Imagens. Workshop em Estratégias Transformadoras e inovação na educação (WETIE), 2023.
Resumos de Iniciação Científica
Creditação curricular por meio da modelagem de objetos 3D. (Ana Fábia Coelho dos Santos)
Utilização de uma ferramenta autoral de realidade aumentada na sala de aula. (Luís Felipe Küster)
Desenvolvendo o estilo para uma ferramenta de autoria de RA na educação. (Luís Felipe Küster)
Implementando uma ferramenta de autoria de RA na educação (Ana Fábia Coelho dos Santos)
Orientações de TCCs
Sem orientações.
Outras Informações
Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 378-389.
Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 22-31.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.