Objetivo: O projeto tem como objetivo avaliar a aplicabilidade e desempenho de uma nova tecnologia, denominada de Eletrobiorreator à membrana (EBRM) precedido de reator anaeróbio (An-EBRM), no tratamento de efluente têxtil contendo azo corante.
Metodologia: A pesquisa envolve três etapas distintas, denominadas de E-1, E-2 e E-3. A primeira etapa (E-1) refere-se à operação do EBRM sem a aplicação da eletrocoagulação e posteriormente, com aplicação da eletrocoagulação (20 A/m2), buscando dessa forma avaliar o impacto da corrente elétrica sobre a comunidade microbiana. Durante esta etapa, a unidade experimental será alimentada com efluente têxtil sintético contendo azo-corante Remazol Violeta Brilhante. A segunda etapa (E-2), por sua vez, diz respeito a operação do EBRM utilizando efluente têxtil real. A terceira etapa (E-3), é destinada a realização de ensaios de bancada, envolvendo os estudos de recuperação do alumínio precipitado junto ao lodo do EBRM. Os experimentos estão sendo conduzidos em parceria com o laboratório de reuso de água (LARA) do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC.
Resultados Esperados: Espera-se que os resultados a serem obtidos possam contribuir para um melhor entendimento dos aspectos operacionais do sistema combinado An-EBRM, gerando conhecimento científico e tecnológico que ajudem a maximizar o desempenho deste sistema de tratamento quanto à remoção dos poluentes presentes no efluente têxtil.
Implicações Práticas: Desenvolvimento de uma nova configuração tecnológica capaz de otimizar a remoção de poluentes presentes em efluentes de indústrias têxteis.
Palavras-chave: Colmatação da membrana, remoção de cor, tratamento de efluente têxtil, eletrobiorreator, azo-corante.
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento: 07h30 às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.