Núcleo de Pesquisa e Estudos em Controle Gerencial
01/04/2025 a 31/08/2028
Objetivo: Sistemas de controle gerencial (SCG) desempenham um papel fundamental na gestão organizacional, sendo responsáveis por alinhar as ações individuais aos objetivos estratégicos das empresas. A forma como esses sistemas são estruturados impacta diretamente o desempenho organizacional e os resultados individuais de gestores e colaboradores. Diante desse contexto, este projeto busca examinar o papel dos sistemas de controle gerencial em resultados individuais e organizacionais.
Metodologia: O projeto englobará a investigação do papel de diferentes tipos de controle gerencial e sua combinação em duas perspectivas principais. A primeira perspectiva busca compreender a relação entre o uso de diferentes controles em resultados individuais, como, os comportamentos antiéticos pró-organizacionais. Enquanto, a segunda perspectiva do projeto está na compreensão do papel dos sistemas de controle gerencial em resultados organizacionais, com ênfase na inovação em seus diversos tipos (produto, processo e inovação verde) e em diferentes contextos organizacionais, como, as startups. A pesquisa será conduzida com abordagem quantitativa, de natureza causal-dedutiva e com um desenho transversal. A coleta de dados será realizada por meio de survey aplicada a gestores de empresas de diferentes setores, utilizando instrumentos validados na literatura. A modelagem de equações estruturais será empregada como técnica principal de análise, sendo possível a utilização de abordagens complementares, como análise qualitativa comparativa de conjuntos fuzzy, caso os desdobramentos da pesquisa exijam.
Resultados esperados: O estudo se justifica pela relevância do tema, especialmente em um contexto empresarial marcado por escândalos éticos e a necessidade de compreender como os mecanismos de controle podem influenciar tanto comportamentos individuais quanto resultados organizacionais. A pesquisa contribui para a literatura ao explorar lacunas existentes, como a interação entre diferentes mecanismos de controle e inovação, e ao propor recomendações práticas para gestores. Em nível individual, ao investigar sobre os comportamentos antiéticos pró-organizacionais, a pesquisa contribuirá para a prática organizacional ao apresentar os mecanismos de controle gerencial capazes de minimizar e/ou maximizar as atitudes e comportamentos negativos que impactam os resultados das empresas.
Implicações práticas: A pesquisa tem potencial para auxiliar as empresas a desenvolverem mecanismos de controle gerencial que não apenas impulsionem a inovação e o desempenho, mas também reduzam os riscos associados a comportamentos prejudiciais à organização. Além disso, os resultados poderão orientar gestores na escolha de práticas de controle mais adequadas às características e necessidades específicas de suas organizações, visando promover um ambiente organizacional estruturado e eficiente.
Palavras-chave: Sistemas de controle gerencial. Sistemas de mensuração de desempenho. Desempenho organizacional. Inovação. Comportamentos antiéticos pró-organizacionais.
Artigos em Periódicos
Sem publicações de artigos em periódicos.
Artigos em Congressos
Sem publicações de artigos em congressos.
Resumos de Iniciação Científica
Sem resumos de iniciação científica.
Orientações de TCCs
Sem orientações de TCC.
Outras Informações
Aguardando informações.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.