Engenharia e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação
01/08/2024 a 31/07/2026
Objetivo: O projeto explora o uso de modelos de aprendizado de máquina para classificar e predizer métodos propensos a mudanças. Esse objetivo visa avaliar a eficácia dos modelos em predizer códigos propensos à mudanças em uma unidade de código no escopo de método e também predizer o motivo das mudanças de software.
Metodologia: Serão estudados trabalhos existentes para identificar indicadores pertinentes de propensão à mudança e de atributos de qualidade de software para estabelecer as variáveis dependentes e independentes. Inicialmente, serão selecionadas variáveis de propensão à mudança estruturais e as métricas baseadas na evolução descritas nos trabalhos de Catolino et al. (2020), Elish et al. (2013) e Malhotra e Khanna (2019). Também foi identificada a métrica de desempenho de software de tempo de execução dos métodos, baseada em Reichelt e Kühne (2018), para o atributo de qualidade de desempenho de software. Outras métricas serão pesquisadas durante a realização do projeto.
Resultados Esperados: Os benefícios esperados no processo de ensino-aprendizagem dos alunos vinculados ao projeto é aprofundar seus conhecimentos em aspectos muito importantes da engenharia de software, como aprender o processo de mineração de projetos de software, aprender sobre atributos de qualidade, sobre o processo de evolução de software. Além disso, terão a oportunidade de aprender métodos de pesquisa em engenharia de software, com a possibilidade de publicar artigos em conferências e periódicos da área. Para o curso de Engenharia de Software, os benefícios incluem a possibilidade de realizar parcerias de pesquisa, de divulgá-lo por meio da participação em eventos e também da atualização do corpo docente envolvido.
Palavras-chave: Propensão a mudanças, atributos não-funcionais, manutenção de software, evolução de software.
Artigos em Periódicos
On the use of Change History Data to Enhance Class Change-Proneness Prediction Models. Journal of the Brazilian Computer Society, 30(1), 421–443, 2024
Artigos em Congressos
Sem publicações até o momento.
Resumos de Iniciação Científica
Sem publicações até o momento.
Orientações de TCCs
Análise de métricas de dívida técnica para predição de mucanças com algoritmos de aprendizado Random Forest e LSTM. Daniel Valdo Dallabeneta. (2024)
Predição de dívida técnica em projetos de software utilizando Machine Learning. Dênis Diego Marx. (2024)
Outras Informações
Sem outros resultados gerados.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.