Objetivo:O projeto explora o uso de modelos de aprendizado de máquina para classificar e predizer métodos propensos a mudanças. Esse objetivo visa avaliar a eficácia dos modelos em predizer códigos propensos à mudanças em uma unidade de código no escopo de método e também predizer o motivo das mudanças de software.
Metodologia: Serão estudados trabalhos existentes para identificar indicadores pertinentes de propensão à mudança e de atributos de qualidade de software para estabelecer as variáveis dependentes e independentes. Inicialmente, serão selecionadas variáveis de propensão à mudança estruturais e as métricas baseadas na evolução descritas nos trabalhos de Catolino et al. (2020), Elish et al. (2013) e Malhotra e Khanna (2019). Também foi identificada a métrica de desempenho de software de tempo de execução dos métodos, baseada em Reichelt e Kühne (2018), para o atributo de qualidade de desempenho de software. Outras métricas serão pesquisadas durante a realização do projeto.
Resultados Esperados: Os benefícios esperados no processo de ensino-aprendizagem dos alunos vinculados ao projeto é aprofundar seus conhecimentos em aspectos muito importantes da engenharia de software, como aprender o processo de mineração de projetos de software, aprender sobre atributos de qualidade, sobre o processo de evolução de software. Além disso, terão a oportunidade de aprender métodos de pesquisa em engenharia de software, com a possibilidade de publicar artigos em conferências e periódicos da área. Para o curso de Engenharia de Software, os benefícios incluem a possibilidade de realizar parcerias de pesquisa, de divulgá-lo por meio da participação em eventos e também da atualização do corpo docente envolvido.
Palavras-chave: Propensão a mudanças, atributos não-funcionais, manutenção de software, evolução de software.
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento: 07h30 às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.