Tipo: Seminário Temático III
Nível: Mestrado e Doutorado
Nome: Escrita Acadêmica Performativa: Pureza e Perigo
Créditos: 01 Crédito
Ementa:
Em meio a uma trama de campos de conhecimento que trafegam entre a literatura, a arte, a filosofia e a antropologia, passaremos a discutir, pela via da práxis, o modo como transformamos a experiência artística de pesquisa em escrita, alcançando o calibre performativo deste ato liminar. Por intermédio do exercício de escritas cartográficas, romanceadas, memoriais, autobiográficas, epistolares, artetnográficas, ritualiza-se o ato da escritura de artigos, dissertações e teses. Do atrito entre corpo e escritura aqui desvelada, sugere o que se intitula artista/pesquisador de f(r)icção, uma espécie de cartógrafo que vai traçando paisagens na relação com o eu e a alteridade. Faz-se mister explicitar que as experimentações da disciplina tomam como disparo as reflexões da antropóloga Mary Douglas (2010) no que tange às culturas, buscando estimular a criação de textos destituídos de ordem e pureza, inextricavelmente articulados com noções de risco e sujidade, uma escrita acadêmica eletrizante, f(r)iccional, em contínua transformação.
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