Disponibilidade de vagas para orientação Edital 2023 - PPGAC - UDESC
Corpo, Performatividade e Teatro de Animação
Esta linha de pesquisa reúne pesquisadores que investigam a teoria e a prática da produção cênica, com ênfase em processos criativos, na formação artística, nas poéticas do corpo, do movimento e do teatro de animação. O âmbito das pesquisas inclui aspectos fundamentais do teatro contemporâneo e dos processos de montagem e atuação cênica. Como horizonte teórico, busca-se a articulação com diferentes abordagens, incluindo conceituações literárias, artísticas e performativas, estudos culturais e antropológicos e a filosofia processual.
Professores/as com disponibilidade para orientação no Mestrado e temas referentes às pesquisas dos/as orientadores/as:
Milton de Andrade Leal Júnior – 01 vaga.
Temas de interesse para orientação: Corporeidades e rituais tradicionais e contemporâneos; Artes da performance; Teatros performativos e teatros de dança.
Professores/as com disponibilidade para orientação no Doutorado e temas referentes às pesquisas dos/as orientadores/as:
Milton de Andrade Leal Júnior – 02 vagas.
Temas de interesse para orientação: Corporeidades e rituais tradicionais e contemporâneos; Artes da performance; Teatros performativos e teatros de dança.
Imagens Políticas
Esta linha de pesquisa reúne pesquisadoras e pesquisadores que investigam teorias e práticas de criação e produção das artes da cena. Articula-se em diferentes abordagens, a saber: teorias de gênero, queer e feministas; teoria crítica, estudos culturais e decoloniais; e historiografia e epistemologias feministas e interseccionais das artes da cena. Áreas de interesse: processos criativos, poéticas e políticas do corpo, da voz, da atuação e da direção; imagens, alegorias, espaços, linguagens e técnicas da cena; festas, ritos, celebrações e carnaval; formação e treinamento de atrizes e atores; práticas marciais e meditativas; teatro feminista e teatro negro; artes dos corpos negros e indígenas; teatro político, movimentos sociais, expressões e manifestações populares e políticas culturais.
Professores/as com disponibilidade para orientação no Mestrado e temas referentes às pesquisas dos/as orientadores/as:
Fátima Costa de Lima – 01 vaga.
Temas de interesse para orientação: Imagens políticas no teatro e no carnaval; Alegoria benjaminiana e alegorias carnavalescas e teatrais; Artes da cena nos movimentos e atos políticos nas ruas.
Maria Brígida de Miranda - 02 vagas
Temas de interesse para orientação: Teatro feminista; Ecofeminismo; Artes marciais e meditativas.
Tereza Mara Franzoni - 02 vagas
Temas de interesse para orientação: Formas de sociabilidade na ação política das artes da cena; Epistemologias negras e indígenas nas artes cênicas; Relações de poder nos processos de pesquisa e produção de conhecimento no campo acadêmico das artes cênicas.
Professores/as com disponibilidade para orientação no Doutorado e temas referentes às pesquisas dos/as orientadores/as:
Maria Brígida de Miranda – 02 vagas.
Temas de interesse para orientação: Teatro feminista; Ecofeminismo; Artes marciais e meditativas.
Tereza Mara Franzoni - 02 vagas
Temas de interesse para orientação: Formas de sociabilidade na ação política das artes da cena; Epistemologias negras e indígenas nas artes cênicas; Relações de poder nos processos de pesquisa e produção de conhecimento no campo acadêmico das artes cênicas.
Pedagogia das Artes Cênicas
Esta linha de pesquisa integra pesquisadores que estudam as artes cênicas em perspectiva educacional, a partir de distintas abordagens. Compreende as possibilidades do teatro, e das demais artes da cena, como práticas de ensino e aprendizagem, enfocando concepções teóricas e metodológicas relacionadas à prática destas artes na escola, bem como em variadas instituições educacionais e culturais, e em contextos comunitários. Compreende, ainda, a mediação e a recepção artística em âmbitos educacionais, tanto nas abordagens voltadas para a formação de público, quanto nas questões que envolvem os estudos acerca da experiência estética.
Professores/as com disponibilidade para orientação no Mestrado e temas referentes às pesquisas dos/as orientadores/as:
Bianca Scliar Cabral Mancini – 03 vagas
Temas de interesse para orientação: pedagogias da percepção; neurodiversidade e performance; cena indígena.
Diego de Medeiros Pereira - 01 vaga
Temas de interesse para orientação: Teatro e Infâncias; abordagem do Drama; Teatro e Escola (infantil e fundamental).
Vicente Concílio - 01 vaga
Temas de interesse para orientação: Teatro e Encarceramento; Teatro em Comunidades; Encenação como prática pedagógica.
Professores/as com disponibilidade para orientação no Doutorado e temas referentes às pesquisas dos/as orientadores/as:
Bianca Scliar Cabral Mancini – 02 vagas.
Temas de interesse para orientação: Ecologia; Performance.
Diego de Medeiros Pereira - 02 vagas
Temas de interesse para orientação: Teatro e Infâncias; abordagem do Drama; Teatro e Escola (infantil e fundamental).
Dodi Tavares Leal Borges - 02 vagas
Temas de interesse para orientação: pedagogia da performance; visualidades da cena; tecnologias críticas do corpo.
Heloise Baurich Vidor - 01 vaga.
Temas de interesse para orientação: Artes cênicas e escola; Formação docente; Literatura infantil e juvenil; Leitura e escrita.
Flávio Augusto Desgranges de Carvalho - 02 vagas
Temas de interesse para orientação: recepção e efeito estético; mediação artística; formação de espectadoras/es.
Teatro, Sociedade e Criação Cênica
Esta linha de pesquisa aglutina pesquisadores cujos estudos estão relacionados com realizações espetaculares e os respectivos processos socioculturais. Através dos vínculos entre Teoria Teatral e História Sociocultural, com foco em fenômenos contemporâneos, seus estudos analisam e investigam a experimentação de processos de criação, seus procedimentos artísticos e crítico-conceituais, bem como a estrutura e a recepção do texto dramático e do espetáculo. Esta área de interesse de pesquisa acolhe ainda estudos voltados à criação e à produção da cena em diferentes momentos de sua história, incluindo o discurso da crítica e da historiografia das artes cênicas.
Professores/as com disponibilidade para orientação no Mestrado e temas referentes às pesquisas dos/as orientadores/as:
Ivan Delmanto Franklin de Matos – 02 vagas.
Temas de interesse para orientação: História da dramaturgia e da encenação no Brasil; Relações entre teoria crítica e estéticas teatrais; Performatividades e seus contextos sociais e históricos.
André Luiz Antunes Netto Carreira - 02 vagas
Temas de interesse para orientação: Atuação ; Teatro na cidade ; Linguagens da cena contemporânea.
Stephan Arnulf Baumgartel - 02 vagas
Temas de interesse para orientação: Análise e processos de construção de dramaturgia contemporânea brasileira; história da dramaturgia mundial; Performatividades de montagens hegemonicamente não miméticas.
Professores/as com disponibilidade para orientação no Doutorado e temas referentes às pesquisas dos/as orientadores/as:
André Luiz Antunes Netto Carreira - 01 vaga
Temas de interesse para orientação: Atuação
Stephan Arnulf Baumgartel - 01 vaga
Temas de interesse para orientação: Análise e processos de construção de dramaturgia contemporânea brasileira; história da dramaturgia mundial; Performatividades de montagens hegemonicamente não miméticas.
Conforme item 4.6 do Edital " 6. O PPGAC se reserva o direito de não preencher todas as vagas ou de aprovar mais candidatos/as do que vagas".
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