Profa. Dra. Daiane Dordete Steckert Jacobs
Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do Centro de Artes da UDESC (gestão 2017-2021). Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da FECATE - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. É membra do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2021). É membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura - CAIC, de Florianópolis, representando a UDESC. É membra da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Editora Associada da Revista de Estudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC) e da Revista VOZ E CENA (PPGACEN/UnB). Membra dos Grupos de Pesquisa Poéticas Teatrais (UDESC-Cnpq), Práticas e Poéticas Vocais (UFU-Cnpq) e Poéticas da Voz (UFSC-Cnpq). Idealizadora e membra da equipe do Programa de Extensão RADIOFONIAS (UDESC-CEART) deste 2015. É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.
Profa. Dra. Fátima Costa de Lima
Professora titular e atual Chefe do Departamento de Artes Cênicas do CEART/UDESC. Professora do PPG em Teatro da UDESC. Graduada em Artes Plásticas (FAAP), Especialista em Teatro (CEART-UDESC), Mestre em Educação e Cultura (FAED-UDESC) e Doutora em História Cultural (PPG em História do CFH/UFSC). Atuação artística: atriz, carnavalesca, cenógrafa, figurinista e diretora teatral. Integra os coletivos artísticos Inclassificáveis e Africatarina. Pesquisa teatro e carnaval, tendo como principal referencial teórico o pensamento crítico de Walter Benjamin. Sua pesquisa se concentra em alegoria, espaço e imagem; no teatro político, teatro negro, movimentos sociais e escolas de samba. Coordena o Projeto de Pesquisa Imagens Políticas no Carnaval das Escolas de Samba e o Programa de Extensão NEGA - Negras Experimentações Grupo de Artes. Idealizadora e fundadora do Coletivo de Pesquisa Imagens Políticas, está vinculada aos Grupos de Pesquisa CNPq Imagens Políticas - Poéticas Políticas da Cena Contemporânea (co-coordenadora); História e Arte: Imagens Políticas (co-coordenadora); e Poéticas Teatrais. Integra o NEBEN - Núcleo de Estudos Benjaminianos (UFSC).
Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda
Diretora, atriz e professora. Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (Brasil, 1993), Master of Arts in Theatre Practice pela University of Exeter (Inglaterra, 1995) e Doctor of Philosophy na área de teoria e prática teatral pela La Trobe University (Austrália, 2004). Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina nas áreas de Interpretação e Direção Teatral. Professora do Programa de Pós-graduação em Teatro desde 2008, pesquisa e orienta dissertações e teses nas áreas de prática teatral, arte e gênero, teatro feminista, sistemas de treinamento de atores e atrizes, práticas marciais e meditativas para a atuação teatral. Autora do livro Playful Training: Towards Capoeira in the Physical Training of Actors publicado internacionalmente pela Lambert Academic Publisher em 2010. Co-editora da Revista de Estudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC). Coordenadora do GT Mulheres da Cena, na ABRACE.
Profa. Dra. Monique Vandresen
Jornalista e professora universitária, trabalha desde 1988 com Jornalismo Cultural, tendo editado e colaborado com diversas publicações, além de ter produzido vídeos e roteiros para a TV Cultura, UDESC, UFSC e Ministério da Educação. É Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005) e desenvolve pesquisa na área de Comunicação, com ênfase na relação entre comunidades virtuais e suas implicações para distribuição, acesso e troca de conteúdo produzido por indústrias culturais. Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, realizou estágio pós doutoral na University of California- Riverside. Atua nos seguintes temas: Política, Transmídia, Novas Mídias, Moda, História, Comunicação e Consumo. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), com mestrado em Desenvolvimento pelo Institute Of Social Studies (1993), onde foi bolsista do Governo Holandês. Professora dos Programas de Pós-graduação em Teatro e Programa de Pós-graduação em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina e Maestría en Diseño Gráfico e Maestría en Diseño Estratégico y Social na USIL / Universidad San Ignacio de Loyola, em Lima, Peru.
Profa. Dra. Tereza Mara Franzoni
Graduada Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS-UFSC), atualmente é professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT-UDESC). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia urbana, além de Metodologia de Pesquisa. Os principais temas com os quais têm trabalhado são: arte e cultura, ação política e formas de sociabilidade, e pesquisa em artes. Nos últimos anos desenvolveu projetos de extensão e pesquisa na área de Educação do Campo. Atualmente vem se dedicando ao mapeamento e sistematização da pesquisa de Pós-graduação na área de artes cênicas no Brasil em sua relação com as políticas direcionadas ao ensino superior, especialmente aquelas que se referem as disputas em relação à inclusão e à pluralidade na produção do conhecimento universitário.
PROFESSORA COLABORADORA
Profa. Dra. Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra (UERJ)
Atriz, performer, dramaturga, escritora, encenadora e professora na área das Artes da Cena. Docente adjunta efetiva do Departamento de Ensino da Arte e Cultura Popular e do Programa de Pós Graduação em Artes no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente colaboradora do Programa de Pós graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Docente colaboradora e Pós doutora pelo Programa de Pós graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-doutora em Antropologia, pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), é também Mestre e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP-SP). Especialista em Ensino da História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ainda possui o título de Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP-PE) e é formada no Método Feldenkrais de educação somática pelo Feldenkrais International Trainning. É editora da Revista Arte da Cena (UFG), integrante dos grupos de pesquisa: Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA-USP), Poéticas Atorais (UNESP) e Imagem, mito e imaginário nas artes da cena (ÍMAN-UFG). É coordenadora-líder o grupo de pesquisa e extensão intitulado MOTIM - Mito, Rito e Cartografias Feministas nas Artes (UERJ/ CNPq) e é co-criadora dos ENCONTROS ARCANOS, evento acadêmico-artístico anual, dedicado aos estudos do imaginário e suas interfaces com as artes da cena, a antropologia e a psicologia profunda. Atua na Companhia de teatro OS FOFOS ENCENAM, da Cooperativa Paulista de Teatro e dirige seu próprio estúdio de investigação UNALUNA - PESQUISA E CRIAÇÃO EM ARTE. Com ênfase em processos criativos, atua principalmente nos seguintes temas: atuação, performance, dança, teatro, encenação e dramaturgia. Na seara teórica, sua investigação dirige-se aos estudos das Antropologias do Imaginário e da Performance e aos estudos feministas, sempre na interlocução com a criação artística, em especial no campo das artes da cena.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.