Prof. Dr. Diego de Medeiros Pereira
Doutor em Teatro (2015) pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT-UDESC). Mestre em Teatro (2011) por esse programa. Licenciado em Artes Cênicas (2008), também pela UDESC, e Bacharel em Ciências Contábeis (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a partir de 2018, no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) e no Programa de Pós-graduação em Teatro PPGT). Foi Professor no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre 2016 e 2018, compondo o colegiado do curso de Licenciatura em Teatro dessa instituição. Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq) e do Laboratório de Criação (LACRI-CNPq). Coordenador do Programa de Extensão Teatro e Infâncias. Diretor e produtor da Trupe da Alegria - grupo teatral formado por profissionais da Educação Infantil de Florianópolis (SC). Pesquisa a formação de professores e o trabalho com a linguagem do teatro na Educação Infantil, com foco na abordagem do Drama. Ator, encenador e dançarino. Possui experiências nas áreas de Ensino do Teatro, Atuação, Expressão Corporal e Dança. Presta consultorias para formação de professores. Autor do Livro Teatro na Formação de Professores da Educação Infantil (2015).
Prof. Dr. Flavio Augusto Desgranges de Carvalho
Professor da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) desde 2015. Livre-docente em Artes Cênicas pela USP. Professor da Universidade de São Paulo entre 2000 e 2015. Pós-Doutorado em Artes Cênicas na UDESC (2014). Pós-Doutorado em Artes Cênicas na UFBA (2007). Realizou estágio investigativo no Departamento de Sociologia do Teatro da Universidade Livre de Bruxelas (1999/2000). Dirige a coleção "Teatro" e a coleção "Pedagogia do Teatro", ambas da Editora Hucitec. Coordenou entre 2010 e 2013 o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (PPGAC-USP). Editor da Revista Sala Preta do PPGAC-USP entre 2010 e 2013,. Autor dos livros: "A Pedagogia do Espectador", "Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo", "A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral" e "Teatro e Vida Pública: o fomento e os coletivos teatrais de São Paulo (org.)" (indicado ao Prêmio CPT 2012). As citações das produções bibliográficas podem ser observadas em Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/). Participou como convidado de recentes eventos internacionais: Traspasos Escénicos (Cuba, 2013 e 2014); Festival de Teatro de Cádiz (Espanha, 2013); Seminario Internacional de Formacion de Audiencias (Chile, 2011); Encuentro Internacional de Reflexion Pensamiento y Practica Teatral (Argentina, 2011), XIV Encuentro Regional de Teatro (Formosa, Argentina, 2014). Coordenador do iNerTE - Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (www.eca.usp.br/inerte). Parecerista da FAPESP.
Profa. Dra. Heloise Baurich Vidor
Heloise Baurich Vidor é atriz e professora de Teatro. Possui graduação em Interpretação Teatral pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Educação e Cultura (2001) e Mestrado em Teatro (2008) pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Doutorado pela USP (2015). Atualmente é professora efetiva do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de Pedagogia do Teatro / Teatro e Educação e professora permanente do Mestrado Profissional em Artes (Profartes) e do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da mesma universidade. Tem experiência na área de Interpretação e Direção Teatral. Sua pesquisa atual, intitulada Teatro, Leitura, Literatura e Educação: encontros com o texto associa o campo da leitura ao do teatro, propondo experimentações em torno de textos literários, leitura em performance e procedimentos lúdicos teatrais, com crianças, jovens e adultos, no contexto de ensino formal e informal. É autora dos livros Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola (2010) e Leitura e Teatro: aproximação e apropriação do texto literário (2016).
Prof. Dr. Vicente Concílio
É ator, diretor e professor da área de Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, integrando também o Programa de Pós-graduação em Teatro da mesma instituição. É licenciado, mestre (2006) e doutor (2013) em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo . Sua pesquisa de mestrado refere-se a sua atuação como professor de teatro em contextos prisionais em São Paulo e foi publicado pela Editora Hucitec, na coleção Pedagogia do Teatro, sob o título Teatro e Prisão: dilemas da liberdade artística. Seu doutorado é uma pesquisa sobre a prática de encenação das peças didáticas de Bertolt Brecht, sob orientação de Ingrid Dormien Koudela. Foi artista-orientador do projeto Teatro Vocacional da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e educador da Escola Lumiar. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro-educação, jogos teatrais, teatro em contextos escolares e formação de professores em arte. Desde 2011 é Coordenador da Área de Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid - Capes, da UDESC. Atualmente é também professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC e também do Mestrado Profissional em Artes - ProfArtes, da CAPES.
Profa Dra Bianca Scliar Cabral Mancini
É artista multimídia e trabalha com performance e vídeo nas intersecções entre a dança e as artes visuais. Doutora em Artes e Filosofia pela Concordia University (Montreal/Canadá) atua entre a pesquisa e a criação, investigando processos pedagógicos e de composição. Suas principais áreas de interesse são artes performátivas em espaços não convencionais, processos colaborativos, práticas interdisciplinares e objetos coreográficos. É pesquisadora associada ao SenseLab (Instituto Hexagram/ Concordia University), onde atua como membro do conselho editorial do periódico Inflexions- a Journal of Research Creation. É professora de técnicas corporais e danças no Curso de Teatro da UDESC, Universidade Estadual de Santa Catarina e no programa de Pós graduação em Artes Cênicas. Diretora do Lab.Ei, Laboratório de Ensaios e Imprevistos , ajuntamento para a pesquisa-criação que une artistas, filósofos, professores que investigam as intersecções entre a dança site specific e a filosofia, através da produção de eventos híbridos e processos interdisciplinares, unindo teoria e ação e sistematizando processos de improvisação. No LabEi são pesquisadas condições para a improvisação, incluindo práticas e reflexões sobre pedagogias processuais, arte relacional e filosofia do organismo. Interessadas na partilha que não se vê (o intangível-sensível), dedica-se à criar e acolher o imprevisto, em composições ou em práticas de estudo onde Repartir, transduzir o comum, tornar possíveis ocasiões sitiadas a partir de coreografias que são condições permissivas para invocar sintonia de afetos é o centro dos seus estudos e experimentos criativos.
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