Prof. Dr. André Luiz Antunes Netto Carreira
Graduado Licenciatura em Educação Artística (artes plásticas) pela Universidade de Brasília (1984) e doutor em Teatro pela Universidade de Buenos Aires (1994). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado - Doutorado). Pesquisa com ênfase em Teatro na cidade e procedimentos de interpretação. André Carreira também dirige os grupos teatrais Experiência Subterrânea de Florianópolis e Teatro que Roda. Seu trabalho criativo está centrado na noção de risco físico e na exploração de fronteiras no trabalho do ator.
Prof. Dr. Stephan Arnulf Baumgartel
Stephan A. Baumgärtel possui mestrado em Letras Inglês pela Ludwig-Maximilians-Universität München (1995), doutorado em Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. A tese de doutoramento recebeu o Prêmio CAPES 2005. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de história do teatro, estética teatral e dramaturgia. É idealizador e coordenador do projeto ?Encontro com Dramaturgo? da UDESC que convida regularmente dramaturgos brasileiros a dar palestras e administrar oficinas. Desde 2008, administra como projeto de extensão uma oficina de criação de textos teatrais da qual participam acadêmicos e não-acadêmicos. Enquanto pesquisador, atua principalmente nos seguintes campos:dramaturgia contemporânea, teatro pós-dramático, teatro performativo, análise da encenação teatral.
Diretor teatral, dramaturgo e educador. Bacharel em direção teatral pela ECA - USP e também mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH – USP. Doutor no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, na área de Teoria Teatral, onde desenvolveu projeto de pesquisa sobre a formação histórica do teatro brasileiro. Em 2017 e 2018 desenvolveu dois projetos de pós-doutorado, com bolsa de pesquisa CAPES, no mesmo departamento, também a partir do processo de formação histórica do teatro brasileiro. Como dramaturgista e assistente de direção, trabalhou no projeto de pesquisa e no espetáculo BR-3 do Teatro da Vertigem. De 2000 a 2017, foi diretor e dramaturgo da II Trupe de Choque, grupo em que dirigiu e escreveu os espetáculos Coriolanos, Miopia, Corpos Acumulados – experiência 1, Corpos Acumulados – experiência 2, Corpos Acumulados – experiência 3 , Corpos Acumulados – experiência 4; Detritos em ensaio: Material Tebas/ Eldorados 11 de setembro, Material Ciborgue/ Eldorados 11 de setembro, Planeta Favela/11/09/4012, Grande Sertão Grajaú: Vereda Riobaldo e Grande Sertão Grajaú: Vereda Diadorim. As peças foram todas realizadas em espaços não convencionais, onde o grupo desenvolveu projetos de ação cultural e de pedagogia artística: a Usina de Compostagem de Lixo de São Mateus, zona leste de São Paulo (2004-2008), o Hospital Psiquiátrico e CAIMS Philippe Pinel (2008-2012), na zona norte, e as Escolas Estaduais Prof. Carlos Ayres e Profa. Ester Garcia (2013-2017) , no Grajaú, zonal sul da cidade. Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado - Doutorado). Pesquisa o processo de formação do teatro brasileiro, com ênfase nas histórias da dramaturgia e da encenação, bem como suas expressões dos contextos sociais, políticos e econômicos do país. Atualmente é encenador e dramaturgo da Companhia Crítica, que desenvolve pesquisa artística coletiva sobre performance, coralidades e patriarcado capitalista no Brasil.
É Pesquisadora Adjunta do CONICET (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas, Argentina), baseado no IIGG (Instituto de Pesquisa Gino Germani, Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Buenos Aires). Doutora em História e Teoria das Artes pela UBA; Mestre em Humanidades pela Universidade Carlos III de Madrid; Graduada e Professora de Letras com especialização em Teoria Literária pela UBA. É Diretora do Programa de Pós-Graduação em Arte e Política na América Latina (Faculdade de Filosofia e Letras da UBA), Professora Associada da disciplina de Semiologia da UBA XXI e Professora responsável pelo Seminário de Preparação de Teses do Mestrado em Teatro (Faculdade de Arte , Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires). Ministrou cursos de graduação e pós-graduação em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Especializou-se nas relações entre as práticas teatrais, a política e a sociedade na história recente da América Latina e em estudos sobre as memórias teatrais. Coordena o Grupo de Estudos em Teatro, Política e Sociedade Contemporânea na América Latina (IIGG-UBA). É autora de Militant Theatre: Artistic and Political Radicalization in 1970's (Biblos, 2013). Recentemente editou Mutis para o fórum: Artes cênicas e política em tempos de pandemia, junto com Lola Proaño Gómez (ASPO, 2020) e Cidades Performativas: Práticas artísticas e políticas de (des) memória em Buenos Aires, Berlim e Madrid (Clacso- IIGG, 2020), juntamente com Pietsie Feenstra.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.