A UDESC e os órgãos de fomento externo utilizam plataformas específicas. Conheça as mais utilizadas.
Utilizada como forma oficial de institucionalizar os projetos de pesquisa dos professores efetivos da UDESC, que devem ser aprovados nas instâncias do Centro pelo Departamento, Comissão de Pesquisa e homologados pelo Conselho de Centro em que o(a) professor(a) estiver lotado. Acesse aqui os tutoriais.
A Plataforma permite o lançamento e acompanhamento dos editais internos de iniciação científica dos programas Iniciação Científica.
Utilizada até 2023 como forma oficial de institucionalizar os projetos de pesquisa dos professores efetivos da UDESC.
A Plataforma Lattes apresenta um sistema que integra bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições. O Currículo Lattes representa um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.
O cadastro e a atualização do Currículo Lattes são indispensáveis e compulsórios para estudantes de graduação e pós-graduação, desde a iniciação científica, bem como para a análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica - UDESC
O SIGA é um ambiente online com uma série de serviços e informações essenciais à vida acadêmica, como notas, dados de frequência, índice de aproveitamento e disciplinas. Pelo SIGA o(a) estudante pode fazer matrícula, ajustes e trancamento, além de emitir documentos como histórico, atestado, planos de ensino etc.
Para acessá-lo, utilize o login e a senha do seu IdUdesc.
O Moodle é um sistema usado também por diversas instituições de ensino. É um ambiente em que os professores podem deixar material de estudo disponível para os alunos, dar aulas ao vivo por vídeo e receber trabalhos digitais, além de permitir a comunicação entre todos por meio de fóruns e mensagens. Também é usado para atividades e avaliações online. Para acessar o Moodle, faça login com seu IdUdesc. Clique aqui para acessar um tutorial.
A Udesc, em parceria com a Microsoft, oferece o Office 365 Educacional de forma gratuita à sua comunidade acadêmica - alunos, professores e técnicos universitários. O Office 365 disponibiliza softwares da Microsoft já conhecidos, como o Outlook (e-mail), Word, Excel, Powerpoint, entre outros. O acesso pode ser feito pelo navegador da internet, com armazenamento de arquivos e conteúdo na nuvem. Permite também baixar os programas e instalar gratuitamente no seu computador! Cada usuário tem 50 Gigabyte (Gb) de capacidade na caixa de entrada; 1 Terabyte (Tb) de armazenamento de arquivos em nuvem, pelo OneDrive e licença gratuita a programas como Word, Excel, Skype e Powerpoint.
O acesso ao e-mail e à plataforma Office 365 é feita pelo site office.udesc.br, usando seu usuário e senha do IdUdesc.
Diretório dos Grupos de Pesquisa - CNPq
O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil é um inventário dos grupos de pesquisa em atividade no país. Os recursos humanos constituintes dos grupos, as linhas de pesquisa e os setores de atividade envolvidos, as especialidades do conhecimento, a produção científica, tecnológica e artística e os padrões de interação com o setor produtivo são algumas das informações cadastradas e contidas no Diretório.
Docentes que coordenam e orientam projetos de pesquisa na UDESC e participantes de programas de iniciação científica devem estar cadastrados em um grupo de pesquisa certificado pela UDESC.
O docente da UDESC interessado em criar um novo Grupo de Pesquisa Institucional deverá solicitar seu cadastro de líder à Coordenação de Pesquisa, através do e-mail cpe.reitoria@udesc.br. O cadastro estará condicionado ao atendimento do disposto no Artigo 7º da Resolução 004/2007 - CONSUNI.
SAPI - Sistema de Avaliação da Produção Institucional
O SAPI é um sistema informatizado para validar a produção intelectual dos docentes da UDESC. Foi concebido para atender às necessidades específicas de avaliação da produção científica dos docentes e é baseado nos dados fornecidos pelo Currículo Lattes. Como resultado, disponbiliza relatórios da produtividade com a respectiva pontuação de acordo com as resoluções da UDESC.
A Fapesc é a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. A Plataforma apresenta um ambiente para interação entre a FAPESC e os pesquisadores, as organizações de CT&I e as empresas catarinenses. Através da Plataforma são submetidos, avaliados e gerenciados projetos de formação de recursos humanos, pesquisa, inovação e divulgação científica.
Os Editais da FAPESC são divulgados aqui.
A Plataforma Sucupira consiste em uma ferramenta de coleta informações e funciona como base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Ela permite acesso a cada um dos processos de responsabilidade da Diretoria de Avaliação da Capes, como a recomendação de cursos; o módulo de envio de dados Coleta Capes; e o sistema Qualis, de avaliação de periódicos.
Plataforma Carlos Chagas - CNPq
A Plataforma Integrada Carlos Chagas é a base de dados do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que reune todas as informações referentes aos pesquisadores e usuários da Agência, como os dados sobre bolsas, auxílios, encaminhamento de projetos e pedidos de bolsas, andamento dos processos, emissão de pareceres, assinaturas de termos de concessão, relatórios técnicos e de prestação de contas, entre outras facilidades, para pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador de autor, isto é, um código digital gratuito, como um RG, que resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc). O Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores. O DOI (Digital Object Identifier) já está integrado ao ORCID iD. Essa integração garante a automática atualização de publicações que possuam DOI.
Clique aqui para acessar o Tutorial de uso do ORCID elaborado pela USP.
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