LANÇAMENTOS CEART 2024
TEORIAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL: MIGRAÇÃO, ENCULTURAÇÃO E ACULTURAÇÃO
Editora da TeMA, Salvador (BA)
Organizadora: Ilza Nogueira
Editor: Gabriel Henrique Bianco Navia
Autores: Catarina Domenici, Charles de Paiva Santana, Cristina Capparelli Gerling, Didier Guigue, Gabriel Henrique Bianco Navia, Guilherme Sauerbronn de Barros, Ilza Nogueira, Marcos da Silva Sampaio, Marcos Nogueira, Maria Lúcia Pascoal, Norton Dudeque, Pauxy Gentil-Nunes
Grupo de Pesquisa Processos Músico-Instrumentais, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação em Música
Para celebrar os 10 anos de fundação da TeMA, nada mais oportuno do que avaliar a importância da Associação no desenvolvimento da pesquisa teórica em Música. Nesse sentido, o grupo de estudo dedicado à “Historiografia da Teoria da Música no Brasil” concebeu e desenvolveu o projeto de pesquisa que observa a migração de teorias estrangeiras no Brasil, em processos de enculturação (absorção da cultura migrante) e aculturação (adaptação da cultura migrante à cultura receptora, resultando em transformações). Consideramos aqui tanto a produção analítica quanto a produção composicional sistematizada num período aproximado de 44 anos, que corresponde ao desenvolvimento da pósgraduação em Música no Brasil e, consequentemente, da institucionalização da pesquisa em Música entre nós. link para a obra: https://tema.mus.br/novo/storage/pubs/TeoriasEstrangeirasNoBrasil-TeMA.pdf
Revista ORFEU v.9 n.1 e v.9 n.2
UDESC, Florianópolis
Editores: Guilherme Sauerbronn de Barros e Teresa Mateiro Editores convidados: Laíze Guazina e Rodrigo Heringer
Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMUS/UDESC
v. 9 n. 1 (2024): Dossiê Musicistas como Trabalhadores(as) e a Música como Trabalho no Brasil Editores do Dossiê: Dra. Laíze Guazina (UNESPAR) e Dr. Rodrigo Heringer (UFRB) Editores: Guilherme Sauerbronn de Barros (UDESC), Teresa Mateiro (UDESC) <https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/issue/view/981>
v. 9 n. 2 (2024): Dossiê: V Encontro da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA Editores: Guilherme Sauerbronn de Barros (UDESC), Teresa Mateiro (UDESC). <https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/issue/view/999>
Móin-Móin Revista de Estudos em Teatro de Formas Animadas
UDESC, Florianópolis
Editores: Paulo Balardim, Liliana Rerez Recio, Fabiana Lazzari de Oliveira
GP Poéticas Teatrais, Departamento de Artes Cênicas, PPGAC
Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas (Qualis A2) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, numa ação do Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense. A revista tem compromisso com a criação de um corpo temático de pesquisa, promovendo estímulo e suporte teóricos para futuras reflexões sobre o Teatro de Formas Animadas.
v. 1 n. 29 (2024)-Teatro de Objetos: Memória e História Nesta edição da Revista Móin-Móin, provocamos os autores a refletirem sobre as especificidades desse modo de produção artística e sobre os pressupostos que movem sua expressão: o Teatro de objetos é uma outra vertente do Teatro de Animação ou uma linguagem à parte? Quais as dinâmicas que caracterizam essa forma teatral? Que transformações essa nova concepção insurgente traz para a escritura cênica textual e plástico-visual? Quais reflexões e conflitos o confronto do humano com o objeto provocam na cena? Podemos falar de um sistema do teatro objetal que busca apreender os diferentes sentidos do objeto? Quais seus antecedentes? Quais as características das dramaturgias para o Teatro de Objetos? Quais grupos, processos e espetáculos se notabilizaram e desenvolveram esse gênero? Quais as influências das artes visuais nas experiências com os objetos em ação dramática? Quais as possíveis aproximações pedagógico-teatrais com objetos animados? Quais as potências que esse teatro pode evocar hoje e como ele se relaciona com a sociedade contemporânea? O que é o Teatro de Objetos documental? Objetos encontrados, objetos estranhados e objetos pobres, quais as dimensões que encontram na cena teatral? Como se manifestam os diferentes universos poéticos possíveis? Quais experimentos e investigações estão sendo realizados hoje nesse campo? Quais as relações entre o teatro de objetos e a sociedade de consumo e a urgência pelo cuidado ambiental? Qual a formação necessária para o ator/a atriz no Teatro de Objetos? Como a América Latina tem desenvolvido essa vertente teatral?
v. 2 n. 30 (2024)- 35 anos do Teatro Lambe-Lambe no Brasil Esta edição traz a contribuição de 16 textos inéditos, sendo que 13 compõem nosso dossier temático sobre o Teatro Lambe-Lambe, no qual podemos conhecer um pouco da história do Teatro Lambe Lambe no Brasil, seus antecedentes, os dispositivos ópticos que inspiraram as caixas de imagens, os seus elementos poéticos e refletir sobre a dramaturgia de espetáculos do Teatro Lambe-Lambe, bem como ele se insere em diversas localidades. São os autores: Denise di Santos, Daniele Viola, Rômulo Ramos, Pedro Cobra, Amaru González, Omayra Martinez, Cláudia Costa, Paloma Medina, Gislaine Pozzetti, Leandro de Maman, Sandra Coelho, Gabriela Céspedes, Mário Piragibe, Alex de Souza e Anibal Pacha. Nos artigos de fluxo contínuo temos a tradução inédita de Evandro Teixeira, que traz instigante texto de Copeau sobre o Teatro Mecânico; o texto aprofundado de Almir Ribeiro, que apresenta a pedagogia da máscara em Gordon Craig; e temos o artigo de Suzi Daiane, a qual analisa seu espetáculo e reflete sobre questões de acessibilidade em interação com a poética do espetáculo.
Revista digital disponível no Portal de Periódicos da UDESC
Financiamento: Programa de Extensão Foprmação Profissional no Teatro Catarinense
Casa de mulheres: Arquitetando a vida no bairro Monte Cristo
Editora Udesc - Florianópolis
Autoras: Renata Rogowski Pozzo, Rita de Cássia Goeldner, Bianca Fermiano, Luzia Renata Yamazaki, Jutiara Fernandes Costa
Projeto de extensão "Casas de Carolina". Departamento de Geografia e Departamento de Artes Visuais
Esta publicação é expressão de uma caminhada de dois anos do programa de extensão universitária "As Casas de Carolina", coordenado pela professora Renata Rogowski Pozzo do curso de Geografia da FAED/UDESC, em parceira com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores LIFE/UDESC, com o projeto Casa de Mulheres e a com Associação de Mulheres do Monte Cristo. O público-alvo do projeto foram mulheres, mães e chefes de família residentes no bairro Monte Cristo, conexão que gestou uma parceria entre a Universidade e a Sociedade Civil Organizada tendo em vista um compartilhamento de saberes. O projeto teve como objetivo atuar em três frentes: ‘A Casa’, ‘As Mulheres’ e ‘O Diário’. A casa - consistiu na realização de oficinas de técnicas de construção civil para as mulheres. As Mulheres - voltava-se o compartilhamento de saberes, desejos e afetos que pudéssem levar as participantes a rememorar suas biografias e trajetórias de vida. O Diário - propunha o registro das experiências das mulheres nas duas ações anteriores, que, ao final do programa, estão gerando a presente publicação. Diante destes objetivos, encontramos inspiração na obra de Carolina de Jesus, que utilizava sua casa como metáfora para falar de si e do mundo. Compreendemos a casa como nosso espaço primário e o ato de habitar como a expressão básica de nosso relacionamento com o mundo. Assim, trabalhando a materialidade da casa objetivou-se, em última análise, reconstruir e potencializar trajetórias de vida.
Financiamento: EDITAL PAEX-PROCEU/UDESC nº 01/2021
Descobertas, encantamentos e aprendimentos: dupla escuta na educação musical da infância (capítulo)
Vitória, ES: Digital ProEx/UFES, 2024
Autora: Sandra Mara da Cunha
Inspirada pelo aprendizado com a infância, presente na poética de Manoel de Barros, o ensaio tematiza a educação musical na escola da pequena infância, propondo a reversão da lógica do ensinar para a do aprender com as crianças os caminhos para ensiná-la. A narrativa está fundada na práxis dialógica de professora de música na educação infantil e na formação de professoras com estudos na perspectiva da educação musical da infância. O intento é afirmar uma docência que escuta com ouvidos de crianças, acompanhando de pertinho suas descobertas, encantamentos e aprendimentos musicais. Essa docência reconhece o direito das crianças de participar de seus percursos de aprendizagem, afirma a essencialidade de ambientes preparados para instigar as experiências infantis, e professoras que fomentam a sensibilidade de escutas e fazeres que levam à construção de conhecimento em música. Nessa perspectiva, a dupla escuta é metodologia de atuação e pesquisa que coloca o foco no ouvir cultivado da linguagem da música, e na escuta sensível das crianças em seu fazer musical. Os resultados são criações de formas sonoro-musicais que expressam modos de sentir, pensar e significar o mundo por meio da música e a partir dela.
Museu da Escola Catarinense da UDESC: ação educativa e proposições para mediação
Editora AAESC, Florianópolis
Autoras: Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Sandra Makowiecky e Beatriz Goudard
PPGAV/UDESC
O livro apresenta, a título de introdução, alguns dados históricos sobre o MESC e sua sede, um capítulo intitulado "Vestígios materiais e imateriais, percursos virtuais", de Sandra Makowiecky e Beatriz Goudard, originalmente apresentado no evento "X Jornadas de la Sociedad Española para el Estúdio Del Patrimônio Histórico Educativo", em Santander, Espanha. A seguir, os demais capítulos apresentam pressupostos sobre ação educativa e uma série de proposições como sugestão para inspirar os mediadores que venham a atuar no MESC, levando em conta todo o seu acervo.
Problematizações a partir da docência em Artes
Editora AAESC, Florianópolis
Autores: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Isadora Gonçalves de Azevedo, Janaina Enck, Bruna Mansani, João Paulo Ferreira Silva, Isabela Marcondes Nascimbeni, Joana Fritzen Pereira, Luiza Victória de Aquino Terra, Lucas Bresolin de Oliveira, Maitê Nolasco Telles Reis, Ananda Guimarães Alcântara, Esmayler de Souza da Cruz, Laura Leiros Carvalho, Rita de Cássia de Almeida Souza, Ariel Gaboro, Joana Zanotto Sabbá Guimarães, Natália da Gama, Vitoria de Souza Moreira Pimentel, Gabriel de Araújo dos Santos, Jordann Antunes Barbosa
LIFE, Grupo Arte e Formação nos Processos Políticos Contemporâneos, Prof-Artes/ PPGAV
Este livro apresenta contribuições para o ensino de artes visuais a partir do Programa Residência Pedagógica 2022/2024 que visa integrar estudantes de licenciatura com escolas públicas, com coordenação da CAPES e participação da UDESC. No subprojeto vinculado ao Centro de Artes, Design e Moda da UDESC, o foco foi a formação de professores de artes, utilizando a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como fio condutor. O projeto também enfatiza a seleção criteriosa de conteúdos para o ensino de artes, fundamentada na concepção materialista histórica e dialética em autores como Saviani, Karel Kosic, entre outros.
NOVAS CONVERSAS NO GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, ARTE E INCLUSÃO
Appris - Curitiba
Organizadora: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
Trata das reuniões de pesquisas do grupo Educação, Artes e Inclusão.
Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão
Financiamento: Cnpq/Fapesc
MusiCS em Perspectivas
Editora Pimenta Cultural, São Paulo (SP)
Organizadoras: Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo, Nira Aziveiro Pomar e Carolina Momm de Melo
Grupo de pesquisa MusiCS (Música, Cultura e Sociedade)do departamento de Música/CNPq e Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC.
MusiCS em Perspectivas compõem-se de quinze artigos demonstrativos da diversidade da pesquisa realizada pelos pesquisadores e pesquisadoras do grupo (docentes, discentes e egressos do PPGMUS UDESC), contemplando temas transversais e interdisciplinares, perpassados pelas principais atividades musicais - poética (composição), prática (interpretação e performance) e teoria (musicologia e história) - e pela perspectiva da temporalidade na interação com a cultura e a sociedade.
Financiamento: FAPESC
Ensaios Reunidos: perspectivas musicais e antropológicas
Editora Pimenta Cultural, São Paulo (SP)
Autor: Acácio Piedade
Organizadoras: Cristina M. Emboaba da Costa J. de Camargo, Nira Aziveiro Pomar e Carolina Momm de Melo
Grupo de pesquisa MusiCS (Música, Cultura e Sociedade) do Departamento de Música/CNPq e Programa de Pós-Graduação em música da UDESC.
Coletânea de artigos do prof.Dr. Acácio Piedade em edição comemorativa. Os dezesseis artigos selecionados são um compêndio das pesquisas do autor nos últimos vinte anos. Inicialmente são textos sobre sua concepção da teoria das tópicas na música brasileira, uma ferramenta analítica no campo da retórica que abre possibilidades, sobretudo, para que se compreendam as musicalidades brasileiras a partir das figuras comuns presentes no repertório. Em seguida, esse tema é relacionado com o hibridismo, onde o autor explora perspectivas composicionais relacionando-as com o fenômeno sociocultural. Além disso, foram selecionadas pesquisas no campo da antropologia que são parte fundamental da carreira de Piedade.
Financiamento: FAPESC
Pirilâmpsias: Composições e Arranjo de José Eduardo Gramani - Música popular brasileira para violino, rabeca e outros instrumentos de arco
Pimenta Cultural, São Paulo (SP)
Autor: José Eduardo Gramani (in memorian)
Edição crítica: Carolina Momm de Melo e Luiz Henrique Fiaminghi.
Organizadoras: Cristina M. Emboaba da C. J. de Camargo; Nira Aziveiro Pomar e Carolina Momm de Melo.
Grupo de pesquisa MusiCS do departamento de música da UDESC/CNPq e PPGMUS da UDESC.
Esta é uma coleção de composições de obras originais e arranjos de José Eduardo Gramani (1944-1998). Um compilado de duetos e trios de música popular brasileira para violinos, rabecas e outros instrumentos de arco produzidos ao longo de sua carreira.
Financiamento: FAPESC
Le Guide de Bienvenue: L’histoire s’écrit maintenant
Autoras: Patrícia Machado e Bianca Scliar.
Lab.ei – Laboratório de Ensaios e Imprevistos, PPGAC, UDESC e Divisão de Psiquiatria Social e Transcultural, Universidade McGill, Montreal, CA
A obra «Le guide de bienvenue: l’histoire s’ecrit maintenant» faz parte das atividades desenvolvidas ao longo do estágio doutoral, realizada na Universidade de Concordia, no Canadá, com financiamento da CAPES, através de bolsa PDSE – “Doutorado sanduíche”. O áudio performativo foi criado durante a pesquisa de campo realizada em hotéis, abrigos e centros comunitários que recebem pessoas solicitantes de asilo e refúgio na região do Quebec. A ação é afiliada à Divisão de Psiquiatria Social e Transcultural da Universidade McGill que tem como foco desenvolver e implementar intervenções ecossociais para a melhoria da saúde mental e apoio psicossocial para famílias deslocadas de seus países de origem devido a conflitos, perseguições ou outros eventos traumáticos. Iniciamos com a experimentação e a condução de atividades de dança e, sensíveis às diferentes narrativas, relatos, que nos direcionavam a dramaturgias específicas, percebemos que cada contexto de deslocamento forçado, conflito intercultural e diáspora, oferecia uma dança relacional com aquele espaço, de recomeço e memória. Tais qualidades foram desenvolvidas em um roteiro e áudio performativo, que compreendemos como uma extensão da composição coreográfica e das práticas de improvisação realizadas. Le guide de bienvenue: l’histoire s’ecrit maintenant, é oferecido às famílias recém-chegadas e ativado na integração ao novo espaço de convívio, os hotéis de acolhimento. A ação oferece uma vivência exploratória e livre ao corpo e ao movimento, o cultivo de um imaginário possível, a escuta pessoal e do espaço, assim como o bem-estar neste lugar de transição e suspensão. Criado de forma colaborativa com as/os asiladas/os, o material sonoro foi traduzido e gravado nas línguas mais faladas nos centros de acolhimento: inglês, francês, espanhol, farsi, árabe e português. A obra teve estreia no dia 13 de agosto de 2024 e hoje faz parte do acervo permanente das ações de acolhimento oferecidas pelo Welcome Haven, programa acadêmico comunitário, articulando movimento e memória como um lugar de ressoar e integrar histórias. A performance é parte da tese desenvolvida no PPGAC sobre práticas da performance, e suas forças relacionais, no auxílio a sensação de pertença, mistura e integração de pessoas em situação de deslocamento forçado, como migrantes, refugiados e asilados, sob orientação da professora Bianca Scliar.
Financiamento: CAPES
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