Guia do Aluno - Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo
Como ingressar no PPGCS?
O edital de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência Animal é publicado nos meses de maio e outubro. As inscrições são realizadas on line.
Quando ocorrem as matrículas?
A data de matrícula é divulgada em edital próprio, e ocorre geralmente nos meses de fevereiro e julho.
O acadêmico deve realizar a rematrícula semestralmente on line, inclusive em caso de prorrogação de prazo.
Como ativo meu e-mail institucional?
Após a matrícula é necessário ativar seu e-mail institucional, canal de comunicação oficial.
Para ativar seu e-mail institucional acesse https://www.udesc.br/sistemas/office365/emailinstitucional .
Posso prorrogar o prazo para concluir o curso?
Sim. O prazo máximo de prorrogação para o Mestrado e Doutorado é de 06 meses, quando devidamente justificado e aprovado pelo Colegiado. Instruções no Link Orientação para prorrogar prazo de defesa.
Preciso fazer um teste de proficiência em língua inglesa ou portuguesa (para os estrangeiros):
Sem dúvida! O prazo é de até 12 meses (Mestrado) e 24 meses (Doutorado) para estar aprovado no teste oferecido pela Universidade ou para ter validado um dos testes permitidos pelo regimento interno do PPGCA.
E o meu projeto de pesquisa, qual o prazo e onde eu entrego?
Deve ser entregue até a 1ª rematrícula para o mestrado e 2ª rematrícula para o doutorado, e deverá ser assinado e encaminhado pelo orientador. Modelo projeto de pesquisa
É necessário passar pelo exame de Qualificação?
Somente acadêmicos de Doutorado. A Qualificação deve ser marcada com antecedência mínima de 30 dias, e máxima de 60 dias.
A banca será composta pelo orientador ou coorientador do acadêmico, um membro externo à UDESC, um membro interno, e suplentes, sendo vedada a participação de parentes até 4º grau do acadêmico, do orientador e demais membros da banca do exame de Qualificação.
Como faço para marcar minha defesa de Dissertação/Tese?
Deve ser marcada com antecedência mínima de 30 dias.
Documentos necessários:
- CI do orientador solicitando a banca, disponível no item "Documentos";
- Histórico escolar + declaração de que o acadêmico está apto para defesa (emitidos pela Secretaria de Ensino de Pós-graduação);
- Dissertação/Tese em formato pdf (encaminhar para o e-mail ppgcs.cav@udesc.br ou ppgcs.cav@gmail.com).
- Para defesa de Tese, comprovante de submissão de um artigo relacionados ao tema da referida tese para publicação em revista científica com Qualis A ou B, ou fator de impacto equivalente para revistas que não estão no Qualis;
Mestrado: A banca será composta pelo orientador ou coorientador do acadêmico, um membro externo à UDESC, um membro interno, e suplentes, sendo vedada a participação de parentes até 4º grau do acadêmico, do orientador e demais membros da banca.
Doutorado: A banca será composta pelo orientador ou coorientador do acadêmico, dois membros externos à UDESC, dois membros internos, e suplentes, sendo vedada a participação de parentes até 4º grau do acadêmico, do orientador e demais membros da banca.
Quais são os documentos necessários para obter o Diploma?
- Cópia digital na versão final com as correções sugeridas pela banca, com todas as assinaturas na folha de aprovação. O título final da dissertação/tese deve constar na ata de defesa; em caso de divergência a dissertação/tese não será recebida. Observar o manual de trabalhos acadêmiscos disponível em https://www.udesc.br/bu/manuais
- Declaração de negativa de débito com a biblioteca;
- Documento "Termo de Autorização" disponível https://www.udesc.br/bu/manuais
Mestrado:
- Comprovante de submissão de um artigo relacionado ao tema da referida dissertação para publicação em revista científica com Qualis A ou B, ou fator de impacto equivalente para revistas que não estão no Qualis (encaminhar por e-mail);
- Declaração do orientador atestando ciência e concordância com a submissão do artigo;
- Cópia do artigo em formato PDF (por e-mail).
Doutorado:
- Comprovantes de submissão do segundo artigo relacionado ao tema da referida tese para publicação em revista científica com Qualis A ou B, ou fator de impacto equivalente para revistas que não estão no Qualis (encaminar poir e-mail);
- Declaração do orientador atestando ciência e concordância com a submissão dos artigos; Exemplo
- Cópia do artigo em formato PDF (por e-mail).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.