Projeto de Pesquisa: Determinação e Quantificação de Compostos e Elementos Químicos Presentes nos Meios Agrário e Veterinário.
Linha de Pesquisa: Dinâmica de elementos químicos e nutrição de plantas
Descrição:
Tem como principal objetivo investigar a presença e a quantidade de compostos químicos e elementos em diferentes matrizes do setor agrícola e veterinário. Através da identificação e quantificação de substâncias de interesse comercial como metil xantinas, polifenóis, carotenóides, micronutrientes, fertilizantes e/ou ambiental como microplásticos, pesticidas e aditivos veterinários, buscamos entender a composição química dos produtos gerados e meios utilizados nessas práticas.
Além disso, o projeto visa avaliar a influência do manejo e de práticas de pós-colheita de diversas culturas na qualidade da produção vegetal, bem como o impacto ambiental de pesticidas e fármacos veterinários, considerando como sua presença pode afetar a qualidade do solo, da água e a saúde dos animais e humanos. Para isso, serão desenvolvidos e padronizados protocolos de análise que possam ser utilizados em laboratórios, garantindo a confiabilidade e a reprodutibilidade dos resultados. Por fim, a capacitação de estudantes e profissionais na área agrária, veterinária e bioquímica será um foco importante, enfatizando a relevância da análise química para um manejo agropecuário que gere produtos de melhor qualidade de forma mais consciente e sustentável.
Subprojetos em execução:
· Avaliação da presença de micro plásticos em solos de áreas de recarga do aquífero na zona urbana de Lages, Santa Catarina.
· Extração, avaliação e determinação dos teores de alcalóides cafeína e teobromina em sob diferentes condições agronômicas em diferentes técnicas de extração de distintas partes de erva-mate (Ilex paraguaiensis).
· Produção de alfa ácidos em cultivares de lúpulo submetidos a déficit hídrico em solo da serra catarinense.
· Armazenamento de maçãs Fuji em atmosfera controlada e atmosfera controlada dinâmica com óxido nítrico: ac plus no e acd plus no.
· Acúmulo e distribuição de zinco pela erva-mate (Ilex paraguarienses st. Hil).
· Óxido nítrico no armazenamento de ameixas Laetitia em atmosfera controlada.
· Óxido nítrico no armazenamento de maçãs Gala em atmosfera controlada e atmosfera controlada dinâmica.
· Caracterização de uvas e vinhos nas cultivares Cabernet Sauvignon e Chardonnay em sistemas de cultivo protegido em região de altitude do estado de Santa Catarina.
· Cultivo de Cannabis sativa no Planalto Sul Catarinense.
· Adaptabilidade de diferentes cultivares de lúpulo, composição química de cones e elaboração de cerveja no Planalto Sul Catarinense.
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090 Conta Dinheiro, Lages / SC CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.