Projeto de Pesquisa: Métodos de análise quantitativa de variáveis de solo e água.
Linha de Pesquisa: Caracterização, conservação e uso dos recursos naturais.
Descrição: A variação é uma qualidade inerente aos atributos do solo e da água. Portanto, é importante conhecê-la para que se possam eleger modelos estatísticos adequados e aplicá-los aos dados oriundos de experimentos e levantamentos. Além disso, a variabilidade espacial e temporal dos atributos de solo e água também é importante e deve ser considerada. Estudos dessa natureza são fundamentais para o levantamento e a classificação de solos, planejamento de experimentos e levantamentos, padronização de procedimentos de amostragem, coleta de dados e extrapolação de resultados. Considerando esses fatos, é importante conhecer o comportamento dessa variabilidade para validar a aplicação de métodos de inferência que resultem em conclusões com margem de erro conhecida. A tomada de decisão quanto às ações que dizem respeito ao manejo dos recursos naturais e da exploração agrícola depende diretamente da utilização correta desses procedimentos. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho consiste no desenvolvimento e na aplicação de métodos de análise quantitativa de dados que envolvam variáveis relacionadas ao solo e água.
Subprojeto 1: Modelagem do processo de erosão do solo pela água da chuva. Subprojeto 2: Avaliação da tolerância e acumulação de Cd e Pb por plantas olerícolas em cultivo hidropônico. Subprojeto 3: Análise da rugosidade superficial do solo através de índices estatísticos, geoestatísticos e fractais. Subprojeto 4: Processos bioquímicos e fisiológicos em plantas olerícolas acumuladoras de Cd e Pb. Subprojeto 5: Monitoramento de água e sedimento no rio Palmeiras, bacia do Tubarão, SC, em área de mineração de carvão. Subprojeto 6: Esatudo de elementos-traço (Al, Cd, Cu, Fe, Mn, Pb e Zn) e macroinvertebrados bentônicos na bacia do rio Canoas no estado de Santa Catarina sob diferentes ações antrópicas. Subprojeto 7: Relação entre produtividade de talhões de eucalipto, manejo de adubação e características edáficas baseada em geoestatística e análise multivariada. Subprojeto 8: Determinação de valores orientadores de prevenção para solos contaminados por cobre e zinco no estado de Santa Catarina. Subprojeto 9: Compressibilidade de Cambissolos e Nitossolos do Planalto Sul Catarinense.
ENDEREÇO
Av. Luiz de Camões, 2090 Conta Dinheiro, Lages / SC CEP: 88.520-000
CONTATO
Telefone: (49) 3289-9100
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.