JEAN ALBERTO SAMPIETRO
Endereço do Lattes: http://lattes.cnpq.br/2015018876517184
E-mail: jean.sampietro@udesc.br
Telefone: (49) 3289 – 9312
-Projeto de Pesquisa: Propriedades mecânicas e parâmetros de trafegabilidade de solos subtropicais do Sul do Brasil
-Linha de Pesquisa: Caracterização, conservação e uso dos recursos naturais
-Descrição de projeto de pesquisa: O estudo de propriedades mecânicas e parâmetros de trafegabilidade de solos é determinante para o desenvolvimento de melhores práticas de uso e manejo em sistemas de produção animal, agrícola e florestal, uma vez que, a partir da determinação e conhecimento da relação entre as variáveis, pode-se predizer o comportamento e descrever as interações “solo-tráfego”, de modo a permitir a utilização racionalmente do recurso “solo”, seja em áreas cultivadas ou com piso preparado (pátios ou estradas). Os objetivos deste projeto são: (i) determinar propriedades mecânicas, parâmetros de trafegabilidade e caracterizar geotecnicamente solos subtropicais; (ii) avaliar o efeito da aplicação de cargas e energias de compactação de modo a predizer o comportamento mecânico dos solos; (iii) correlacionar propriedades mecânicas e atributos físicos dos solos para desenvolver funções matemáticas para estimativa de parâmetros de trafegabilidade; (iv) avaliar alternativas de estabilização mecânica e química convencionais e não convencionais para melhoria da trafegabilidade. Serão avaliadas áreas de estudo de modo representar as principais classes de solos subtropicais no Sul do Brasil, cujas apresentem uso para produção animal, agrícola e florestal. Em cada área de estudo, o solo será caracterizado morfologicamente com amostragem de material com e sem estrutura preservada a partir dos horizontes A e B, conforme a classe de solo. Conforme a viabilidade, poderão ser testados tratamentos de estabilização mecânica por meio de misturas dos solos com materiais rochosos e/ou outros solos e, também, tratamentos de estabilização química a partir de produtos de origem comercial ou resíduos (coprodutos) de indústrias de base civil, agropecuária ou florestal. Em laboratório serão realizadas as determinações de granulometria, matéria e carbono orgânico, densidade de partículas, limites de consistência, ensaios de compactação em diferentes energias, além da resistência à compressão e índice de suporte Califórnia. Nos testes de alternativas de estabilização dos solos, poderá ser realizada avaliação “in situ” mediante construção de trechos experimentais, com determinação de parâmetros de resistência à penetração, deflexão e deformação. Os resultados proporcionarão informações para entendimento do comportamento mecânico e susceptibilidade dos solos à deformação e, consequente, degradação física em função do seu tipo e condição imposta, permitindo a escolha de alternativas de manejo que reduzam impactos ambientais em busca de maior sustentabilidade.
-Projeto de Pesquisa: Manejo da qualidade física de solos submetidos ao tráfego de máquinas em operações agrícolas e florestais no estado de Santa Catarina
-Linha de Pesquisa: Caracterização, conservação e uso dos recursos naturais
-Descrição de projeto de pesquisa: A mecanização e advento da automação tem possibilitado aumento da produtividade, qualidade e redução de custos das atividades para o cultivo agrícola e de florestas. Entretanto, tem sido responsável por impactos ambientais, destacando-se a degradação da qualidade física do solo, a qual é resultado do tráfego de máquinas, principalmente, em condições inadequadas de umidade e/ou sem limite de carga a ser transportada. O objetivo deste projeto é avaliar a qualidade física de solos no estado de Santa Catarina em diferentes condições operacionais e sistemas de manejo para produção agrícola e florestal. Serão selecionadas áreas experimentais com características edáficas distintas e que representem condições diferentes operacionais em sistemas de produção agrícola e florestal do estado de Santa Catarina. Em cada área experimental, diferentes condições operacionais serão avaliadas ou simuladas por meio da instalação de parcelas com controle ou bloqueamento dos fatores: umidade do solo, intensidade de tráfego, carga transportada pela máquina ou veículo. Em cada parcela será realizada amostragem de solo em diferentes camadas de profundidade ou horizontes. Serão realizadas determinações de atributos e propriedades físicas (granulometria, densidade, porosidade, limites de consistência), mecânicas (curva de compactação, deformação e capacidade de suporte) e hídricas (capacidade de armazenamento, curva de retenção e condutividade hidráulica). Também, serão realizadas avaliações espacializadas por meio da mensuração da resistência do solo à penetração junto à aplicação de técnicas e modelagem geoestatística. As informações do projeto resultaram em melhores práticas operacionais para manejo dos solos, as quais auxiliarão gestores na tomada de decisão quanto à escolha do tipo de máquina mais adequada para cada situação e/ou método de trabalho que reduza impactos na execução de operações agrícolas e florestais, propiciando maior sustentabilidade no processo em atividades de produção rural.
-Projeto de Pesquisa: Estudo de alternativas operacionais e técnicas para preparo de solos e cultivo de espécies florestais no estado de Santa Catarina
-Linha de Pesquisa: Produtividade de sistemas agrícolas e florestais
-Descrição de projeto de pesquisa: A mecanização e advento da automação tem possibilitado aumento da produtividade, qualidade e redução de custos das atividades para o cultivo agrícola e de florestas. Entretanto, tem sido responsável por impactos ambientais, destacando-se a degradação da qualidade física do solo, a qual é resultado do tráfego de máquinas, principalmente, em condições inadequadas de umidade e/ou sem limite de carga a ser transportada. O objetivo deste projeto é avaliar a qualidade física de solos no estado de Santa Catarina em diferentes condições operacionais e sistemas de manejo para produção agrícola e florestal. Serão selecionadas áreas experimentais com características edáficas distintas e que representem condições diferentes operacionais em sistemas de produção agrícola e florestal do estado de Santa Catarina. Em cada área experimental, diferentes condições operacionais serão avaliadas ou simuladas por meio da instalação de parcelas com controle ou bloqueamento dos fatores: umidade do solo, intensidade de tráfego, carga transportada pela máquina ou veículo. Em cada parcela será realizada amostragem de solo em diferentes camadas de profundidade ou horizontes. Serão realizadas determinações de atributos e propriedades físicas (granulometria, densidade, porosidade, limites de consistência), mecânicas (curva de compactação, deformação e capacidade de suporte) e hídricas (capacidade de armazenamento, curva de retenção e condutividade hidráulica). Também, serão realizadas avaliações espacializadas por meio da mensuração da resistência do solo à penetração junto à aplicação de técnicas e modelagem geoestatística. As informações do projeto resultaram em melhores práticas operacionais para manejo dos solos, as quais auxiliarão gestores na tomada de decisão quanto à escolha do tipo de máquina mais adequada para cada situação e método de trabalho que cause menor impacto para execução de operações agrícolas e florestais, propiciando uma busca pela sustentabilidade e impactando produtores, empresas do setor e sociedade.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.