Linha de Pesquisa: Políticas de Memória e Narrativas Históricas
Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde março de 2023. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UDESC) desde agosto de 2023, e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UDESC) desde janeiro de 2024. Atuou como professor substituto na mesma instituição entre agosto de 2021 e março de 2023. Doutor em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, 2021), com estágio sanduíche de um ano na Ghent University (2019-2020). Mestre (2015) e Licenciado (2012) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o grupo de pesquisa "Linguagens e Representação", cadastrado no CNPq e vinculado à UDESC. É integrante da comissão organizadora da International Network for Theory of History (INTH). Atua principalmente nas áreas de Teoria e Filosofia da História, História do Tempo Presente e História da Historiografia. Seus interesses de pesquisa têm como foco as políticas do tempo e da história no mundo contemporâneo, as disputas em torno da definição das fronteiras temporais entre o presente e o passado, e a variedade dos tempos históricos e suas reverberações no espaço público, especialmente na luta por direitos, justiça e responsabilidade.
Vinculado ao:
Laboratório de Imagem e Som (LIS).
Área de Interesse:
Teoria e Filosofia da História;
História da Historiografia;
História do Tempo Presente;
Temporalidades, historicidades, políticas do tempo, história e memória, futuridades, negacionismos;
História dos Conceitos;
Engajamentos com o discurso histórico;
Culturas Históricas.
Projetos de Pesquisa em Andamento:
Policronias do presente: diálogos entre História do Tempo Presente e as teorias contemporâneas dos tempos históricos
Grupo de pesquisa CNPq:
Linguagens e Representação
Tese de Doutorado:
Outros tempos, outras histórias : kairós, manifesto, crise.
Artigos:
RAMALHO, Walderez. Sobre os limites do tempo: história do tempo presente, policronia e performatividade. HISTÓRIA (SÃO PAULO), v. 42, p. e2023036, 2023.
RAMALHO, Walderez. Reinterpreting the? times of crisis? based on the asymmetry between chronos and kairos. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA, v. 14, p. 115-144, 2021.
Capítulos de Livros:
RAMALHO, Walderez. Negacionismo e historicidade. In: Rogério Rosa Rodrigues; Fernando Sossai; Dominique Santos; Michele Gonçalves Cardoso; Samira Peruchi Moretto. (Org.). História: usos do passado, ética e negacionismos. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v. , p. 210-219.
PEREIRA, M. H. F. ; MARQUES, M. ; RAMALHO, Walderez . O atualismo chega à História? Virtualização do ofício do historiador durante a pandemia de Covid-19 (2020). In: Thiago Lima Nicodemo, Alesson Ramon Rota, Ian Kisil Marino. (Org.). Caminhos da história digital no Brasil. 1ed.Vitória: Editora Milfontes, 2022, v. 1, p. 277-302.
Livros:
PEREIRA, M. H. F. ; MARQUES, M. ; ARAUJO, Valdei Lopes de ; RAMALHO, Walderez . Bolsotrump: realidades paralelas (2020-2022). 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2022. 98p.
RAMALHO, Walderez. A experiência do momento histórico: tempo-kairós, escrita de manifestos e estado de crise. 1. ed. Vitória: Editora Milfontes, 2022. 211p.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.