ESTRATÉGIAS DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS
O acompanhamento de egressos fornece dados sobre a contribuição do PPGH-UDESC na formação de recursos humanos e qualificação de profissionais, na área das Ciências Humanas, para a região e para a sociedade brasileira. Para buscar acompanhar a trajetória de egressos após a conclusão de seu curso, a coordenação do programa criou a Comissão de Acompanhamento de Egressos, composta por docentes e discentes, que tem como finalidade desenvolver mecanismos, levantar dados e promover o mapeamento da carreira profissional de mestres/as e doutores/as após sua passagem pelo PPGH. Nos últimos anos, a Comissão tem desenvolvido e analisado formulários de consulta enviados aos/as egressos/as, mapeamento das produções recentes através do Currículo Lattes, pesquisa de informações em redes sociais, e reuniões periódicas. Além disso, a comissão foi responsável pela organização do I Seminário de Auto-avaliação do PPGH-UDESC, que contou com uma mesa dedicada aos Egressos do PPGH, com a participação de uma egressa do mestrado e dois egressos do doutorado.
Tem sido igualmente frequente a presença de egressos no programa, seja na participação de grupos de estudos coordenados por docentes do PPGH, seja em eventos organizados pelo Programa. Para citar apenas alguns exemplos, podemos mencionar o Seminário Internacional de História do Tempo Presente, cuja terceira edição ocorreu no primeiro ano do quadriênio e o evento INTERVENÇÕES HISTÓRICAS, organizado por discentes em colaboração com a coordenação do Programa. Em sua primeira edição, intitulada Ditadura civil-militar de 1964. História, memória e espaço público, em maio de 2019, houve reunião de discentes e egressos em mesa redonda. A segunda edição, intitulada Ditadura Civil-Militar de 1964: História, memória e espaço Público, distribuída em três dias, ocorreu entre maio e junho de 2020, em formato remoto e ampliado, reunindo igualmente discente e egressos do Programa em seis mesas-redondas. Tais iniciativas tem possibilitado o contato constante com os egressos. Tais iniciativas tem possibilitado o acompanhamento constante dos egressos, o que atribui para a auto-avaliação do Programa. Os principais dados relativos aos/as egressos/as que ingressaram no curso desde 2012 e concluíram sua titulação até 2020, totalizando 132 egressos/as, serão apresentados a seguir.
MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS EGRESSOS
Observa-se que os/as egressos/as do PPGH-UDESC possuem perfil multiplicador, no sentido em que atuam – em sua expressiva maioria – no ensino e na pesquisa, promovendo também a formação em recursos humanos de qualidade, em diferentes níveis e instituições. Cabe destacar, ainda, que o alcance da formação promovida pelo PPGH-UDESC não se limita à área de Florianópolis (Campus 1, sede do Programa) ou mesmo Santa Catarina. Desde seu início o Programa tem recebido alunos de todo o Estado e de diferentes Unidades da Federação, interesse que aumentou com a implantação do doutorado, em 2014. Muitos desses profissionais encontram-se, hoje, distribuídos nas diferentes regiões do Estado catarinense e em outros Estados brasileiros. Além da atuação em instituições de ensino, um número bastante expressivo de egressos/as atua em cargos de secretarias educacionais e culturais, na salvaguarda de acervo, em serviços de comunicação e na área de produção cultural, entre outras atividades. Alguns egressos também têm atuado na formação de políticas públicas e na coordenação de projetos de História Pública, com especial destaque a formação de acervos digitais, organização de arquivos institucionais e criação de currículos escolares.
A implementação do doutorado, e a defesa das primeiras turmas, também tem demonstrado o processo crescente de internacionalização dos egressos do PPGH-UDESC, tendo seis egressos realizado doutorado-sanduíche em diferentes instituições da América Latina, Estados Unidos e Europa. O mapeamento dos últimos anos de produção de egressos/as também demonstra a continuidade da produção bibliográfica após as defesas, em especial através de artigos em periódicos qualificados, capítulos de livros e anais de evento. Entre os principais temas de pesquisa/produção de egressos após a conclusão do curso estão: Ensino de História; Teoria da História e Historiografia do Tempo Presente; Migrações e estudos de fronteiras; Estudos de Gênero.
A seguir, apresentamos dados detalhados do perfil de egressos/as do mestrado e doutorado.
O PPGH-UDESC até março de 2021 possui 195 egressos, tendo formado 175 mestres/as (desde 2009) e 31 doutores/as (desde 2018), sendo que 11 deles são egressos do mestrado e concluíram o doutorado na mesma instituição, portanto são contabilizados uma única vez. Números que indicam sensível crescimento do Programa com a implantação do doutorado.
MESTRES/AS
Dos 101 egressos do mestrado dos quais se obteve informações, atualmente 37 (36.6 %) atuam como docentes da Educação Básica, 29 (28.7%) são doutorandos/as ou cursaram doutorado em Programas de Pós-Graduação, sete (6.9%) atuam como docentes do ensino superior, cinco (06%) são técnicos administrativos ou atuam em setores financeiros em instituições públicas e privadas, quatro (3.9%) atuam na área de comunicação social, três (3.6%) estão cursando uma segunda graduação, dois desenvolvem projetos de produção cultural e um atua como técnico para assuntos educacionais em secretária municipal. Atualmente 79 (78.2%) dos egressos do curso de mestrado possuem algum vínculo profissional e/ou acadêmico, sendo que quatro (4.8%) são atualmente doutorandos/as que também atuam no mercado de trabalho.
Após a conclusão do mestrado no PPGH-UDESC, 29 (28.7%) egressos entraram em Programas de Pós-Graduação, sendo que destes 19 (65.5% do total de egressos a cursarem doutorado) foram contemplados com bolsas de estudo. Do total de egressos a cursarem doutorado, 13 (44.8%) ingressaram no doutorado PPGH-UDESC, seis (20.6%) no PPGH-UFSC, dois no PPGH-USP, um no PPGH-PUC/SP, um no PPGH-UFPR, um no PPGH-UNB, um no PPGH-UFGD. Quatro egressos entraram em programas de pós-graduação de áreas afins, sendo estes dois no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, um no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC e um no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL.
Com relação à origem geográfica de formação anterior dos egressos de mestrado, 79 (78.2 %) graduaram-se em Santa Catarina, nove (8,9%) no Paraná, cinco (6%) em São Paulo, três no Rio Grande do Sul, dois no Mato Grosso, um em Sergipe, um no Ceará e um no Mato Grosso do Sul.
Entre aqueles que possuem vínculo empregatício, 41 (69.4 %) seguem atuando profissionalmente em Santa Catarina, quatro (4.8%) atuam no Paraná, três em São Paulo, dois no Mato Grosso, dois no Mato Grosso do Sul, dois no Rio Grande do Sul, um em Sergipe e um no Ceará.
O levantamento de dados relativos a publicações em revistas qualificadas, anais de eventos e capítulos de livros em 2020 indica que, após a conclusão do curso, ao menos vinte egressos (19,8%) do mestrado seguiram desenvolvendo e divulgando suas pesquisas no último ano. Entre os principais temas de produção dos egressos que publicaram no último ano, que em alguns casos publicam em mais de uma das áreas identificadas pelo levantamento, estão: cinco (25%) abordam Estudos de gênero e sexualidade; quatro (20%) egressos na área de Teoria da História e Historiografia; três (15%) em Ensino de História; Três (15%) sobre História de Santa Catarina; três (15%) em História das Américas; dois em estudos de juventude e infância e dois em estudos sobre Arte e Moda. Outras áreas também foram registradas entre os campos de produção dos/as egressos/as, com publicação de um mestre ou mestra: História da Música; Patrimônio Cultural e História Pública; II Guerra Mundial; Ditadura Civil-Militar; Estudos decoloniais e pós-coloniais.
Uma análise geral da trajetória de mestres e mestras titulados pelo PPGH-UDESC indica que após a conclusão do curso quase um terço dos egressos passaram a atuar como docentes da educação básica. O aprofundamento nos estudos é também considerado como uma possível fase a ser seguida, dado que ao menos egressos deram prosseguimentos aos seus estudos em nível de doutorado. Entre aqueles/as que optam pelo doutorado, a maioria opta por prosseguir no campo da história, com poucas exceções que procuraram Programas de Pós-Graduação em áreas afins ou interdisciplinares, sendo que mais da metade dos que optam pelo doutoramento conseguiram bolsas de estudo. Além da área educacional e de formação acadêmica, parte de mestres e mestras do PPGH-UDESC atuam em áreas diretamente relacionadas à área de concentração do programa e/ou as linhas de pesquisa, em especial como técnicos em assuntos educacionais, comunicadores sociais e produtores culturais.
Com relação à origem geográfica, percebe-se que muitos egressos foram estudantes de universidades catarinense, sendo que após a passagem pelo PPGH a maioria dos mestres e das mestras seguiram atuando em diferentes regiões e cidades Santa Catarina, demonstrando a penetração estadual dos formados pelo PPGH-UDESC. A análise da produção bibliográfica do último ano entre egressos do mestrado demonstra a continuidade de publicação após o término do curso, sendo que os trabalhos publicados permanecem na área de concentração do programa (História do Tempo Presente) com especial destaque a trabalhos na área de Teoria da História e Historiografia, Ensino de História, Estudos de Gênero e Sexualidade e História de Santa Catarina.
DOUTORES/AS
Dos 31 egressos do doutorado, atualmente onze (35,4%) atuam como docentes do Ensino Superior, dez (32,2%) na Educação Básica, um em secretaria de cultura, um em arquivo municipal, um na Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAPS/SC) e dois desenvolvem projetos área de história pública em parceria com instituições públicas, um na área de assessoria de imprensa. Entre os egressos 27 egressos (87%) que seguem atuando profissionalmente na área de História e/ou campos afins, 13 (41,9%) desenvolvem suas atividades profissionais no estado de Santa Catarina, um no Paraná, dois na região nordeste (Piauí a Bahia), um na região centro-oeste (Mato Grosso do Sul) e um na região sudeste (São Paulo).
Quatro (12.9%) egressos do doutorado atuam na área de história pública, sendo que um desenvolve projetos de organização de acervos e exposições no estado de Santa Cataria, um na construção de bancos de dados digitais sobre a memória da música popular no Brasil, um na Gerência de Patrimônio Imaterial da Fundação Catarinense de Cultura, um na formação de políticas públicas para o Estado de Santa Catarina, atuando no programa Pro-BNCC e na criação de currículos para o ensino médio. Destes quatro, dois atuam exclusivamente nestes projetos enquanto dois atuam também como docentes.
Com relação à origem geográfica de formação anterior dos egressos de doutorado, 21 (67.7%) realizaram mestrado no estado de Santa Catarina, três no Paraná, dois no Rio Grande do Sul, dois na Bahia, dois em Minas Gerais. Um dos egressos no doutorado, fez seu mestrado no Canadá, mas a graduação foi cursada no Brasil. Ao longo de seu doutoramento no PPGH, seis egressos realizaram doutorado-sanduíche nos Estados Unidos, México, França e Portugal, sendo que destes cinco contaram com financiamento. Dos 31 egressos de doutorado, treze (41.9%) egressos concluíram seu percurso acadêmico com bolsas, sendo que destes seis contaram com bolsa CAPES (19.3%), cinco (16.1%) com bolsas concedidas pelo programa estadual UNIEDU e dois (6.4%) concluíram seus estudos com bolsa PROMOP.
Após a conclusão do curso, doze egressos (38,7%) do doutorado seguiram realizando publicações com resultados de suas teses em revistas qualificadas, anais de eventos e capítulos de livro. Entre os principais temas de produção dos egressos, que em alguns casos publicam em mais de uma das áreas identificadas pelo levantamento, estão: Ensino de História com ao menos cinco egressos (41.6%); Migrações e estudos de fronteiras com aproximadamente cinco egressos (41.6%); Patrimônio Cultural e História Pública com em torno de quatro egressos (33.3%). Outros temas, com menor número de doutores que seguem produzindo, são: História da Música Brasileira; História da Arte, Estudos Territoriais e História da América.
Uma análise geral da trajetória de egressos após concluírem seu doutorado no PPGH-UDESC indica que majoritariamente os/as doutores/as passaram a atuar na área educacional, com destaque ao ensino Superior e ao Ensino Básico. Em observação ao prazo para ingresso no mercado de trabalho percebe-se que a maioria dos egressos do doutorado consegue estabelecer vínculos empregatícios (em caráter temporário ou efetivo) entre um e dois anos após a conclusão do curso. Ainda com relação à trajetória profissional é destacável a presença de egressos em áreas voltadas à História Pública, à atuação em acervos e em comissões voltadas à formação de políticas públicas.
Um outro aspecto importante a ser ressaltado neste levantamento é o indicativo que apesar da maioria dos egressos serem ex-alunos de cursos de pós-graduação em Santa Catarina, nem todos/as permanecem atuando no próprio Estado, indicando um processo de dispersão de doutores/as formados pelo PPGH para outras regiões do país. Percebe-se também que, apesar do reduzido número de bolsas do curso de doutorado, um pouco menos da metade dos egressos foram contemplados por algum financiamento de nível federal ou estadual até a conclusão de seu curso. A análise dos dados também demonstra que após a conclusão do doutorado parte dos egressos, além de atuarem profissionalmente, segue produzindo pesquisas e dando prosseguimento a suas atividades enquanto pesquisadores, o que é evidenciado por suas publicações, com espacial destaque às áreas de ensino de história, estudos de migração e patrimônio cultural.
De modo geral, as trajetórias dos egressos dão indício do papel do PPGH na qualificação de profissionais voltados para a Educação (em diferentes âmbitos) e para a atuação em museus, fundações culturais e criação e preservação de acervos (digitais e físicos) voltados para políticas de memória. Aqueles que trabalham em setores ligados a mídias relacionam suas funções a saberes interdisciplinares vinculados à área de concentração do Programa: História do Tempo Presente.
São 176 egressos, desde 2008 até dezembro de 2019.
Dos 154 egressos do Mestrado, 73 (47,4%) ingressaram em cursos de doutorado em diferentes Programas de Pós-Graduação do Brasil, a saber:
- USP (História Social 04 – História Econômica 02)
- UNB (História – 01)
- PUC/SP (História Social 01)
- UNICAMP (História – 02)
- UFF (História – 01)
- UFMG (História – 01)
- UFGD-MS (História – 01)
- UFPR (História 03 – Educação 01)
- PUC-RS (Comunicação Social - 01)
- UFRGS (História – 02)
- UNISINOS (História – 01)
- UFSC (História 17 – Interdisciplinar em Ciências Humanas 05 - Educação 02);
- UDESC (História 24 – Educação 02 – Artes Visuais 02).
Desses 73 discentes, 35 já concluíram o doutorado. Dos 35, quatro realizam/realizaram pós-doutorado, três no Brasil (Bolsas PNPD, CAPES) e um na França (Bolsa CAPES).
- 117 (66,5%) egressos do PPGH-UDESC atuam na área, distribuídos em escolas, faculdades, universidades, secretarias de educação e cultura, arquivos, institutos diversos e fundações de cultura.
- Desses 117, 17 são pesquisadores bolsistas e 100 atuam como docentes, sendo 71 na Educação Básica e 29 no Ensino Superior.
- Há oito egressos trabalhando em setores governamentais – tais como Assembleia Legislativa e a Academia de Justiça e Cidadania, Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa –, administrativos – como no Serviço de Protocolo da UFSC – e em setores midiáticos, como na Rádio UDESC.
O acompanhamento de egressos fornece dados sobre a contribuição do PPGH-UDESC na formação de recursos humanos e qualificação de profissionais, na área das Ciências Humanas, para a região e para a sociedade brasileira. Observa-se que os egressos possuem perfil multiplicador, no sentido em que atuam – em sua expressiva maioria – no ensino e na pesquisa, promovendo também a formação em recursos humanos de qualidade, em diferentes níveis e instituições. Cabe destacar, ainda, que o alcance da formação promovida pelo PPGH-UDESC não se limita à área de Florianópolis (Campus 1, sede do Programa) ou mesmo Santa Catarina. Desde seu início o Programa tem recebido alunos de todo o Estado e de diferentes Unidades da Federação, interesse que aumentou com a implantação do doutorado, em 2014. Muitos desses profissionais encontram-se, hoje, distribuídos nas diferentes regiões do Estado catarinense e mesmo em outros Estados brasileiros.
Clique nos nomes dos egressos para ter acesso aos respectivos currículos Lattes.
Fernando Nilson Constâncio
Lauro Niehues Carrer
Maicon Valsechi de Farias
Vinícius José Mira
Virgínia Calazans Ribeiro Acosta
Amanda Caroline de Oliveira
Helena Fediuk Gohl
Kleire Anny Pires de Souza
Luiza Porto de Faria
Juvinal Domingos da Costa
Magno Adiala
Nicolas Fernandes Gonsalves
Carol Lima de Carvalho
Claudia Regina Nichnig
Hélio Secretário dos Santos
Lucas Alves da Silva
Silvia Vitorassi
Cadídja Assis Pinto
Catiuscia Alves Reynaud
Fabiana Pires
Glenda Lunardi
Gustavo Steinmacher
Luana Josephino de Melo
Luiza Ebert de Oliveira
Pâmela Minuzi Machado
Rame Ferreira
Vinícius Silveira Luz
Willian Felipe Martins Costa
Andreza de Oliveira Andrade
Chrystian Wilson Pereira
Igor Lemos Moreira
Luana Borges Lemes
Brenda Fante da Paixão
Carolina Wanderley Van Parys de Wit
Emílio Ranieri Migliorini
Irineu João Luiz e Silveira Junior
Juliano Cabral Pereira
Kauê Pisetta Garcia
Lara Lucena Zacchi
Letícia Costa Silva
Adriana Silva Teles Boudoux
Adriano da Silva Denovac
Carlos Alberto Lourenço Nunes
Carlos Eduardo Pereira de Oliveira
Izaias de Souza Freire
Karla Andrezza Vieira
Letícia Leal de Almeida
Luciana Mendes dos Santos
Patrick Aparecido Trento
Victor Emmanuel Farias Gomes
Alicy de Olivera Simas
Eduardo Müller Farias
Eduardo Rodrigues Martorano
João Lenon Siqueira Pereira
Kawanni dos Santos Gonçalves
Kelly Caroline Noll da Silva
Larissa Vefago Dalmolin
Lucas Santos
Priscila Oliveira Pereira
Rodrigo Ferreira dos Reis
Talita Von Gilsa
Tiago Castaño Moraes
Vinícius Augusto Pontes de Carvalho
Vinicius Pinto Gomes
Vitor Rollin Prudêncio
Carina Santiago dos Santos
Débora Pinguello Morgado
Dones Claudio Janz Júnior
Gabriela Lopes Batista
Hudson Campos Neves
Joelma Ferreira dos Santos
Jorge Luiz Zaluski
Karin Helena Antunes de Moraes
Merylin Ricieli dos Santos
Regiane Maneira
Rubia Caroline Janz
Ana Carolina Brasil
Andréa Fátima Salvador
Anne Caroline Peixer Abreu Neves
Christian Gonçalves Vidal da Fonseca
Fernanda Lucas Santiago
Flávia de Freitas Souza
Geovanni Rocha Júnior
Gilvan Figueiredo Gomes
Igor Lemos Moreira
Isadora Muniz Vieira
Jade Liz Almeida dos Reis
Lucas Kammer Orsi
Márcia Peixe Vargas
Nathália Jonaine Hermann
Stela Schenato
Alan Evaristo Mengarda
Carlos Alberto Lourenço Nunes
Carlos Eduardo Pereira de Oliveira
Cíntia Paludo Floriano
Fernanda Biava Cassettari
Joeci de Oliveira Junior
Julia Scherer
Lucas Coelho Baccin
Marcos Antonio Peccin Junior
Priscila de Andrade Rodrigues
Raony Valdenésio Aduci Odremán Mendes
Thaís Cardozo Favarin
Turma 2016 - Doutorado
André Procópio Gomes
Andréa Reis da Silveira
Carlos Gregório dos Santos Gianelli
Elaine Prochnow Pires
Gustavo Henrique de Siqueira
Hilton Fernando da Silva Pinheiro
Karla Simone Willemann Schütz
Luisa Rita Cardoso
Mariana Schlickmann
Michelle Maria Stakonski Cechinel
Vitor Marcelo Vieira
Turma 2015 - Mestrado
Adriano da Silva Denovac
Aline Dias dos Santos
Cristiano da Silva Amadeu
Gabriel Cruz de Souza
Gabriela Lopes Batista
Jovelina Lenir Carlini da Rocha
Kariane Camargo Svarcz
Luciana Mendes dos Santos
Maíra Pires Andrade
Natasha Aleksandra Bramorski
Nicolle Taner de Lima
Paula Franco
Pedro Cristiano de Azevedo
Tatiane Rebelatto
Yohan Ise Leon
Turma 2015 - Doutorado
Álisson Sousa Castro
Camila Serafim Daminelli
Daniel Lopes Saraiva
Douglas Voks
Elisangela da Silva Machieski
Eliton Felipe de Souza
Fernanda Mara Borba
Larissa Viegas de Mello Freitas
Luciano Py de Oliveira
Márcia Regina dos Santos
Mônica do Nascimento Pessoa
Turma 2014 - Mestrado
Alessandra da Silva Ramos
André Procópio Gomes
Assis Felipe Menin
Beatriz Pereira da Silva
Bruno da Silva
Bruno Ramos Rodrigues
Carolina do Amarante
Diogo Zomer Perin
Fábio Estivallet Di Vaia
Gustavo Henrique de Siqueira
Iara Steiner Perin
Marcos Dalcastagne
Pâmela Cervelin Grassi
Renato Araújo Monteiro
Ricardo Duwe
Thalyta Zuchinalli
Willian Tadeu Melcher Jancovski Leite
Turma 2014 - Doutorado
Bibiana Werle
Brigitte Grossmann Cairus
Célia Santana Silva
Cristina Iuskow
Daniel Alves Boeira
Diego Finder Machado
Felipe Salvador Weissheimer
Juliana Miranda da Silva
Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro
Lucas Braga Rangel Villela
Michele Gonçalves Cardoso
Patricia Carla Mucelin
Thiago Reisdorefer
Samira Moratti Frazão
Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Fagionato
Turma 2013
Bruna da Silveira Viana
Chrystian Wilson Pereira
Fabio Augusto Berlinga
Flávio Welker Merola Gentil
Hudson Campos Neves
Izaías de Souza Freire
Karla Simone Willemann Schütz
Luisa Rita Cardoso
Mariane Martins
Marla Luiza de Andrade Amorim
Murilo de Sousa Rosa
Wellinton Carlos Correa
Turma 2012
Andreya Susane Seiffert
Carlos Gregório dos Santos Gianelli
Douglas Josiel Voks
Ébano Nunes de Góis Vieira Santana
Eleni Lechinski
Fahya Cury Cassins
Fernanda Ozório da Conceição
Frank Cardoso Lummertz
Gabrielli de Jesus Zanca
Juliana Miranda da Silva
Káritha Bernardo de Macedo
Karla Franciele da Fonseca
Marco Antonio Ferreira de Souza
Marcos Luã Almeida de Freitas
Mariana Cristina Silva
Mauricélia Teixeira Albuquerque
Monique Francielle Castilho Vargas
Priscila Regina Carneiro Grimes
Turma 2011
Ana Luiza Santiago de Andrade
Anelise Rodrigues Machado e Araújo
Áureo de Jesus Sato
Caroline Antunes Martins Alamino
Elisângela da Silva Machieski
Gisele Meriz
Ivanilce Silva dos Santos
Jackson Douglas Kuntz
Jaqueline Henrique Cardoso
Jefferson Lima
Julia Massucheti Tomasi
Karoline Kika Uemura
Lara Rodrigues Pereira
Luciana Carlos Geroleti
Maytê Regina Vieira
Renato Muchiuti Aranha
Scheyla Tizatto dos Santos
Tâmyta Rosa Fávero
Turma 2010
Daniel Alves Boeira
Daniel Alves Bronstrup
Edgar Sousa Rego
Elaine Cristina Machado
Eric Allen Bueno
Helio Camilo Rosa
Juliana de Souza Krauss
Maicon Mariano
Michel Goulart da Silva
Misael Costa Corrêa
Pedro Eurico Rodrigues
Rochelle Cristina dos Santos
Vanessa Aparecida Muniz
Turma 2009
Adriano Francisco Denardi
Darlan Jevaer Schmitt
Daniel Pereira Xavier de Mendonça
Elton Francisco
Giovanna Maria Poeta Grazziotin
Gisele Bochi Palma
Júlio César da Rosa
Lisandra Barbosa Macedo
Mauro Cezar V. de Camargo Junior
Michele Gonçalves Cardoso
Renato Riffel
Rosiane Marli Antonio Damazio
Silvia Sasaki
Vanessa Moraes de Gouvêa
Turma 2008
Cedenir Alberto Simon
Daniel Choma
Djessika Lentz Ribeiro Maciel
Eduardo M. A. Maranhão Filho
Janaina Amorim da Silva
Lucas Coelho Siqueira
Marcelo Coelho Raupp
Michele Rodrigues Tumelero
Michelle Maria Stakonski
Paulo Augusto Tamanini
Paulo Roberto Santhias
Sara Simas
Sibeli Cardoso Borba Machado
Tati Lourenço da Costa
Willian Robson Soares Lucindo
Turma 2007
Ana Cláudia Ribas
Antero Maximiliano Dias dos Reis
Antonio Cleber Rudy
Arnaldo Haas Junior
Caio Graco Valle Cobério
Cristiane de Castro Ramos Abud
Daniela Novelli
Diego Finder Machado
Fabio Andreas Richter
Ismael Gonçalves Alves
Izani Pibernat Mustafá
Marcelo Sabino Martins
Mateus Gamba Torres
Yomara Feitosa Caetano
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