CRÉDITOS EXIGIDOS
Os créditos em disciplinas compõem apenas uma parcela dos créditos exigidos para integralização curricular, no Mestrado e no Doutorado.
DOUTORADO
Disciplinas obrigatórias: 12 créditos
Disciplinas optativas: 16 créditos
Estágio de docência/ docência orientada: 4 créditos
Publicação de artigo *: 4 créditos
Pesquisa orientada para a tese: 12 créditos
Elaboração e defesa da tese: 12 créditos
TOTAL: 60 créditos
* O artigo deve ser publicado em revista indexada da área de Ciências
Humanas, com Qualis não inferior a B3.
Disciplinas obrigatórias no Doutorado:
Ementas e bibliografias das disciplinas obrigatórias aqui
Ementas e bibliografias das disciplinas optativas (comuns ao doutorado e ao mestrado) aqui
MESTRADO
Disciplinas obrigatórias: 8 créditos
Disciplinas optativas: 12 créditos
Estágio de docência/ docência orientada: 2 créditos
Dissertação: 10 créditos
TOTAL: 32 créditos
Disciplinas obrigatórias no Mestrado:
Ementas e bibliografias das disciplinas obrigatórias aqui
Ementas e bibliografias das disciplinas optativas (comuns ao doutorado e ao mestrado) aqui
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
MESTRADO
Teoria e metodologia da História
Ementa: Epistemologia da História. Historiografia: teoria e interpretação. Escritas contemporâneas da História. Os novos objetos e abordagens da História (documentos escritos, orais, audiovisuais, arquitetônicos, internet, etc.). O diálogo com outras disciplinas. Linguagens e poder na historiografia.
Seminário de pesquisa em História do Tempo Presente
Ementa: A História e suas operações: pesquisa, documentos, abordagens e instrumentos. Leituras e discussões acerca dos projetos de dissertação.
DOUTORADO
História do Tempo Presente: teoria e historiografia
Ementa: História do Tempo Presente e a tradição epistemológica a que se vincula. O retorno do político. A narrativa histórica como produtora de sentidos. O cotidiano. O lugar do testemunho. Linguagens como sistema de representação e como mediação entre sujeitos e objetos de conhecimento. Canais contemporâneos produtores de sociabilidades: literatura, gênero, família, movimentos populacionais, instituições, mídias, iconografia, acervos.
Seminário Avançado de Pesquisa em História do Tempo Presente I
Ementa: Discussão e reelaboração dos projetos de pesquisa individuais; Métodos e técnicas de pesquisa para a elaboração de uma tese de doutorado na área; Produção do estado da arte/revisão bibliográfica das propostas de pesquisa. O universo documental: arquivos e coleções. Oralidades: entrevistas e depoimentos.
Seminário Avançado de Pesquisa em História do Tempo Presente II
Ementa: Perspectivas metodológicas da pesquisa no campo da História do Tempo Presente; produções contemporâneas relacionadas ao campo da História do Tempo Presente: diálogos transdisciplinares. A escrita da Tese: redação e articulação da pesquisa com documentos em variados suportes: escritos, sonoros, orais, iconográficos, testemunhais, institucionais.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Teoria e metodologia da História: culturas políticas e sociabilidades
Ementa: Operações historiográficas: culturas políticas, biopolítica, sociabilidades, narrativas e ensino de História. Relações entre História e memória em debate. História do Tempo Presente e o uso de testemunhos. Experiências sociais e o retorno do político.
Teoria e metodologia da História: linguagens e identificações
Ementa: Operações historiográficas: patrimonialização, memória, identificações, territorialidades. Produção histórica em diferentes linguagens e suportes. História do Tempo Presente, mídias e narrativas. Representações sociais, práticas e subjetividades.
Teoria e metodologia da História: políticas de memória e narrativas históricas
Ementa: Políticas de memória, ética e demandas do presente. Produção social de memórias e usos do passado. Memórias: conflitos, disputas e traumas. Narrativas históricas e práticas historiográficas no tempo presente.
História oral, memória e tempo presente
Ementa: História Oral. Narrativa histórica. História oral e identidades. História oral e memória. Tempo presente e lugares de memória; esquecimento; ressentimento e enquadramento da memória. O presente como tempo histórico e a história oral. Pesquisa histórica: fontes, metodologias, temas, problemas e possibilidades.
História e relações de gênero
Ementa: A História das mulheres. Feminismos e contemporaneidade. O gênero como categoria de análise e interpretação para os estudos históricos. A construção das diferenças de gênero no âmbito dos discursos. O gênero nas pesquisas históricas contemporâneas.
História e movimentos sociais
Ementa: Historiografia e movimentos sociais; Diferentes leituras sobre os "velhos" e "novos" movimentos sociais. Percursos e redefinições políticas e culturais dos movimentos sociais no Brasil contemporâneo. Tensões entre o masculino e o feminino; devir militante e relações de gênero.
Ensino de história, historiografia e cultura política
Ementa: Historiografia e ensino de História. O Ensino de História como objeto de pesquisa: fontes, metodologias e abordagens; Ensino de História e memória; Didática da História; Educação histórica; Consciência histórica; Cultura histórica e Culturas políticas.
História, memória e patrimônio cultural
Ementa: Recorrência e vitalidade do tema da memória na contemporaneidade. Regimes de historicidade e historiografia: em torno do “presentismo”. Patrimônio cultural como forma de narrativa e como representação da História. Bens patrimoniais como semióforos. Tempo presente: o patrimônio cultural atravessado por tradições, traumas, linguagens e identidades.
Multiculturalismo, quotidiano e história
Ementa: Historiografia e quotidiano. Estudos Culturais: Diversidade e cultura. Os novos movimentos sociais e a redefinição do lugar da política e das noções de "raça", "identidade", "etnia", "tradição" e "nação". O multiculturalismo e as políticas de reconhecimento.
Migrações contemporâneas: mediações, traduções e trânsitos entre o global e o local
Ementa: Os "novos" e os "velhos" migrantes. Teorias das migrações contemporâneas. História e migrações e/imigrações internacionais. Lugares e fronteiras. Identidades e relações interétnicas. Fluxos trasnacionais e as articulações entre o local e o global.
Democracia e autoritarismo nas Américas
Ementa: Estudar a América Latina: as escalas nacional, regional e internacional. Ruptura com a democracia: excepcionalidade ou elemento da cultura política regional? O fenômeno da violência política: autoritarismo e sociedade. Conservadorismo e aparatos repressivos. Os “velhos” e “novos” movimentos sociais. Transição para a democracia: direitos humanos, justiça e memória.
Memória, História e instituições de isolamento
Ementa: Isolamento, tratamento e punição: doentes, loucos, pobres, abandonados, criminosos e desviantes: a configuração de práticas discursivas e não discursivas de institucionalização social. Instituições e exclusão social: a constituição de campos de saber/poder através de diferentes discursos. Prontuários e processos-crime: diagnósticos, tratamentos, sentenças e histórias de vida. As fontes: dificuldades de acesso e dilemas éticos. Lugares de memória e processos de patrimonialização de instituições de isolamento.
Cidades: narrativas, fluxos e sentidos no contemporâneo
Ementa: Lugares e territorialidades nas cidades contemporâneas. Fluxos e deslocamentos citadinos. Cidades e suas polifonias. Etnização e migração nas cidades contemporâneas.
História e culturas urbanas
Ementa: Cultura urbana e historiografia. O urbano e suas representações: literatos, médicos, engenheiros e urbanistas. Apropriação cultural e disputa política no espaço urbano. Cidades e experiências contemporâneas no Brasil: as novas culturas políticas.
História e família
Ementa: Família na historiografia brasileira: interpretações clássicas e contemporâneas. A implementação e crítica à norma familiar burguesa no século XX. Famílias dos grupos populares urbanos: redes sociais. Famílias no mundo rural: rupturas e permanências. Outras configurações de família e o paradigma da individualidade. Políticas sociais para a família no Brasil no tempo presente.
História e relações políticas no Brasil contemporâneo
Ementa: História do Tempo Presente, emergência do campo Político e interpretações do Brasil. Política e participação popular: entre conflitos, conciliações e violências. Culturas políticas, urbanização e mobilidade social. Concentração de poder, Estado e estrutura partidária. Ditaduras e democracias: informação, direitos, arranjos políticos e instituições. Sociabilidades contemporâneas, movimentos sociais, mobilizações e cotidiano.
Cultura histórica, memória e narrativas
Ementa: Cultura histórica, memória, narrativas, tempo histórico, passado prático, usos do passado, didatização de conhecimentos históricos, formação histórica.
Memórias, narrativas e (auto)biografias no tempo presente
Ementa: (Auto)Arquivamento, escritas e invenções de si. Os arquivos pessoais na esfera pública e privada. Objetos biográficos e estratégias de consagração de personagens.
História Pública, narrativas históricas e vetores de memória
Ementa: História Pública, memória, história e usos do passado. Memória, corpo, arte e performance. Gestualidade e oralidade nas narrativas históricas contemporâneas. Narrativas históricas em diferentes linguagens.
Pensamentos e narrativas pós-coloniais e decoloniais
Ementa: Histórias, culturas e narrativas outras. A constituição do campo dos estudos pós-coloniais e decoloniais. O fato colonial, a diáspora, as identidades e o entre-lugar. Pensamento liminar e diferença colonial. Epistemologias do Sul. Diálogos de saberes. A colonialidade do saber, poder, ser e gênero. O giro-decolonial e a decolonialidade de saberes. Interculturalidade. Interseccionalidade.
Direitos Humanos e História
Ementa: História e Direitos: um campo de estudos. A emergência e consolidação do sistema de direitos e o Liberalismo. O conceito de Direitos Humanos e suas alterações. Os sistemas nacional e internacional de proteção aos Direitos Humanos. Críticas aos Direitos Humanos.
História global: entre deslizamentos, identidades e representações
Ementa: É possível uma história global? Deslizamento, identificação e representação como temática de reflexão e como problemática histórica: identificações e práticas criadoras de identidade; representações sociais como leituras e traduções do contemporâneo. Produções intelectuais e estéticas sobre modernidades, representações e identidades culturais. Estudos de caso na contemporaneidade dos diferentes continentes.
Infâncias e juventudes: história e historiografia
Ementa: História das Infâncias e Juventudes: abordagens historiográficas. Fontes documentais e as perspectivas metodológicas. Discursos da pedagogia, do mundo jurídico, da medicina, da psicologia e das mídias. As políticas sociais para infâncias e juventudes no Brasil. Infâncias e juventudes no tempo presente: questões e debates.
Imprensa e tempo presente
Ementa: História do tempo presente e história imediata. História por meio da imprensa. Esfera pública, liberdade de expressão, monopólios de mídia, poder e tecnologias. Mobilização política no pós-II Guerra Mundial e ditaduras na América Latina: o caso brasileiro. Imprensa e democratização: Direitos Humanos, informação e políticas públicas. Geração, gênero, etnia e classe na imprensa. Imprensa alternativa e monopólios de comunicação: disputas e participação social. Internet, redes virtuais, movimentos sociais, guerras culturais, informação e contrainformação digital.
History of Brazil
Ementa: From Portuguese America to Brazil: independence and slave society. Formation of the National State and projects of a Republic: agreements and compromises of the elites. Popular rural and urban mobilizations. Bourgeois society, urbanization and social control. Modernists and modernities: tensions and mismatches. Dilemmas of national-statism: authoritarianism and mass politics. Democratic experiences: development and social inequality. Dictatorship and State violence. Watched Democratization: New Republic, social movements and citizenship. Brazil, present time: images, social networks and projects in dispute.
Música, memória e história do tempo presente
Ementa: As aproximações entre história e música, a sonoridade como possibilidade de reflexão e pesquisa. A canção como enunciado: manifestação de oralidade e discurso. Povos originários e tradicionais, canção e cultura popular. A etnomusicologia no século XXI e a perspectiva decolonial. O fonograma como documento histórico. A busca pela atualização dos suportes em música. O uso das plataformas digitais, a prática do colecionismo e o acervo de mídias sonoras.
História, narrativa e imagens
Ementa: Construção do conhecimento histórico e dimensão visual. A diversidade de expressão em imagens como referência à problematização na história. O estatuto da imagem a partir de distintos suportes: artes plásticas, fotografia, televisão e cinema. Usos das imagens e contexto histórico. Publicidade, imprensa e mercadoria. Audiovisual como construção narrativa. Aparência e consumo nas relações sociais e políticas. Acervos institucionais de imagens fixas e em movimento. Redes sociais, internet e pesquisa do audiovisual.
História do Tempo Presente: temas emergentes
Ementa: História do tempo presente e impasses da contemporaneidade. O papel social do historiador. Os diversos estratos do passado contidos nos temas de debate público.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.