O regente e a construção da aísthesis musical do educando
Investigação das possibilidades de formação e atuação do professor de música e/ou regente no processo da construção da aísthesis (sensibilidade, percepção sensorial) musical de seus educandos. Esse processo é responsável pela percepção, pela formação do gosto musical e do juízo estético através da compreensão dos parâmetros musicais, dos atributos de expressão e dos princípios da poética musical que compõem as dimensões estruturais da música. Para tanto, faz-se primordial a interação das três atividades musicais: poética (composição), prática (interpretação, performance) e teoria (musicologia, pesquisa).
A aproximação com os diferentes universos culturais e musicais colabora nesse processo de construção estésica e estética ao propiciar a formação de um pensamento musical com potência crítica, mediado e motivado pela atuação do regente e educador nos diferentes contextos: ensino de música na educação escolar, na educação não escolar e nas escolas especializadas de música, visando uma aísthesis mais emancipada ao adestramento sensorial para o consumo. Investigará também a superexposição aos meios digitais, impactos na percepção e concentração em tempos de convívio virtual.
Início: 2016 | Prorrogação: 2021
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