Debate sobre as recentes palestras dos professores Samuel Araújo e Paulo Castagna no VII Encontro do Fórum Permanente de Pesquisa em Educação Musical.
A partir do vídeo "A música em tempos e contextos de crise e suas implicações na pesquisa em educação musical",
Valéria Bittar e Luiz Henrique Fiaminghi apresentam o novo trabalho do Grupo Anima, Mar Anterior, terceiro cd da série "O Imaginário Sonoro Brasileiro", lançado pelo Selo SESC em10 de junho de 2020.
Isabel Nogueira (Música - UFRGS) apresenta o trabalho "Criação Sonora Musicologia e Feminismo: reflexões e intersecções entre musicologia, artivismo e criação sonora".
Fabrício Solano Gonçalves (PPGMUS - UDESC) apresenta uma síntese de sua dissertação "Composição (d)e sonoridades: a história de um ciclo de peças". Dois relatos sobre pesquisas em andamento: "Pierrot Lunaire e o Dante Negro - um ciclo de canções para grupo de câmera" de Silvio Mansani da Silva (PPGMUS - UDESC) e "Complexo de Berlim: música etnográfica audiovisual sobre o Acampamento Terra Livre" de Gustavo Guimarães Elias (PPGMUS - UDESC).
Apresentações dos projetos de pesquisa dos Mestrandos e Doutorandos que ingressaram em 2020.
Valéria Bittar (UDESC) apresenta o projeto de pesquisa "Músicos, Música e Instrumentos: investigação da performance na música histórica e na música popular tradicional" que trata de relações entre corpo e performance, tendo Foucault como fundamento.
Luiz Mantovani (UDESC) apresenta sua pesquisa de doutorado (desenvolvida Royal College Of Music, Inglaterra, entre os anos de 2015 a 2019) acerca da música de câmara do compositor vienense Ferdinand Rebay (1880-1953)
Cristina Emboaba (UDESC) apresenta o projeto de pesquisa "O regente e a construção da aísthesis musical do educando" que aborda possibilidades de formação e atuação do professor de música enquanto regente educador no processo da construção da sensibilidade e percepção sensório-musical de seus educandos
Mariano González (Universidade de Utrecht, Holanda) apresenta o trabalho "Quando o tambor tem voz. Os sons e a linguagem dos tambores iorubás da Nigéria". Na cultura iorubá, presente no Sudoeste da Nigéria e em regiões vizinhas, os tambores das famílias dos dùndún e bàtá são utilizados como meios comunicação capazes de reproduzir, por meio de seus sons, a estrutura fonológica do idioma iorubá. Este artifício é utilizado por conjuntos de tambores em contextos que variam desde anúncios públicos e comunicação entre vilarejos vizinhos, até celebrações e ritos de passagem, ou ainda cultos dedicados aos orixás e figuras veneráveis da mitologia iorubá. Contudo, tratando-se de instrumentos muito distintos, diferindo em tamanho, forma de afinação, tipo e quantidade de membranas, bem como nas técnicas como são tocados, cada um dos tambores em questão possui um sistema próprio de substituição de fala (speech surrogacy). No presente trabalho, parte de sua pesquisa de doutorado, Mariano González apresenta como cada um dos tambores estudados recebe uma voz ao reproduzir os sons do idioma iorubá, e como estas vozes, condicionadas às especificidades de cada instrumento, se diferenciam umas das outras. Para isto, o trabalho se baseia em análises de gravações de campo feitas no início de 2020 em Lagos, Nigéria.
Carlos Gregório dos Santos apresenta seu trabalho de doutorado intitulado: "A Fábrica de Arte e seus Operários da Canção: Música e Modernidades Brasileiras na Rádio Nacional (1936 a 1956)". Este trabalho pretendeu analisar as ideias de modernidade desenvolvidas na Rádio Nacional examinando sua estrutura física, humana e alguns de seus programas musicais entre 1936 e 1956. Para atingir esse objetivo, apresentamos os parâmetros iniciais sob os quais operavam as primeiras emissoras de rádio no Brasil para, posteriormente, analisarmos a estrutura física e humana da Rádio Nacional e percebermos como esta foi uma referência para as demais estações de rádio e também para os primeiros alicerces da televisão brasileira. A opção por analisar a atuação do radialista Almirante e do maestro Radamés Gnatalli teve por perspectiva destacar aspectos de seus trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento das ideias de modernidade. Por fim, abordamos como as celebrações envolvidas nos 20 anos da Rádio Nacional, na análise do Festival de Música Brasileira e de seu anuário comemorativo, revelam aspectos importantes das ideias de modernidade para a produção musical no Brasil.
Carlos Gregório dos Santos Gianelli: É professor da educação básica a 11 anos tendo lecionado História, Geografia e Música. Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (2020) abordando a temática da História do Tempo Presente juntamente da História da Música e do Rádio no Brasil entre as décadas de 1930 e 1950, Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (2014) abordando a temática da História do Rádio e do Humor Caipira analisando a performance da dupla Alvarenga e Ranchinho. Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com a temática da Música Caipira e Sertaneja analisando o surgimento do gênero no contexto da incipiente indústria cultural brasileira da década de 1930.
O professor Luís Fernando Hering Coelho, da Universidade Federal de Pelotas, apresenta a comunicação "Discoteca L. C. Vinholes do Centro de Artes da UFPel: histórico, características, perspectivas". A comunicação visa apresentar informações sobre a "Discoteca L. C. Vinholes", um acervo fonográfico que vem sendo formado desde inícios da década de 1990 no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Serão relatados aspectos do seu processo de constituição, características do acervo, estatuto institucional, equipe e projetos em andamento.
Conheça a Discoteca no site da Rede de Museus da UFPel
Link para a reunião
A professora Lourdes Saraiva (Udesc/DMU) apresenta sua pesquisa: Música, Texto e Ação: interdisciplinaridades na composição musical.
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