O Programa Memorial Antonieta de Barros se configura como um fórum e espaço de referência na proposição de ações de extensão articuladas ao ensino e a pesquisa que fomentem a afirmação de direitos, a crítica epistemológica do pensamento único, a visibilidade de produções ancestrais e contemporâneas, o combate a segregação e preconceito nos espaços sociais e educativos, a luta antirracista e as intolerâncias de todas as ordens. desenvolve ações extensionistas que auxiliam na implementação da Lei Federal Nº 10.639/03 e da Lei Federal Nº 11.645/08, das Diretrizes Nacionais de Educação para as Relações Étnico-raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e das Diretrizes para a Educação Indígena, e Política de Ações afirmativas.
Ações do Programa:
Projeto “Caminhando com Antonieta de Barros: narrativas de resistências e ancestralidades”
Projeto “Observatório de Educação das Relações Étnico-raciais em Santa Catarina (OBERER)”
Projeto “Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (OPPAS)”
Projeto “Biblioteca de Referência NEAB/UDESC: disseminando a História e a Cultura das Populações de Origem Africana e Indígena”
Programa vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/NEAB da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e ao Laboratório de Direitos Humanos - LabDH, do Centro de Educação a Distância - CEAD/UDESC.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.