O programa de extensão “Memória e patrimônio: universidade, escola e comunidade unidas por um princípio educativo” está vinculado ao CEAD/UDESC, tem ligação com os grupos de pesquisa “Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade”, “Culturas Escolares, História e Tempo Presente”, com o Laboratório de Direitos Humanos do CEAD/UDESC e com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros. Busca aproximação entre a universidade e a comunidade, especialmente com estudantes e educadores da Educação Básica de instituições públicas, possibilitando a reflexão sobre o entrelaçamento entre educação, cultura, patrimônio e memória. O programa conta com quatro ações, sendo elas:
Ação 1 – Itinerários de Educação Patrimonial - coordenada por Marilane Machado de Azevedo Maia;
Ação 2 – Memórias de uma escola centenária catarinense - coordenada por Tânia Regina da Rocha Unglaub;
Ação 3 – Universidade, escola e comunidade unidas pela construção da identidade de uma escola centenária - coordenada por Marilane Machado de Azevedo Maia;
Ação 4 - Conexão entre patrimônio cultural, identidade escolar e prática pedagógica - coordenada por Tânia Regina da Rocha Unglaub.
Todas as ações utilizarão a abordagem metodológica qualitativa, utilizando a pesquisa-ação e prevê a construção de ações coletivas e avaliações no seu percurso. Pretende-se, portanto, aproximar universidade e comunidade, efetivando atividades extensionistas imprescindíveis para a construção da consciência histórica e da reflexão crítica.
Programa vínculado ao Laboratório de Direitos Humanos - LabDH, do Centro de Educação a Distância - CEAD, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Informações do Programa de Extensão
Coordenadora
Técnica Universitária Dra. Marilane Machado de Azevedo Maia
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.