BIODANZA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE COMO PRÁTICA INTEGRATIVA: RESGATANDO A VIDA E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO MOVIMENTO
Coordenadora: Técnica Universitária Ana Merabe de Souza
Resumo: O Programa de Extensão “BIODANZA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE COMO PRÁTICA INTEGRATIVA: Resgatando a Vida e a Aprendizagem através do Movimento”, propõe atividades semanais de Biodanza®, destinadas às comunidades de Rio Vermelho e Ingleses, dois bairros de Florianópolis. Uma delas com alunos do 8º e 9 ano da Escola Municipal Profa. Herondina Medeiros Zeferino, onde se constatou um índice expressivo de jovens com depressão (que culminou em um suicídio e três tentativas). A outra em parceria com a Associação Paroquial dos Ingleses, que atende mulheres inseridas em contextos de violências.
A Biodanza®, sistema Rolando Toro, tem por intenção promover a integração humana, a reeducação afetiva nas relações e a reaprendizagem das funções originárias da vida, tais como: melhorar o sono, aprimorar o modelo de alimentação saudável, fortalecer as funções vitais, com isso, o Programa de Extensão estrutura-se a partir de três ações:
Ação 01: Ciclo de Debates cujos temas versem sobre depressão, suicídio, bem como ações artísticas, rodas de conversas, atividades fotográficas, jogos cooperativos, plantio de árvores, recuperação de áreas coletivas, visando a autonomia dos participantes e da comunidade.
Ação 02: Vivências de Biodanza®
Ação 03: Evento: I Seminário do Programa de Extensão Biodança. Ressaltamos que o referido programa de extensão prima pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.