ESTUDOS SOBRE DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
Coordenadora: Professora Geisa Letícia Kempfer Bock
Resumo: É uma ação de grande necessidade no contexto das escolas, terá momentos presenciais e em EaD, e conta com a participação de diferentes instituições, laboratórios e centros da UDESC e de outras instituições parceiras. Nesta ação teremos um público que está no contexto da prática e que necessita de formação continuada que esteja atrelada ao contexto da pesquisa. Ações que adentrem o contexto das escolas possibilitam um diálogo com a comunidade de acordo com as necessidades locais, potencializando a resolução das necessidades no próprio contexto em que ocorrem. Este programa foi elaborado a partir das necessidades localizadas no âmbito dos estudos sobre deficiência, que instiga um compromisso com a população que experiencia a deficiência, a partir de trabalhos emancipatórios, que transformem a realidade e a experiência da opressão com base no fortalecimento teórico do modelo social da deficiência.
Sobre as ações:
1 - Grupo de Estudos sobre Deficiência - Modalidade semipresencial, essa ação ocorrerá com articulação entre diferentes parceiros, FAED, CEART, NAE, NED/UFSC, OAB, entre outras - os grupos de estudos ocorrerão em 200/01 e 2021/01 - abordando temáticas sobre interseccionalidade e deficiência, práticas inclusivas a exemplo do Desenho Universal para Aprendizagem, e ainda será acolhida alguma demanda que surja no processo.
2 - O LEdI vai à Escola - Participação de diferentes parceiros nessa ação, a exemplo da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, OAB, entre outras. O intuito é levar o conhecimento produzido no espaço da Universidade para o contexto das práticas de nossos egressos. Tendo em vista a crescente necessidade de fortalecer o acolhimento dos diferentes perfis de estudantes nos espaços de aprendizagem, que o LEDI se propõem a participar de reuniões de pais, professores e demais atividades nos contextos escolares que sinalizarem a necessidade dessa parceria.
3 - Material informativo para contextos inclusivos, em parceria com o CEART produziremos recursos, materiais informativos que potencializam as práticas inclusivas, o CCT organizará um espaço virtual de divulgação permanente e contribuirá na produção de recursos informativos, além disso o LEdI divulgará por meio do Instagran, Faceboock, entre outros espaços de mídia digital. Alguns recursos serão virtuais, outros serão impressos e confeccionados pelos bolsistas, tais como adesivos, banners, imãs. O Boletim informativo terá uma periodicidade semestral e abordará as temáticas de modo ilustrativo para sensibilizar e instigar acerca das temáticas da deficiência.
4 - Buscando possibilidades para a docência: contribuições da Educação intercultural e da sensibilidade, a metodologia utilizada será à distância (32horas) com momentos presenciais (1 encontro de 8 horas), envolvendo dinâmicas de sensibilização, vivências, debates, trabalhos em grupos, relatos, análises e discussão de experiências, totalizando 40h de efetiva formação. Essa ação é uma parceria com a FAED/LALU. Serão utilizados os recursos disponíveis na web e as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Neste ambiente estarão disponíveis, para os professores-alunos, os materiais de apoio, atividades, fóruns de discussão, entre outros. Em todas as atividades serão realizadas avaliações de caráter dinâmico e processual, utilizando distintas formas de registros, tais como: relatos, registros reflexivos, fotos comentadas, narrativas, as quais irão compor o portfólio do participante cursista. A avaliação dos cursistas será realizada durante o processo de desenvolvimento do curso.
Com esse programa de extensão pretende-se atingir diferentes públicos, a partir das redes sociais, encontros presenciais e a distância, compreendendo que a extensão também precisa ser acolhedora aos diferentes modos de participação e assim, se fazendo mais inclusiva aos diferentes sujeitos que desejam dela participar.
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