DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES
Coordenadora: Professora Cléia Demétrio Pereira
Resumo: O Programa de Extensão “Diversidade e inclusão na educação básica: entre políticas e práticas curriculares” objetiva promover o fortalecimento entre escolas e universidades, mediado pela rede colaborativa de formação permanente, atenta às práticas curriculares da educação básica. A BNCC (BRASIL, 2017) tem refletido na organização dos currículos locais dos sistemas educativos, consequentemente, na escolarização dos estudantes. O desafio está em promover justiça curricular e garantir os direitos educacionais para todos, considerando o ponto de partida até as expectativas de chegada aos diferentes níveis educativos.
A pesquisa doutoral realizada, somada às vivências com professores na construção do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense (SANTA CATARINA, 2019), nos permitiu pensar em possibilidades de criar uma rede de formação, fortalecer os processos educativos da diversidade humana no espaço escolar pela educação inclusiva com articulação internacional. Assim, propomos cinco ações de extensão:
1ª) Ciclo de palestra em rede: Diversidade e inclusão escolar (Coordenadora: Cléia Pereira);
2ª) Curso de Extensão a Distância Educação inclusiva e diferenciação curricular: o currículo na e para a diversidade escolar (Coordenadoras: Cléia Pereira, Maria da Glória Bitencourt);
3ª) Rodas de conversas: (re)contando os direitos educacionais de crianças e adolescentes com as múltiplas linguagens (Coordenadora: Tânia Unglaub);
4ª) Oficina de cartografia tátil e escolar (Coordenadoras: Cléia Pereira, Rosemy Nascimento);
5ª) Seminário Diversidade, Inclusão e Acessibilidade (Coordenadoras Cléia Pereira, Mariléia Goulart), resultado da articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, como espaços de diálogos, debates, pesquisas, aprofundamento teórico-metodológico, reflexão, socialização das práticas curriculares e produção do conhecimento.
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