Museu



Espaço Expositivo II - Harmonia
Mezanino: Coleções e Núcleo Educativo

 Esta sala pretende dar visibilidade à algumas das coleções fundamentais do acervo do Museu da Escola Catarinense (MESC), tais como: Coleção Aldo Nunes “Brinquedos da minha infância”; Coleção de Material Escolar; Coleção de jogos pedagógicos; Coleção de Livros e Cartilhas; Coleção de Documentos e Registros Escolares; Coleção de Fotografias do Acervo; entre outras. Nas paredes, encontramos também reproduções de capas de livros e cadernos antigos, reproduções de ambientes de salas de aula em sua cultura material e também ambientes com representações de salas de aulas com professores/as e alunos/as, sempre em imagens do passado.
Este espaço expositivo é também compartilhado com o Núcleo Educativo do MESC, setor responsável pela pesquisa no âmbito da educação museal e pela realização de mediações culturais, oficinas, entre outras práticas pedagógicas.
 
Espaço Expositivo II - Harmonia
Coleção Aldo Nunes “Brinquedos da minha infância” é composta por jogos e brinquedos de Aldo Nunes (1925 - 2004), professor e artista plástico de grande influência na década de 50. Aldo Nunes viveu sua infância e juventude no centro da cidade de Florianópolis, participou das brincadeiras de rua durante anos, nunca deixou de lado a ludicidade das criações infantis. Acredita-se que esta vivência o inspirou a produzir brinquedos artesanais que hoje integram o acervo do MESC por doação do próprio artista. Dentre os jogos e brinquedos presentes nesta sala, citamos: bilboquês, piões, matracas, cinco marias, ioiôs, bolas de meia, diabolôs, petecas, carrinhos de lata, entre outros objetos que carregam uma memória lúdica.

1. LINK PARA DOWNLOAD DO LIVRO BRINQUEDOS DA MINHA INFÂNCIA

2. LINK para download dos desenhos realizados  por ALDO NUNES para compor a série "Brinquedos de minha infância"





Coleção de Material Escolar é dividida em três seções: 1) Material escolar de uso do professor; 2) Material escolar de uso dos alunos; 3) Material escolar de uso da secretaria. Esta coleção contempla diversos materiais, objetos e equipamentos indispensáveis no cotidiano escolar, auxiliando sobretudo as práticas pedagógicas, como giz, apagadores, lápis, apontadores, bico de pena, canetas, tinteiro, carimbos, cartazes, grampeadores, palmatória, lousas de ardósia, cadernos escolares, mapas, slides, discos de vinil, figurinhas, entre outros materiais didáticos e equipamentos utilizados para o desenvolvimento das atividades escolares.

Coleção de Livros e Cartilhas do MESC tem como objetivo preservar livros históricos sobre o ensino da leitura e da escrita. Neste sentido, esta coleção contém exemplares de diferentes épocas e locais. Nesta sala estão expostos livros didáticos, cartilhas propriamente ditas, cartas ABC, livros de leitura, livros de alfabetização, entre outros materiais desta natureza.

Coleção de Documentos e Registros Escolares reúne livros de matrícula, livros de tombo, livros de ponto, livros de ocorrência, cadernetas de chamada, boletins, diplomas, fotografias e títulos acadêmicos. Muitos destes documentos têm caráter histórico, administrativo e pedagógico, assim sendo, conservar estes registros por parte das instituições escolares é uma forma de preservar a história da passagem de cada estudante pela escola, bem como de comprovar a sua vida escolar.

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC