Museu




Esta sala abarca as seguintes coleções: 

1. APRESENTAÇÃO COISAS DA ESCOLA DE ANTIGAMENTE

1)    Coleção de Mobiliário Escolar Cimo
A coleção é constituída por diferentes tipologias de mobiliários escolares da histórica fábrica Móveis CIMO S/A, criada por Jorge e Martin Zipperer, em 1921, na cidade de Rio Negrinho/SC. O acervo do MESC reúne exemplares originais de mobiliário escolar da empresa CIMO, em perfeito estado de conservação, como mesa de professor, namoradeiras, cadeiras, bancos, poltronas, armários-museus, organizador, escrivaninhas e as ilustres carteiras escolares. Esta sala também reúne documentos e fotografias históricas relacionadas à fábrica.
Convém destacar que a Coleção de Mobiliário Escolar Cimo se encontra disposta em diferentes espaços do Museu.

Mobiliário escolar - Móveis CIMO
Os móveis da fabricante CIMO dominaram durante anos o mercado nacional de móveis para instalações comerciais e institucionais, com repercussão em diversos países da América Latina. No acervo do MESC contamos com diversos exemplares originais em perfeito estado de conservação, além de uma coleção de miniaturas desses e de outros modelos, também originais da fábrica. São peças de grande importância para a história da cultura material escolar no país.

          
               Escrivaninha CIMO, máquinas de escrever e mimeografo

2)    Coleção Quadros Miniatura de Formatura e Livros de Formatura
No MESC temos alguns exemplares de Quadros Miniatura de Formatura e Livros de Formatura doados pela família de João Makowiecky. Os quadros de formatura expõem para a escola e para a sociedade, com imponência e beleza a conclusão do curso, a envergadura do ato final de encerramento da formação escolar e os testemunhos de autoridades e homenageados que presenciaram o evento de conclusão do curso, a notabilidade da pessoa escolhida como patrono, protetor ou paraninfo da turma.

3)    Coleção de Miniaturas do Mobiliário Escolar Cimo
A Coleção de Miniaturas do MESC
O MESC possui em seu acervo uma coleção de miniaturas representativas do mobiliário escolar dos móveis CIMO, produzidos por Monica Quaggio Augusto, proprietária da “Mo Miniaturas” localizada em Curitiba. Nesta coleção podem ser encontrados exemplares de móveis CIMO que existiam no acervo do Museu até a data da produção das miniaturas, os quais foram avaliadas por Monica, devidamente medidos e reproduzidos em duas escalas diferentes. As miniaturas são réplicas dos móveis originais, feitas manualmente com lâminas de madeira. Um conjunto dos móveis foi desenvolvido na escala 1:6 e outro conjunto na escala 1:10. Cada conjunto é composto por 34 unidades.


Ao visualizar esta coleção no Museu é possível observar a riqueza de detalhes e perfeição com que as peças foram desenvolvidas.

  


Fontes consultadas: 
(1) SILVA, Vera Lucia Gaspar da; PETRY, Marília Gabriela. Brinquedos da minha infância: socialização de um acervo. V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. UFS/UNIT: Aracaju, SE, de 09 a 12 de novembro de 2008. Artigo.
 
(2) ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. apud SCHÜEROFF, Dilce. “Não obedeceu, pode punir”: Castigos Escolares no Ensino Primário Catarinense (1910–1940). Florianópolis, 2006. Artigo.

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC