Museu





Esta sala ficou como uma das benfeitorias da Mostra Casa Nova e contém cadeiras CIMO, móveis da Bontempo e mobilário do designer Jader Almeida.

Em 2013, com o término da Mostra Casa Nova, alguns alguns espaços ficaram como legado para o Museu, como é o caso da Lojinha e da Cafeteria. Esta sala foi concebida pelo arquiteto Sidnei Machado, sendo composta por móveis que caracterizam uma cozinha gourmet e espaço Victor Meirelles com estante e painel.

O projeto desta sala recebeu aval da comissão técnica da Fundação Catarinense de Cultura (FCC – Estadual) e do Serviço de Patrimônio Histórico (SEPHAN – IPUF – Municipal) de Florianópolis, que analisaram a proposta e deram parecer favorável para a manutenção do espaço (após a realização da Mostra).

A aquisição dos objetos presentes na mostra permitiu que se obtivesse no Museu um espaço nobre.


Em primeiro plano superior à esquerda, o móvel da Bontempo fixado à parede;
No plano inferior, também à esquerda, a estante da Bontempo e ao fundo, parede revestida com painel com reprodução da obra de Victor Meirelles.
Sidnei Machado, autor do projeto doado ao museu, em destaque na imagem inferior à direita.

 
Optamos em completar a mobília da sala evidenciando a obra de um designer catarinense para compor com o projeto já desenvolvido. Jader Almeida é um arquiteto renomado e suas obras estão presentes em todo o país e também no exterior. Além de arquiteto ele é também designer e produz peças com características diferenciadas e que se destacam pelas suas formas e composições. No campo da arquitetura, a trajetória de Jader está ligada a projetos comerciais, industriais e de exposições, ele também possui grande experiência em design de produtos, tendo conquistado, através do seu trabalho, muitos prêmios nacionais e internacionais.





Salientamos que temos no museu um acervo significativo de Móveis CIMOempresa catarinense cujos produtos, durante anos, dominaram o mercado nacional de móveis para instalações comerciais e institucionais, sobretudo também escolas, com repercussão na América Latina. Após a criação da Escola Superior de Design Industrial - ESDI, em 1962, designers formados passaram a fazer parte da equipe da CIMO. Mas, por sua resistência em aderir a modismos e persistência em manter o estilo clássico, a indústria fechou suas portas, em 1982. No entanto, o seu legado de pioneirismo e inovação perdurarão por muitos anos. Afinal, até hoje um móvel CIMO é sinônimo de design nacional de qualidade. Uma empresa fundamental para o desenvolvimento do setor moveleiro no país e precursora em diversos processos tecnológicos.  A escolha por Jader Almeida vai na esteira de contemplar um catarinense também reconhecido na linha de móveis, estabelecendo uma linha de acervo com essa característica e distinção, agregando valor ao acervo de mobiliário do museu. Jader Almeida também participou da Mostra Casa Nova em 2013, projetando o espaço do Hall central. 


Especificação das peças que compõem o conjunto:






Luminária Bunni 180: apresenta estrutura em madeira pré composta e cúpula em madeira revestida, a fiação é de cor preta, toda em acabamento Gane. Tem dimensões de 600x600x1800mm.











Poltrona Linna: apresenta estrutura em madeira maciça natural tingida, encosto em lâmina especial moldado, assento em multilaminado moldado em couro natural sobreposto, sendo que as lâminas são em carvalho. Tem dimensões de 730x730x700mm. De traços gentis e leves à detalhes geometrizados, a elegante poltrona Linna toma os espaços de estar com sutileza. O acabamento das partes de encosto e assento são em multilaminado de madeira, quebrando assim a monotonia dos tons através do contraste dos veios naturais da madeira.


O conjunto todo alia a tecnologia de cortes CNC com o trabalho artesanal. Segundo o próprio designer, a busca pela estética atemporal, subtração do supérfluo e combinação de geometria simples com confecção precisa são características de seus desenhos. A poltrona Linna é honesta em sua materialidade, suas formas e seu conceito. Não faz questão de chamar a atenção e participa do ambiente de forma muito suave e harmoniosa. Esta poltrona foi premiada no IDEA/Brasil 2010, recebeu a prata na categoria Casa do IDEA Awards USA 2010 e foi indicada para o Designpreis Deutschland 2012.


MesaRoots: apresenta estrutura inteiriça em cork claro, composta por 04 módulos de cork unidos centralmente por estrutura em cork. Tem dimensões de 1310x1260x350mm. A mesa de centro Roots é uma peça perfeita para quem busca a racionalidade de uma geometria simples, com formas puras e estética atemporal. Sua estrutura em madeira natural apresenta uma agradável mescla de tons de marrom, remetendo fortemente aos elementos naturais.As curvas orgânicas da peça funcionam muito bem para quebrar a sobriedade dos ambientes, e a mescla de madeiras dinamiza a decoração dos espaços.



Mesa Lateral Jardim Tampo Plano: apresenta tampo em madeira maciça, Nogueria Norte Americana, haste em latão maciço, base em preto gofrato fosco, com altura de 500mm. Esta mesa alegra qualquer espaço. Jader Almeida criou esta série de pequenas mesas, simpáticas e elegantes, com várias opções de materiais e acabamentos (mármore, madeira, aço, latão). Nas mesinhas Jardim, há ainda quatro opções de formatos dos tampos e várias alturas das hastes. Perfeitas para uma composição com várias peças.








Mesa Centro Drey: apresenta pés em madeira maciça torneada, tampo em mdf laminado em laca fosca, travamento dos pés em madeira, pingo de riga. Tem diâmetro de 1100x250mm.

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC