Museu



Sobre doações

O Museu da Escola Catarinense aceita doações de objetos relacionados à educação, tais como mobiliário de época utilizado em escolas, materiais de uso do professor e do aluno, brinquedos e jogos escolares, equipamentos audiovisuais, fotografias e livros que tenham relação com a cultura escolar em Santa Catarina.

É de extrema importância que os objetos a serem doados estejam em bom estado de conservação e tenham relação com a identidade do Museu.

Se você tem interesse em realizar uma doação, entre em contato com a Comissão de Acervo do MESC pelo seguinte e-mail: museudaescola@udesc.br
Neste e-mail você deve descrever o tipo de objeto que pretende doar e acrescentar o máximo de informações que tiver sobre ele, tais como ano de produção, tamanho, formas de uso. Sempre que possível, inclua fotografias do mesmo.

Caso o objeto seja aceito, o MESC elaborará o termo de doação e marcará uma data para a entrega.

Iniciativas individuais de doações para museus deveriam ganhar espaço no Brasil, pois os programas de patronato e doações são comuns nos Estados Unidos e Europa.
Antes raras, iniciativas pessoais de doações financeiras e de objetos para museus passam a ser mais comuns, ganham maior importância na vida de instituições e recebem, inclusive, maior incentivo governamental.

De fato, trata-se de algo ainda tímido, quando comparado a países como os EUA, onde, ao contrário do Brasil, os grandes mantenedores dos museus são os patronos “pessoa física”, e não corporações ou governos.

A projeção dos museus americanos é tamanha que, somente o MoMA, de Nova York, tem mais de 750 apoiadores brasileiros ( dados de 2014), incluindo todas as categorias de colaboração. Mas, de modo geral, a disposição é crescente no País, estamos apenas começando, mas, do mesmo modo, uma política de museus efetiva no Brasil é também algo recente.

Nesse contexto geral, o fortalecimento de doadores começa a cumprir também a função de aproximar instituições e sociedade, construindo lentamente um novo panorama na vida cultural brasileira. Colabore com o Museu da Escola Catarinense, você pode fazer parte desta história.

O objeto que você doar será bem cuidado e preservado. COLABORE!
Não deixe que algo importante se perca no tempo.

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC