ATIVIDADE PROGRAMADA: "Abordagens Epistemológicas e Método de Pesquisa em Educação: Reflexões e Contribuições”
Professor: Dr. Altino José Martins Filho (UDESC/FAED/PPGE)
Professora: Dra. Viviane Duek (UDESC/CEFID/PPGE)
Professora Convidada: Dra. Ana Cristina Coll Delgado (PPGE FURG, PPGE UNOESC)
Objetivo Geral: Refletir sobre algumas abordagens epistemológicas adotadas em métodos de pesquisa em Educação.
Das Inscrições: 01/12/2024 à 06/12/2024 pelo e-mail Ver email
Das aulas e carga horária: 10/12 Terça-Feira - 18h às 22h e 11/12 Quarta-Feira - 18h às 22h com 8 horas de aula presencial. (sala FAED 316)
Complemento das horas: 7h de leitura obrigatória e produção de um texto/memória das aulas a ser entregue aos professores.
Total da carga horária – 15 horas/aula
Dos créditos para alunos do PPGE: 1 crédito, por 15 horas/aula; alunos especiais podem pedir como horas de aperfeiçoamento profissional.
Público-alvo: acadêmicos e acadêmicas dos cursos de mestrado e de doutorado do PPGE/UDESC e de outras IES reconhecidas pela CAPES, aberto aos pesquisadores de grupo de pesquisa e professores/as de redes públicas de educação.
Vagas: 40 vagas.
Serão priorizadas as candidaturas por ordem de inscrição.
CONEXÕES PPGE - MESAS DE TRABALHO, RODAS DE CONVERSA E PALESTRAS
25/10 (Sexta-feira)
Local: Auditório Tito Sena - FAED
09:00-12:00h – Roda de conversa
Roda de conversa em torno do texto de Donna Haraway “As promessas de monstros: uma política regenerativa por alteridades impróprias/inapropriáveis”.
Convidada: Prof.ª Dra. Marília Pisani (UFABC)
Resumo: Nesta atividade, conversaremos a respeito do texto de Haraway buscando, a partir dele, algumas articulações para problematizar questões relativas à escrita, sua inserção na pós-graduação e seu papel como “divulgadora do conhecimento científico”.
12:00 – 14:00 h – almoço
14:00-16:30h – Palestras
Palestra: Perceber-fazer floresta: artes, ciências e divulgação científica.
Convidada: Prof.ª Dra. Susana Oliveira Dias (Labjor/Unicamp)
Resumo: Nesta palestra, apresentarei um conjunto de práticas colaborativas, entre humanos e mais que humanos, que buscam experimentar múltiplas conexões entre artes, ciências e comunicações diante dos tempos de mudanças climáticas e catástrofes. Destacarei algumas experiências vividas por integrantes do grupo de pesquisa multiTÃO (Labjor-Unicamp), e da Rede de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, no âmbito da revista ClimaCom, que nos fazem pensar que precisamos urgentemente ir além da mera denúncia das perigosas forças em jogo no Antropoceno, e da ideia de convencimento dos públicos. Partirei da hipótese de que precisamos perceber-fazer floresta e de que esse gesto envolve fazer das linguagens laboratórios-ateliês de experimentação sensíveis de modos de viver, sentir e pensar junto que: levem a sério uma crítica ao antropocentrismo; se inventem em alianças afirmativas com os mais que humanos; experimentem uma não oposição entre naturezas e culturas; e assumam que as narrativas também fazem parte dos modos de existir a serem cuidados, dos refúgios a serem reconstituídos e dos mundos habitáveis a serem cultivados. Compartilharei um percurso de pesquisa baseado na metodologia da fabulação especulativa em mesas de trabalho a céu aberto, tendo como companhias plantas, animais e rios. Essas pesquisas envolveram a criação coletiva de livros-objeto, performances, exposições etc. e alimentaram a invenção conceitual em processos coletivos de pesquisa que também aconteceram em disciplinas de graduação e pós-graduação e residências artísticas.
Palestra: Pequenina didática porvir: transcriações e seus modos de habitar a docência Convidado: Prof. Dr. Davi Henrique de Codes (Humor Aquoso-Unicamp; Nexos-Sul- Udesc)
Resumo: Nesta palestra, apresentarei algumas experimentações pedagógicas realizadas em diferentes turmas de formação inicial de professores que visam reativar e articular sujeitos e suas travessias formativas de maneira autoral e inventiva, numa composição que objetiva desconcertar algumas certezas didáticas que se fortalecem através do automatismo pedagógico. Não para consolidar caminhos alternativos, mas para exercitar o colocar-se em risco diante do acontecimental, fazer e pensar modos de habitar a docência através das potências didáticas artistadas, como proposto pela professora Sandra Corazza, que orienta para uma educação em seus transcursos e circuitos tradutórios que privilegie o campo da experimentação, necessário para as criações de “variações múltiplas e disjunções inclusivas, que compõe linhas de vida e devires reais, pontos de vista ativos e desterritorializações afirmativas”. Um fazer pensado para docentes em formação, evocados a uma condução didática-tradutória sobre os componentes que serão trazidos e transcriados para os contextos educativos, mas que antecipadamente, deverão se debruçar e mergulhar sobre um mundo repleto de interesse e vitalidade, verem-se capazes de “vivificar currículos” e que ainda lutem por uma educação inventiva, capaz de criação. Dessa maneira, olhar ao redor e buscar ver o que há ali e tomar emprestado para si estas potências instauradas nas brechas no mundo. Experimentar uma pequenina didática porvir, criadora, tradutora, didáticArtista (Corazza), transcriadora de modos de habitar a docência.
17:00-18:30h – Ato-colagem (com participação dos palestrantes e do público)
**(atividade executada no âmbito do Projeto “Divulgação científica para a Educação Básica: desafios da pós-graduação em Educação” – Chamada Pública Fapesc 06/2023 - Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), Parcerias Estratégicas Nos Estados III – Edital Capes Nº 38/2022 –, apoiada pelo Grupo de Pesquisa Atlas – Geografias, Imagens e Educação e pelo Projeto de Extensão Bicho Geográfico.
26/10 e 27/10 (Sábado e Domingo). Mesa de Trabalho “Seguir os sapos”.
Convidados: Prof.ª Dra. Susana Dias (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor/Unicamp), Ms. Natália Aranha e Ms. João Pedro Bovolon (Instituto de Biologia da Unicamp (Laboratório de História Natural de Anfíbios Brasileiros – LaHNAB) e grupo multiTÃO.
Sábado – Das 14h às 21h
Domingo – Das 09h às 13h
**(atividade parte da Residência de Pesquisa, Docência e Extensão “fazer-pensar-sentir com”, executada no âmbito do Projeto “Divulgação científica para a Educação Básica: desafios da pós-graduação em Educação”, Chamada Pública Fapesc 06/2023, Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), Parcerias Estratégicas Nos Estados III – Edital Capes Nº 38/2022, apoiada pelo Grupo de Pesquisa Atlas – Geografias, Imagens e Educação e pelo Projeto de Extensão Bicho Geográfico).
***(Atividade realizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e aberta a pesquisadores e professores convidados e a estudantes da Pós-Graduação do PPGE vinculados à Disciplina Cartografias Intensivas em Educação)
Resumo: Cururu, sapo-martelo, rãzinha-assobiadora, perereca-de-folhagem, perereca-de-colete, rãzinha-de-folhiço, sapinho-pingo-de-ouro... O amor pelos sapos nos levou a pesquisar e criar maneiras de coabitar com eles. Reconhecendo o risco de extinção desses animais, pensamos nos sapos como nossas espécies companheiras, buscando não pensar ou escrever somente sobre eles, mas com eles. Dessa forma, nos aprofundamos em seus modos de vida por meio de leituras científicas, laboratórios, trabalhos de campo, das artes e colaborações comautores de diferentes áreas, especialmente Donna Haraway, Anna Tsing e Silvio Ferraz. Essa imersão revelou interconexões entre formas de vida, resultando em um trajeto-pesquisa interdisciplinar que busca sensibilizar para a importância dos sapos e de outros seres silenciados. Diante do Antropoceno, não é suficiente investir em uma comunicação que faça apenas denúncias dos impactos das atividades humanas nas vidas desses animais. É preciso engajar o público num aprendizado sobre o que pode ser comunicar e escutar frente aos meios massificados de comunicação e ao habitar escravagista que marca nossos modos de relação entre humanos e não humanos (Ferdinand, 2022). Nestes encontros convidaremos o público a se deixar afetar pelos modos de vida dos sapos, como forma de levar a sério a saída de um pensamento colonial, dicotômico, que nos leva a pensar-viver-sentir desde dentro das separações entre organismos e meios, naturezas e culturas, artes e ciências. O convite será para nos sentirmos como parte de uma rede de interações multiespécies. Para experimentar essas possibilidades nos envolveremos em “mesas de trabalho com anfíbios”, criadas a partir da articulação entre as práticas dos herpetólogos do Laboratório de História Natural dos Anfíbios Brasileiros (LaHNAB), os materiais disponibilizados pela Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), obras de artistas (Rosana Torralba, Silvana Sarti, Jaime Reimer, Cildo Meireles, Breno Filo e Mauro Tanaka), os estudos multiespécies (Haraway, 2021; Tsing, 2019) e as experiências do grupo de pesquisas multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). Essas mesas são pequenos exercícios de “fabulação especulativa” (Haraway, 2021), uma noção que nos auxiliou a compreender como ocorrem os encontros e conexões nos emaranhados multiespécies por meio da interação entre ciências, artes e comunicação. A oficina proporá relações com os sapos através da criação de aquarelas, grafismos nos corpos e fotografias, criação de instalações e livros-objeto coletivos.
Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail bichogeograficoatlas@gmail.com ou via dm no instagram @bichogeoudesc
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmFLhSBHUi3ZnY6Tsm4ERCuyRHxMWrS3kXyUY7K_KV2nAtIQ/viewform
>> divulgação <<
INTEGRAÇÃO COM A SEMANA DA PEDAGOGIA DA FAED - edição 2024
A Semana da Pedagogia 2024 acontece entre 14 e 17 de outubro, na FAED, em Florianópolis, com o tema "Ciências, seres e saberes". Terá atividades como palestras, mesas redondas, oficinas, cinedebate, workshop, praça de brinquedos e brincadeiras, exposição e apresentações culturais com música e teatro.
Convidamos todas as pessoas a participarem da semana, fazendo um convite especial para as atividades que integram o PPGE ao curso de Pedagogia da FAED:
>> 14/10/2024 <<
19h - Café com Florestan Fernandes (Auditório Tito Sena)
Convidados: Prof. Ricardo Velho, Prof. Dra. Mariléia Maria da Silva (PPGE/UDESC)
>> 16/10/2024 <<
8h30 - Apresentação de trabalhos de estudantes da Pedagogia (Sala 104 e corredor térreo)
10h30 - MESA TEMÁTICA Graduação e Pós-graduação: presença do curso de Pedagogia no mestrado e no doutorado em Educação do PPGE/UDESC (Auditório Tito Sena)
Convidadas: Doutoranda Alessandra Luíse (LUTE); Letícia Bento Ferreira (NEXOS e Supervisora na Rede) - ambas egressas do curso de Pedagogia da FAED e do mestrado em educação da FAED. Mediação: Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (coordenadora do PPGE).
19h - PALESTRA: A importância da divulgação científica no contexto das universidades públicas (Auditório Tito Sena, via videoconferência)
Convidado: Dr. Átila Iamarino
Mediação: Prof. Dr. Ivan Penteado Dourado (PPGE/UDESC)
20h30 - Apresentação de trabalhos de estudantes da Pedagogia (Sala 109 e corredor térreo)
>> divulgação <<
>> programação completa da Semana Acadêmica da Pedagogia: a participação é aberta a todas as pessoas, gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
CAFÉ COM DERMEVAL SAVIANI
Em mais uma ação conjunta do PPGE com o projeto PalavrAção do curso de Licenciatura em Pedagogia,
"Café com Dermeval Saviani"
Convidadas:
Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta (UDESC)
Maria Cristina da Rosa Fonseca (UDESC)
Danielle Antunes (UDESC)
Data: 18/09/2024 - 20h
Local: 3º andar da Biblioteca Universitária
>> divulgação <<
CONFERÊNCIA DA AULA INAUGURAL DO PPGE DA UFSC
Prestigiando o PPGE da UFSC que está completando 50 anos, fizemos mais uma parceria, na continuidade das nossas atividades para o semestre 2024/2:
Data: 19/09/2024
Local: UFSC - Auditório CFH Bloco E - Anexo
Transmissão ao-vivo: https://bit.ly/3semanappge
Inscrições e mais informações no site do PPGE/UFSC: https://ppge.ufsc.br/2024/08/28/iii-semana-ppge/
>> divulgação <<
12/08/2024 -
10h - Café com Paulo Freire
Local: Biblioteca Universitária da UDESC - 3º andar - presencial
Convidados: Profa. Dra. Ana Lúcia Souza de Freitas (UNIPAMPA), Prof. Dr. Ivan Penteado Dourado (UDESC), Prof. Me. Vitor Malaggi (UDESC)
14h - Recepção inaugural
Local: Auditório do CEART - presencial
Reunião da coordenação do PPGE com discentes (ingressantes e veteranos) e docentes para apresentação inicial do PPGE e do semestre 2024/2.
16h - Aula inaugural - História Oral: possibilidades para diferentes áreas e aproximações metodológicas
Local: Auditório do CEART - presencial
Convidado: Prof. Dr. Emerson Rolkouski (UFPR)
19/08/2024 - II EDDEPC - II Encontro dos Docentes, Discentes, Egressos, Pesquisadores e Comunidade que se conectam com o PPGE da UDESC.
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da FAED - presencial
Confira a programação e faça sua inscrição pelo site do evento: https://doity.com.br/2-eddepc-ppge-udesc
>> divulgação <<
AULA ABERTA: Educação Especial em Escolas dos Campos, das Águas e das Florestas
Com o convidado: Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD)
Data: 06/07/2024 - sábado
Horário: 9h às 11h30
Local: Sala 205 - FAED
Organizado pelo Grupo de Pesquisa OPEN - Observatório de Políticas Curriculares e Educação Inclusiva
Publicado em 02 de julho de 2024.
SEMINÁRIO ESTADUAL PNE EM DEBATE: OS DESAFIOS DA PRÓXIMA DÉCADA
Datas: 27 e 28 de junho de 2024
Local: Auditório Deputada Antonieta de Barros - ALESC - Florianópolis/SC
Publicado em 8 de junho de 2024.
SÉRIE DE AULAS INAUGURAIS E PALESTRAS COM O PROFESSOR CARLOS SKLIAR OCORRERÃO DE 18 A 20 DE MARÇO/2024
O PPGE informa que o professor Carlos Skliar (FLACSO/Argentina) participará de uma série de aulas inaugurais e palestras que ocorrerão na UDESC no mês de março.
18/03 - 14h | Auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi (CEART)
Palestra: "A arte do recomeço: é verdade a crise da narratividade?"
Atividade do PPGAV/CEART - Aberta ao público.
19/03 - 14h | Auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi (CEART)
Aula inaugural: "Narrar, pensar e escrever no mundo contemporâneo"
Atividade do PPGE/FAED e PPGAV/CEART - Restrita aos referidos programas.
20/03 - 14h | Auditório Tito Sena (FAED)
Aula inaugural: "O que significa 'ter' educação?"
Atividade do PPGE/UDESC e PPGE/UFSC - Aberta ao público.
Convidamos a todos e todas para as atividades abertas ao público e aos membros do PPGE/FAED e PPGAV/CEART para a aula inaugural de 19 de março.
Publicado em 8 de março de 2024.
SEMINÁRIO FORMATIVO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O Laboratório de Pesquisa em Didática e Formação Docente - NAPE abre inscrições para o "Seminário Formativo sobre Docência em Educação Infantil". O evento é coordenado pelos professores Dr. Altino e Dra. Mônica, com vagas ilimitadas, online, síncrono, gratuito e certificação de 40h.
A atividade é uma parceria do NAPE/UDESC com a Prefeitura Municipal de Educação de Florianópolis - SME e pretende proporcionar e contribuir com veemência e vigor à pesquisa, ao ensino e à extensão para a formação docente, com ênfase nos Estudos com as Infâncias.
Serviço:
Link de inscrição
Início em 18/03/2024 às 19h
Local: Canal do YouTube Professor Criancista Altino José Martins Filho
Dúvidas: WhatsApp 48 996551456
Publicado em 5 de março de 2024.
CURSO DE EXTENSÃO/REUNIÕES ABERTAS DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
O Laboratório de Pesquisa em Didática e Formação Docente - NAPE abre inscrições para o "Curso de Extensão/Reuniões Abertas de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil". O curso é coordenado pelos professores Altino e Mônica, com vagas limitadas.
A atividade é uma parceria do NAPE/UDESC com a Prefeitura Municipal de Educação de Florianópolis - SME e pretende proporcionar e contribuir com veemência e vigor à pesquisa, ao ensino e à extensão para a formação docente, com ênfase nos Estudos com as Infâncias.
Serviço:
Link de inscrição (será aberto em tempo oportuno)
Evento gratuito e presencial na sala 316 da FAED
Início em 14/03/2024
Certificação de 60h pela FAED/UDESC
Publicado em 29 de fevereiro de 2024.
I EDDEPC-PPGE OCORRERÁ NO INÍCIO DE MARÇO
O PPGE/UDESC promoverá o I Encontro dos Docentes, Discentes, Egressos, Pesquisadores e Comunidade que se conectam com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC (I EDDEPC-PPGE) nos dias 4 e 5 de março de 2024.
Este evento tem como objetivos: abertura do ano letivo, integração, compartilhamento e discussão sobre ações e temas que envolvem o Programa de Pós-Graduação em Educação.
Além de funcionar como um espaço de interlocução entre estudantes e professores/as vinculados ao programa, também abre as portas para a comunidade externa interessada em se aproximar do PPGE ou simplesmente conhecer suas atividades.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo site do evento, para organização da presença e emissão de certificados. No site também é possível verificar a programação completa.
A participação nos dois dias também poderá contar como 1 crédito em atividade programada para os discentes regularmente matriculados nos cursos de mestrado e doutorado do PPGE.
Esperamos a presença de todas a todos.
Publicado em 16 de fevereiro de 2024.
IV SEMINÁRIO INTERISTITUCIONAL – SINAPE – 2023
A partir da próxima semana iniciará o "IV Seminário Interinstitucional – SINAPE – 2023" com o tema "Acordais: Educar para a Confiança". O evento é coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Didática e Formação Docente - NAPE.
A abertura do SINAPE, no dia 31/10, ocorrerá de modo presencial no auditório Tito Sena da FAED. Contudo, também será transmitida de modo online para quem não puder estar presente. Os demais dias do Seminário ocorrerão apenas de modo online, transmitidos pelo Canal do YouTube do Professor Criancista Altino José Martins Filho.
Inscrições poderão ser realizadas neste link.
Haverá certificação de 40 horas pela UDESC.
Publicado em 26 de outubro de 2023.
SEMINÁRIO "OS DESAFIOS DA PESSOA SURDA/DEFICIENTE AUDITIVA" OCORRERÁ 25 DE JULHO, AUDITÓRIO TITO SENA
O PPGE convida a todos/as para prestigiar o Seminário: "OS DESAFIOS DA PESSOA SURDA/DEFICIENTE AUDITIVA". O evento contará com a presença do Prof. Dr. Ricardo Desidério, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR e da Assistente Social Silvana Simões Pires, do Instituto OTOVIDA de Florianópolis.
O evento foi organizado e está sendo mediado pelo NAPE, LabTEIAS/EDUSEX.
O Seminário ocorrerá dia 25 de julho às 14 horas no Auditório Tito Sena da FAED
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por aqui.
Publicado em 2- de junho de 2023.
AULA ABERTA DEBATE EDUCAÇÃO ESPECIAL CONSERVADORA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
É com satisfação que convidamos para a aula aberta da professora Geovana Mendonça Lunardi Mendes, coordenadora do PPGE, que se realizará no dia 22/03/2023, às 18h30.
A aula terá como tema "A construção de uma Educação Especial conservadora na contramão da agenda da Educação Inclusiva".
A atividade ocorrerá de modo presencial no Auditório Tito Sena da FAED/UDESC.
Publicado em 22 de março de 2023.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PPGE E INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO
O programa convida os/as docentes, discentes e demais interessados/as para participar da atividade relacionada ao planejamento estratégico do PPGE e que também dará início ao semestre letivo.
A atividade ocorrerá no dia 2 de março de 2023, às 17h, no auditório Tito Sena/FAED e contará com a comunicação de duas professoras convidadas, conforme detalhamento abaixo:
"Avaliação da pós-graduação em educação: mesmos indicadores e novos desafios"
Profª Drª Giselle Cristina Martins Real - Coordenadora Adjunta da Área de Educação/CAPES
"Os desafios da construção coletiva na pós-graduação"
Profª Drª Andrea Barbosa Gouveia - Vice-coordenadora do PPGE/UFPR
O PPGE deseja a todos e todas um profícuo 2023/1!
Publicado em 1 de março de 2023.
>> divulgação <<
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.